Página inicial > Informativos > PIBID/Física recebe premiação "Parceiros da Escola" no último dia 05/12 da diretoria de ensino de Birigui

Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2016, 08h16 | Última atualização em Sexta, 23 de Dezembro de 2016, 13h00 | Acessos: 2082
imagem sem descrição.

No último dia 05/12 a equipe PIBIDNano vinculada ao curso de Licenciatura em Física do IFSP campus Birigui participou da 15° Edição do evento "Aluno Nota 10 e Destaques do Ano" promovida pela EE Profa. Regina Valarini e Diretoria de Ensino de Birigui. Na ocasião o projeto recebeu a premiação "Parceiros da Escola" que foi entregue aos alunos-bolsistas, Profa supervisora e coordenador. Participaram da cerimônia de premiação a diretora da escola Terezinha Oliveira, o supervisor de ensino José Carlos Munarin, bem como outros integrantes da comunidade escolar.

O professor Allan Victor Ribeiro, coordenador do projeto PIBID/Física, destaca que a premiação vem de encontro as ações de excelência realizada pela equipe ao longo dos últimos 3 anos de profícua parceria com a EE Profa. Regina Valarini. Neste ano foram realizadas a III Semana da Nanotecnologia e a II ExpoFísica, nestes eventos foram desenvolvidas e realizadas diversas sequências didáticas e atividades experimentais com os alunos do ensino médio. O professor Ribeiro destaca que o projeto vem atuando ativamente na formação inicial dos futuros educadores que são a estimulados desenvolver e participar de experiências metodológicas ativas de ensino-aprendizagem e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Práticas estas que impactam diretamente na transformação do contexto escolar e na melhoria da educação básica.

O professor Ribeiro também aponta que "Devido ao caráter interdisciplinar de conteúdos relacionados à Nanociência e Nanotecnologia é necessário que o licenciando repense e avalie novas metodologias de ensino que envolva as diversas áreas do saber, aprimorando a concepção sobre a importância de abordagens significativas, interdisciplinares e contextualizadas da ciência contemporânea."

Fruto das ações do projeto, no ano de 2016, foram realizadas diversas publicações e participações em congressos internacionais de grande relevância como o V Simposio Internacional de Divulgación y Formación en Nanotecnología, NANODYF’ 2016 e o 2nd World Conference on Physics Education que é um dos mais importantes congresso internacionais voltados ao ensino de Física. A participação nestes eventos corroboraram para dar maior visibilidade junto a comunidade internacional das ações do projeto PIBID e da Licenciatura em Física do IFSP campus Birigui.

A equipe PIBIDNano/IFSP é composta por:

Prof. Ms. Allan Victor Ribeiro - Coordenador do Sub-Projeto - Física

Profa. Esp. Selma Aparecida Romano Costa - Professora Supervisora

Alunos Bolsistas:

Gustavo Sander Larios

Bruno da Silva Gonçalves

Dante Ghirardello

Rascachi Caretta Martins

Mario Eduardo Alves Mari

Diego Lopes de Souza Britto

Francisca Rodrigues Barbosa Britto

Stephanie Campos Gonçalves

Site do evento http://www.wcpe2016.org/

Para saber mais sobre o projeto PIBIDNano/IFSP acesse:

www.facebook.com/pibidnano/

A proposta do PIBIDNano/IFSP

Com uma proposta inovadora, o curso de Licenciatura em Física do IFSP - Câmpus Birigui foi contemplado com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid/CAPES (EDITAL Nº 061/2013), tendo iniciado suas atividades em março de 2014.

O projeto objetiva fortalecer a formação inicial de educadores na área de Ciências da Natureza e pauta-se em desenvolver ações articuladas na busca de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada da Física contemporânea, introduzindo temas relacionados à Nanociência e Nanotecnologia no ensino médio.

Denominado PIBIDNano, o projeto foi idealizado pelo Prof. Me. Allan Victor Ribeiro, coordenador do curso de licenciatura em Física do IFSP – Câmpus Birigui, pesquisador na área de nanomateriais e membro da rede Ibero-americana "José Roberto Leite" de divulgação e formação em nanotecnologia - NANODyF.

A iniciativa traduz-se em ações concretas para criar e estabelecer espaços de formação de educadores, visto que a região de Birigui apresenta um grande déficit de profissionais ligados à docência na área de ciências da natureza.

O Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa do governo federal, por meio da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.           O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. O objetivo é promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas, desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

20161027_113924.jpg Equipe-PIBID-1.jpg Equipe-PIBID-2.jpg Equipe-PIBID-3.jpg Equipe-PIBID-4.jpg Equipe-PIBID-5.jpg Equipe-PIBID-8.jpg Lifenano.jpg Pibid-Nano.png Premiao-2.jpg Semana-Nano.jpg