Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EEB > Informativos > Projeto de Extensão OLHANDO PARA O CÉU participa da VI SEFISMAT com minicurso sobre Astronomia e Cosmologia Indígena
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão OLHANDO PARA O CÉU participa da VI SEFISMAT com minicurso sobre Astronomia e Cosmologia Indígena

Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 12h55 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 12h55 | Acessos: 685

Projeto de Extensão OLHANDO PARA O CÉU participa da VI SEFISMAT com minicurso sobre Astronomia e Cosmologia Indígena

Nos dias 23 e 24 de maio de 2022, como parte da programação da VI SEFISMAT do IFSP-Câmpus Birigui, foi ministrado o minicurso Astronomia e Cosmologia indígena: Do mito à Ciência e Tecnologia. Participaram como ministrantes as alunas Beatriz dos Santos Silva (Licenciatura em Física), Beatriz Aguilera Becerra Gomes (egressa do curso de Licenciatura em Física), e o professor Deidimar Alves Brissi. O minicurso foi uma atividade oferecida pelo projeto de extensão Olhando para o Céu.

 

Legenda:  Beatriz Aguilera Becerra Gomes, Beatriz dos Santos Silva, Deidimar Alves Brissi (da esquerda para direita).

Desmitificando preconceitos e concepções alternativas, o minicurso foi marcado por discussões e apresentações de estudos sistemáticos sobre a Astronomia e a Cosmologia de diversos povos indígenas do Brasil. O minicurso abordou: Arqueoastronomia, Astronomia Cultural, Cosmologia Indígena e a Etnoastronomia.

Ao contrário do que muitos pensam, quando os portugueses chegaram no Brasil, os povos indígenas já possuíam uma Astronomia complexa, que atendia às necessidades práticas destes povos. Estes conhecimentos variavam de povo para povo, mas de maneira geral, haviam povos que possuíam mais de 100 constelações, davam nome aos astros, conheciam as fases da Lua, compreendiam a influência da Lua nas marés, compreendiam as estações do ano, conseguiam prever fenômenos da natureza (cheias, secas, piracemas, migrações de animais, aparecimento de frutos, etc.), conseguiam determinar os pontos cardeais, construíam observatórios e monumentos megalíticos, conheciam a Via Láctea e muitas de suas nebulosas claras e escuras, conheciam o movimento dos planetas visíveis a olho nu, construíam calendários, etc.

 

Legenda: Participantes do minicurso.

 

A aluna Beatriz dos Santos Silva, ministrante do minicurso e participante do projeto  “Olhando para o Céu”, ressalta: “É de extrema importância que em eventos abertos à comunidade externa e interna, como a SEFISMAT, esses assuntos sejam valorizados e colocados em pauta, para que cada vez mais essas informações sejam disceminadas”.

O Projeto “Olhando para o Céu” é desenvolvido no câmpus como projeto de extensão desde 2015, com trabalhos apresentados em congressos, simpósios e mostras, e, em especial, ações como o minicurso apresentado, levando informações a comunidade externa e interna do IFSP-Câmpus Birigui.

A VI SEFISMAT, foi organizada pelos alunos dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática, do IFSP - Câmpus Birigui. De volta ao seu formato presencial, trouxe em sua programação minicursos e palestras com reflexões sobre o papel da Física e da Matemática na sociedade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página