PROTOCOLOS DE ATIVIDADES PRESENCIAIS
DO CÂMPUS BIRIGUI DO IFSP

ACOMPANHE OS NÚMEROS DIÁRIOS DA COVID - SEAD

Conheça o PROTOCOLO INSTITUCIONAL de Biossegurança para as Atividades Presenciais do IFSP

  1. Parecer n. 00032/2022 - Procurador Federal do IFSP - A respeito dos protocolos COVID-19

  2. Portaria Normativa IFSP n.º 37/2022 - A respeito da comprovação esquema vacinal nos Câmpus do IFSP

  3. Portaria Normativa IFSP n.º 41/2022 - ALTERA EM PARTE A PORTARIA nº 37/2022 - Comprovação esquema vacinal

OS TESTES DE RT-PCR ou ANTÍGENO NEGATIVOS PARA COVID-19 REALIZADOS NAS ÚLTIMAS 72h DEVEM SER ENTREGUES/APRESENTADOS NA CAE (COORDENADORIA DE APOIO AO ENSINO)

RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS FREQUENTES

A apresentação do comprovante de vacinação é obrigatória para professores e servidores administrativos?

Professores e servidores deverão apresentar o comprovante de vacinação contra o coronavírus. O comprovante só deixará de ser exigido nos casos em que o servidor apresentar atestado médico com alguma contraindicação em relação à vacina.

A apresentação do comprovante de vacinação é obrigatória para os estudantes?

Todos os alunos do IFSP devem enviar a carteirinha de vacinação neste link.

A vacinação deverá corresponder ao esquema vacinal completo, vacina de duas doses ou dose única, em acordo com calendário do Plano Nacional de Enfrentamento à Covid, excepcionalmente, será aceita a entrada de pessoas que, na data de início das aulas, tenham iniciado o esquema vacinal e estejam aguardando o período para a segunda dose contra a Covid-19.
O público em geral, deverá apresentar o comprovante de vacinação para a entrada e circulação em nossas dependências.

Para os fins comprobatórios de vacinação contra a Covid-19, serão considerados os seguintes documentos oficiais: I – Certificado Digital de Vacinação disponibilizado pelo Estado de São Paulo nas plataformas ou “Poupatempo Digital” II – Carteira de vacinação digital (ou impressa), disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – Conecte SUS III – Comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pelas Secretarias de Saúde, estadual ou municipal, institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais, nacionais ou estrangeiras ou organizações públicas ou privadas similares

Caso o aluno menor de idade não esteja com a carteira de vacinação atualizada, a CSP deverá alertar os familiares sobre a necessidade e obrigatoriedade da vacinação. A falta de apresentação do documento exigido impossibilitará na frequência às aulas.

O comprovante só deixará de ser exigido nos casos em que o DISCENTE apresentar atestado ou declaração médica ou técnica atualizada, justificando explicitamente a contraindicação para vacinação por problema de saúde individual, não sendo consideradas como justificativa as opiniões sobre vacinação ou a política institucional do IFSP.

Não posso/não desejo tomar vacina. Posso frequentar as aulas?

Pessoas com contraindicação para vacinação de COVID-19 deverão apresentar atestado ou declaração médica ou técnica atualizada, justificando explicitamente a contraindicação para vacinação ou na impossibilidade desse, apresentar teste negativo de COVID-19 (RT-PCR ou teste antígeno) realizados nas últimas 72h (a partir da coleta do exame) e a entrega do termo de apresentação de testes (Anexo II da PORTARIA NORMATIVA N.º 37/2022)

Sou contactante (resido com pessoa positivada para COVID-19), o que fazer?

Encaminhar via SUAP / Requerimento o resultado do Teste Positivo e/ou Atestado Médico. Respeitar a quarentena de 7 dias. O registro da presença estará condicionado à realização das atividades enviadas pelos docentes no período.

Testei positivo para COVID-19, o que fazer?

Encaminhar via SUAP / Requerimento o resultado do Teste Positivo e/ou Atestado Médico.
Respeitar a quarentena de 7 dias ou prazo indicado no Atestado.
O registro da presença estará condicionado à realização das atividades enviadas pelos docentes no período.

O uso de máscara é obrigatório?

Aos ALUNOS o uso da máscara ainda é OBRIGATÓRIO em salas de aula, laboratórios, biblioteca e ambientes fechados e FACULTATIVO em ambientes abertos.

Aos DOCENTES o uso da máscara é facultativo em salas de aula e laboratórios.

Aos SERVIDORES ADMINISTRATIVOS o uso das máscaras ou protetores faciais é FACULTATIVO em ambientes de trabalho individuais e compartilhados, desde que seja respeitado o distanciamento de 1,5m entre servidores.

É fortemente RECOMENDADO o uso das máscaras também em transportes públicos e/ou coletivos ao longo do trajeto de casa até o Câmpus.

O IFSP disponibilizará máscaras de proteção para estudantes?

Cada aluno deve ser responsável pela sua máscara, assim como deve levar outras de reserva, caso a peça precise ser trocada. O Câmpus pode fornecer máscaras somente para aqueles que eventualmente chegarem ao local sem usar o item de proteção.

O que acontece se o aluno, professor, servidor administrativo ou colaborador chegar ao Câmpus sem máscara?

É altamente recomendável que todos utilizem as máscaras de proteção no trajeto até o Câmpus.
Caso se esqueça
trazer sua máscara, procure a CAE que irá lhe fornecer uma, pois sem essa proteção não será permitida sua permanência em sala de aula.

Como será feito o monitoramento das condições de saúde dos professores, alunos e servidores administrativos?

No Câmpus estaremos preparados para medir a temperatura corporal em casos de necessidade. Aqueles que estiverem com a temperatura acima de 37,5°C, serão orientados a buscarem uma unidade de saúde. Caso seja aluno menor de idade, os pais ou responsáveis deverão ser avisados para virem buscar o menor, que deverá ser encaminhado para uma sala específica para aguardar. Esta informação será repassada à CAE para que seja feito um acompanhamento do caso.

Como os alunos podem ajudar na prevenção da doença?

Além de tomar todas as medidas de higiene indicadas, é recomendado aos alunos que ao apresentar sintomas gripais ou relacionados à COVID, não comparecer ao Câmpus e procurar uma unidade de saúde.

Qual o procedimento quando estiver com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19?

Em caso de sintomas gripais ou suspeita de COVID, você não deve comparecer ao Câmpus.
Procure por atendimento em uma unidade de saúde e/ou faça um teste COVID.

Como será a utilização do refeitório?

O uso do refeitório está autorizado seguindo as orientações. Será proibido o compartilhamento de talheres, pratos ou copos, bem como alimentos. Todos deverão utilizar copos ou garrafas individuais com a identificação do usuário. Ao final do período, os objetos de uso pessoal deverão ser levados para casa para higienização. As máscaras devem ser retiradas apenas no momento da refeição e as conversas devem ser evitadas.

– O uso de máscara é obrigatório. Retirá-la apenas no momento da refeição, seguindo o armazenamento adequado e o correto manuseio e descarte, se for o caso.
– Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% ao entrar e sair do refeitório.

Quais as recomendações sobre o uso dos bebedouros?

Os bebedouros de pressão podem ser utilizados exclusivamente por meio do dispositivo que permite o jato diretamente para o copo. O jato para consumo com a boca serão inutilizados. Todos devem levar seu próprio copo ou garrafinha:

  • Nunca aproximar a boca do jato de água; utilizar copos, canecas ou garrafinhas;

  • Não compartilhar copos, canecas e garrafas com outras pessoas;

  • Evitar contato do bocal das garrafas com o bocal com a haste/torneira do bebedouro;

  • Testar o fluxo de água e deixá-la fluir por alguns segundos para permitir a entrada de água limpa e fresca antes de beber;

  • Lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel antes e depois do uso dos bebedouros.

Haverá a possibilidade de realizar eventos ou reuniões no auditório?

Sim, mas respeitando as regras estabelecidas no Protocolo de Biossegurança estabelecido pelo IFSP como o uso obrigatório da máscara e a recomendação para lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel 70% antes de entrar no ambiente. Estão disponíveis dispensadores de álcool em gel próximo às entradas do auditório.