• Webmail
  • SUAP
  • Ouvidoria

Sobre a Licenciatura em Física

O objetivo principal do curso de Licenciatura Plena em Física é formar profissionais capazes de compreender em profundidade os fenômenos naturais, conhecimentos científicos específicos da Física e áreas afins articulando-os com saberes didático-pedagógicos. O licenciando será capacitado aos uso de novas metodologias de ensino além de adquirir uma visão interdisciplina do Ensino de Física e das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ao longo do curso os estudantes podem se dedicar a projetos de iniciação cientifica em Ensino de Física, Física Teórica e Experimental.

Mercado de Trabalho e perfil profissional

Devido à grande e crescente demanda de professores de Física nas redes pública e privada, em escolas e cursos pré-vestibulares o cenário de mercado de trabalho para os licenciandos é muito bom, pois há uma significativa escassez de profissionais nesta área. Com um perfil de professor e pesquisador além da educação básica esse profissional pode continuar sua formação em cursos de mestrado e doutorado possibilitando sua inserção instituições de pesquisa acadêmicas, em empresas de alta tecnologia e áreas afins.

Dados Gerais do Curso

Nome do Curso: Licenciatura em Física
Área de conhecimento a que pertence: Ciências Exatas e da Terra: Física / Ensino / Ensino de Ciências e Matemática
Forma de oferta: presencial
Duração do curso: 8 períodos (semestres)
Carga horária: 2.936 horas
Diploma: Licenciado em Física
Oferta anual de vagas: 40
Turno de funcionamento: noturno
Unidade de funcionamento: Birigui
Critérios de seleção dos alunos: vagas ofertadas pelo ENEM (Sistema de Seleção Unificada-SISU do MEC). Possibilidade de aproveitamento por transferência externa ou reingresso regulamentados por edital.
Pré-requisitos para ingresso no curso: Ensino Médio completo.

Coordenação: Prof. Ms. Allan Victor Ribeiro