- Sobre o Curso Técnico em Automação Industrial
- O curso Técnico em Automação Industrial tem como objetivo proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências para:
- • Projetar, instalar programas, integrar e realizar manutenção preditivas, corretiva e programadas em sistemas aplicados a automação e controle de processos industriais. – operações, medições e testes;
- • Atividades de campo na montagem de painéis elétricos, partidas de motores e redes industriais.
- • Analisar especificações de componentes e equipamentos que compõem sistemas automatizados, como CLP (Controlador Lógico Programável), CNC (Controle Numérico Computadorizado), Sensores e transdutores industriais - manter sistemas automatizados em pleno funcionamento, respeitando normas técnicas e de segurança; assim como, coordenar equipes de trabalho e avaliar a qualidade dos dispositivos e sistemas automatizados.
- Além disso, o curso pretende fornecer os conhecimentos mínimos necessários, para que o egresso seja capaz de atuar em empresas na área de formação ou no próprio negócio, ao utilizar-se dos princípios do empreendedorismo: analisar e avaliar as técnicas e ferramentas de gestão para implementação.
- Duração: 02 anos
- Pré-Requisitos: Cursando o Ensino Médio com a 1ª Série concluída ou Ensino Médio concluído.
- Oferta anual de vagas: 80 vagas
- Acesso ao curso: Processos Seletivos Semestrais
- Turno de Funcionamento: Período Noturno de segunda à sexta-feira.
- Coordenador: Prof. Dr. Graciliano Antonio Damazo
- Perfil Profissional
- O Técnico em Automação Industrial será um profissional apto a atuar no projeto, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais, com vistas à melhorar a produção e segurança dos processos industriais. Realizar manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais; programar, operar e manter em perfeito funcionamento os sistemas automatizados, respeitar normas técnicas e de segurança.
- O egresso poderá atuar em diversas indústrias com algum tipo de automação na linha de produção, como Automobilística, Eletroeletrônica, Eletroquímica, Metalúrgica, Têxtil, Empresas de Informática e Parques de Alta Tecnologia.
- Dados Gerais
- Nome do Curso: Técnico em Automação Industrial
- Modalidade: Curso Técnico de Nível Médio Concomitante/Subsequente
- Forma de oferta: Presencial
- Duração do curso: 4 semestres
- Carga horária: 1251 horas
- Oferta anual de vagas: 80
- Turno de funcionamento: o curso acontece de segunda a sexta-feira no período noturno.
- Acesso ao curso: Por meio de processos seletivos que ocorrem semestralmente.
- Requisito para ingresso: Ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio.
- Plano de Curso
- Laboratórios Específicos
- Laboratório de CNC
- No Laboratório de CNC os alunos do curso Técnico em Automação Industrial aprendem a programar e utilizar máquinas de Controle Numérico Computadorizado, realizando processos de usinagem de forma automatizada
- Laboratório de Eletrônica
- Os alunos desenvolvem atividades práticas com a utilização de kits didáticos de eletrônica analógica e digital, tendo como objetivo a consolidação de aspectos teóricos apresentados nas disciplinas da grade do curso. Como ferramentas para atividades práticas no laboratório, destacam-se o uso de osciloscópios, geradores de sinais, fontes reguladas de bancada, multímetros, matriz de contatos e componentes eletrônicos discretos. Ao final da etapa de aprendizado, o aluno será capaz de projetar e implementar, fontes de tensão regulada, controladores de tensão alternada, circuitos de condicionamento de sinais e circuitos de acionamento elétrico.
- Laboratório de Eletrotécnica e Acionamentos Elétricos
- No Laboratório de Eletrotécnica e Acionamentos Elétricos os alunos trabalham com bancadas didáticas para eletrotécnica industrial, aprendendo a realizar o acionamento de sistemas elétricos. Os alunos aprendem a trabalhar com transformadores e com motores elétricos, realizando acionamentos e dimensionamentos. Adquirindo conhecimento quanto aos tipos de partidas empregados na industria, com uso de conversores eletrônicos como inversores, soft-starter, servo drive, além do dimensionamento e montagem dos circuitos de comando elétrico.
- Laboratório de Pneumática e Hidráulica
- No Laboratório de Pneumática e Hidráulica os alunos aprendem sobre circuitos e atuadores pneumáticos e hidráulicos, partes imprescindíveis para sistemas industriais automáticos ou manuais. Os alunos trabalham com bancadas didáticas que simulam sistemas pneumáticos e hidráulicos e seus atuadores, simulando sistemas que encontrarão na indústria.
- Laboratório de Processos de Fabricação
- No Laboratório de Processos de Fabricação os alunos aprendem sobre os processos básicos de fabricação mecânica como: soldagem e usinagem. Os alunos têm contato direto com as máquinas, aprendem a utilizá-las, identificar problemas e avarias e a mantê-las em funcionamento.
- Trabalhos de Conclusão de Curso Apresentados
- Contato
- E-mail do coordenador: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
registrado em:
Cursos
Redes Sociais