Página inicial > EEB > Informativos > Bolsistas, coordenadores e supervisores do Pibid dos cursos de Licenciatura em Física dos campi Birigui e Votuporanga realizam encontro virtual

Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 13h19 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 13h25 | Acessos: 1164

Alunos dos cursos de Licenciatura em Física dos campi Birigui e Votuporanga, que são bolsistas do Pibid, se reuniram com seus respectivos coordenadores e supervisores. A atividade que ocorreu no dia 27 de janeiro de 2021 por meio da plataforma Google Meet, teve como objetivo a integração dos futuros professores, a troca de experiências e o planejamento para os próximos meses.

Em Birigui, as atividades do Pibid são desenvolvidas na escola estadual Lydia Helena Frandsen Stuhr, sob a supervisão da professora Adriana Cangane Pinheiro. Atua como coordenador local o professor Deidimar Alves Brissi.

Em Votuporanga, as atividades do Pibid são desenvolvidas em parceria com a E.E. Dr. Manoel José Lobo, sob a supervisão dos professores Dulcilene Flores de Paula e Ivan Carlos Andre. Atuam também como coordenadores os docentes do curso de Física Prof. Dr. Saulo Portes dos Reis e Profª Ma. Marina Margiotti.

Segundo os alunos, a participação no Pibid tem possibilitado experiências muito significativas. Juscilene Heloisa Marcello Freitas, aluna do 2º semestre de Física do câmpus Votuporanga ingressou na instituição em 2020 e já é bolsista do PIBID. Segundo ela “Dentre tantas coisas maravilhosas que a graduação em Licenciatura em Física está me proporcionando, o Pibid é um dos que se destaca. Poder participar da iniciação à docência logo no meu primeiro ano da faculdade está sendo fundamental, não só para minha formação acadêmica, mas, também, para minha formação pessoal”.

Os alunos de Birigui também relatam ótimas experiências. Veja abaixo alguns depoimentos.

O Pibid é essencial para minha formação, a partir dele, se tornou possível ter novas experiências, aprendendo cada dia mais e ensinando, podendo realizar o que eu admiro.”

Beatriz dos Santos Silva (Curso de Licenciatura em Física – Campus Birigui)

O Pibid é muito importante na minha vida, nós aprendemos ajudando. É um incentivo enorme ver que nós estamos conseguindo ajudar, ainda mais nesses tempos difíceis. Para mim o Pibid é mais um motivo para continuar, e tentar ser sempre melhor que o dia anterior.”

Alexia Sampaio (Curso de Licenciatura em Física – Campus Birigui)

A importância do Pibid na minha formação é mostrar a rotina de um professor que atua na rede pública estadual, me trazer experiências de docência, vivência de desafios diários e é um começo da realização do meu sonho que é lecionar. A bolsa ajuda muito a me manter em Birigui, já que eu pago aluguel.”

Kauê Henrique Tamarozzi (Curso de Licenciatura em Física – Campus Birigui)

Encontro virtual com alunos, supervisores e coordenadores do Pibid dos campi Votuporanga e Birigui.

O que é o Pibid?

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é um programa que oferece bolsas de iniciação à docência a alunos que cursam licenciatura. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública. O programa oferece uma bolsa mensal de R$ 400 para os alunos participantes.

A previsão é que as atividades desta edição do programa aconteçam até março de 2022.

Quantas bolsas são oferecidas?

O curso de Licenciatura em Física do campus Votuporanga participa do Pibid desde 2018. Atualmente participam 14 alunos bolsistas, 2 professores coordenadores e 2 professores supervisores participam no programa.

O curso de Licenciatura em Física do campus Birigui participa do Pibid desde 2014. Atualmente participam com 10 alunos bolsistas, 1 professor coordenador e 1 professora supervisora.

Quem pode participar?

No campus Birigui, podem participar alunos dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática que ainda não concluíram 50% do curso (desde que haja vaga, fique atento aos editais). Quem já concluiu mais de 50% do curso pode participar do programa Residência Pedagógica.

Quero saber mais.

Entre em contato com o coordenador do seu curso.

Acesse nossa página: https://www.facebook.com/pibidbiriguivotuporangafisica