Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coordenadorias / Setores > CSP - Coordenadoria Sócio Pedagógico
Início do conteúdo da página

CSP - Coordenadoria Sócio Pedagógico

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2022, 09h12 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2022, 15h37 | Acessos: 549

        A Coordenadoria Sociopedagógica – CSP do Campus Birigui, é um setor subordinado à Diretoria Adjunta Educacional (DAE), formada por uma equipe multiprofissional, articulada e de ação interdisciplinar, composta por 03 Pedagogas, 01 Assistente Social, 01 Psicóloga e 01 Tradutora/Intérprete de Libras.

        O objetivo deste setor é assessorar o desenvolvimento do processo educativo oferecendo orientações, acompanhamentos, e, quando necessário, intervenções que visem promover não só a qualidade do ensino e da aprendizagem, mas também a permanência e conclusão escolar com êxito dos estudantes no IFSP, além de participar junto com a gestão escolar dos processos para tomada de decisões que melhorem a qualidade do ensino. Essa Coordenadoria realiza: Serviço Pedagógico, Serviço Social e Serviço Psicológico.

O Serviço Pedagógico compreende:

a) Supervisão Pedagógica - tem como atribuição o assessoramento nas atividades de ensino, pesquisa e extensão através da assistência aos professores nos seguintes aspectos: formação continuada, legislação educacional, planejamento, diários de classe, relação professor-aluno e avaliação escolar, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo.

b) Orientação Educacional - cuida do atendimento e do acompanhamento individual dos alunos em seus aspectos acadêmicos e da inter-relação do estudante com a instituição, professores e eventuais dificuldades pessoais que possam afetá-lo durante seu período de estudos.

c) Tradutor /Interprete de Libras (TILSP) - tem a competência de assistir ao discente surdo em toda sua jornada acadêmica. Essa competência vai além da sala de aula, pois engloba palestras, seminários, workshops entre outros eventos dentro do IFSP. Na ausência desse público-alvo prioritário, o TILSP poderá atender solicitações realizadas por outros servidores e/ou docentes que necessitarem dos serviços de tradução e interpretação de materiais, vídeos, textos e aulas. Além destas incumbências, também pode dar suporte em outro campus ou mesmo na reitoria (principalmente neste contexto de pandemia, em que está em home office), assim como auxiliar nas diversas demandas da CSP.

O Serviço Social compreende:

a) Assistência Estudantil – realiza o acompanhamento dos alunos em vulnerabilidade, a verificação de situações que impedem o discente de frequentar as aulas, a realização de encaminhamentos aos serviços de saúde e/ou CRAS quando necessário. Cabe ao Serviço Social organizar os editais de acesso ao Programa de Auxílios Permanência (Alimentação, Creche, Material Didático, Moradia e Transporte), realizar a análise da situação socioeconômica dos alunos para ingresso no Programa, acompanhar os índices de frequência dos participantes, realizar as solicitações de pagamento dos auxílios gerindo os recursos financeiros em conjunto com a Direção Geral, buscando promover a melhora no desenvolvimento dos estudantes a partir de sua permanência no ambiente escolar

b) Ações Universais - objetivam atender toda a comunidade discente, independente de situação socioeconômica, por meio de auxílios que subsidiem: cultura, esporte, inclusão digital, acesso e aprendizagem de estudantes com necessidade educacionais específicas e apoio didático-pedagógico. Estas ações são estruturadas em projetos e direcionadas à formação integral do estudante e ao aprimoramento de valores de cidadania, participação, coletividade e inclusão social.

O Serviço Psicológico compreende:

a) Ações Coletivas de Prevenção - envolvem a avaliação do ambiente escolar, orientação e apoio para evitar ou reduzir problemas que comprometem o desempenho acadêmico discente, intervenção socioeducativa para a construção de um ambiente educacional positivo e integrador e o estímulo das habilidades socioemocionais.

b) Acolhimento Individual - constitui aconselhamento pontual de demandas psicoemocionais específicas de cada aluno, incluindo o aconselhamento familiar e a realização de encaminhamentos à rede de saúde sempre que necessário um tratamento específico, com objetivo de promover o bem-estar e desenvolvimento dos estudantes.

       O horário de funcionamento do setor é das 9h às 21h, permitindo atendimento imediato aos alunos, por doze horas. Caso o aluno procure por um atendimento específico durante a ausência do servidor responsável pelo mesmo, o aluno é agendado para retornar em momento oportuno.

 

Horário de Atendimento – 9h às 21h

Servidor(a) Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Adeline Maria Borges Branco Gomes 9h às 15h 9h às 15h 9h às 15h 17h às 21h 9h às 15h
Ana Carolina Steffen Figueiredo 10h50 às 16h50 10h50 às 16h50 13h30 ás 19h30 13h30 ás 19h30 13h30 ás 19h30
Carmen Izaura Molina Correa 13h às 22H - Intervalo das 17h às 18h 13h às 22H - Intervalo das 17h às 18h 09h às 18H - Intervalo das 13h às 14h Teletrabalho Teletrabalho
Daniela Galera Castilho 15h às 21h 13h as 19h 15h às 21h 9h às 15h 15h às 21h
Flávia Campello 9h as 15h 11h as 17h 9h as 13h 9h às 15h 9h as 15h
Michele Oliveira da Silva 9h as 15h 10h as 16h 9h as 15h 18h30 as 22h30 9h às 15h

 

Servidoras:

Adeline Maria Borges Branco Gomes – Coordenadora Sociopedagógica/ Pedagoga
Ana Carolina Steffen Figueiredo – Pedagoga
Carmen Izaura Molina Correa – Psicóloga
Daniela Galera Castilho – Assistente Social
Flavia Campello – Tradutor/Interprete de Libras
Michele Oliveira da Silva – Pedagoga

      Para fins de acompanhamento e atendimento, os docentes podem encaminhar os alunos via módulo ETEP no SUAP, em caso de alunos da Educação Básica, também podem fazer o encaminhamento durante as reuniões de Conselho Pedagógico ou Deliberativo.

      O próprio aluno também pode procurar pessoalmente a CSP por meio dos canais:

Fim do conteúdo da página