I Jornada Virtual de Iniciação Científica 2020

Publicado: Quinta, 13 de Mai de 2021, 13h34 | Última atualização em Quinta, 13 de Mai de 2021, 13h34 | Acessos: 1391

I Jornada Virtual de Iniciação Científica 2020

21 de Maio até 02 de Julho.

A I Jornada Virtual de Iniciação Científica do IFSP Câmpus Birigui, organizada pela Coordenadoria de Pesquisa e Inovação - CPI, com o apoio das Coordenadorias de Extensão - CEX e Tecnologia da Informação – CTI ocorreu entre 21 de maio, todas as quintas, das 9h às 11h30, e se estendeu até 02 de julho, totalizando 8 encontros.  Todos os encontros contaram com abertura, momento artístico e apresentações de iniciação científica.

O evento valorizou representantes da comunidade interna e externa nas aberturas, e servidores e discentes que possuem uma veia artística, inclusive livros de poesia publicados, ou tocam instrumentos musicais e cantam, para o momento artístico.  Os projetos de iniciação científica envolvem várias áreas do conhecimento, e os orientadores e alunos, bem como a comunidade em geral, estão unidos em grupos promovidos pela CPI no whatsapp, na plataforma Teams, e também no Bate-papo sobre pesquisa, na plataforma RNP, para interagir, receber e trocar informações, a manter vínculos, no momento de isolamento social, em virtude da pandemia do COVID 19.

Os encontros estão disponibilizados no YouTube do Câmpus (https://www.youtube.com/IFSPBIRIGUI_oficial), na playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLqCq0Gt-6RLngL3OxYqahqp78bI6Tlk5E .

Programação dos encontros:

1. PROGRAMAÇÃO - Dia 21 de maio de 2020

Abertura  - 9h

Diretora de Pesquisa - Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós – Graduação – Profª Drª Karina Maretti Strangueto.

Diretor Geral do Câmpus Birigui –  Prof. Drº Edmar César Gomes da Silva

Coordenadora de Pesquisa e Inovação  - Profª Drª Andréia de Alcântara Cerizza

Momento Artístico - 9h20

Profª Mª Joyce Helena Ferreira dos Santos - poesia Ecoou um grito de alerta: Coronavírus

Apresentações dos projetos de Iniciação Científica -  9h30

Alunos e alunas que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo  - PIBIFSP IFSP Câmpus Birigui.

1. PROGRAMAÇÃO - Dia 28 de maio de 2020

Abertura  - 9h

Profº Drº Alexandre Pereira Chahad - Diretor Executivo Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia -  Inova-IFSP

Momento Artístico - 9h20

Profª Mª  Lidiane Aparecida Longo e Garcia Gonçalves - poesia Conhecimento Liberta

Apresentações dos projetos de Iniciação Científica -  9h30

Alunos e alunas que participam dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica PIBIFSP, e Voluntário de Iniciação Científica e/ou Tecnológica (PIVICT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Birigui.

1. PROGRAMAÇÃO - Dia 04 de JUNHO de 2020

Abertura  - 9h

Sr. Eliel Robson Lemes Ribeiro – Presidente da Comissão executiva dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, junto a Prefeitura Municipal de Birigui-SP

Momento Artístico - 9h30

Discente Arthur Francisquini  -  voz e violão

Apresentações dos projetos de Iniciação Científica -  9h50

1. PROGRAMAÇÃO - Dia 10 de JUNHO de 2020 ( em virtude do feriado)

Abertura  - 9h

Sr. Nelson Giardino – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico – SDE do Município de Birigui

Profª Drª Andréia de A. Cerizza – Presidente do CONSCIENTI – Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Birigui

Servidor Ewiston Nascimento Mattos   - poesia Sangue e Suor

Apresentações dos projetos de Iniciação Científica - 9h30

Apresentação do game educativo NanoAdventure COVID-19 e Grupo de Pesquisa em Síntese, Caracterização e Modelagem de Materiais (SCaM/ IFSP/CNPq) - 11h30

Prof. Dr. Allan Victor Ribeiro – Líder do GP e docente do curso de licenciatura em Física do Câmpus Birigui

1. PROGRAMAÇÃO - Dia 18 de JUNHO de 2020

Abertura  - 9h

Experiência de participação e premiação no Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2020 - melhor projeto do estado de São Paulo em todas as categorias

Orientadoras: Profª Dra. Maria Raquel Manhani e Profª Drª Debora Ayame Higuchi – IFSP Câmpus Suzano

Alunas: Samara Rossi de Barros Almeida e Sophia Rossi de Barros Almeida

Momento Artístico - 9h30

Prof. Me. Deidimar Brissi    - poesia Vai passar

Apresentações dos projetos de Iniciação Científica -  9h40

1. PROGRAMAÇÃO - Dia 25 de JUNHO de 2020

Abertura  - 9h

Núcleos representativos e Programa do IFSP no âmbito do Câmpus Birigui – experiências no tripé ensino, pesquisa e extensão.

Pedagoga Drª Michele Oliveira da Silva – Comissão Local do NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Pró Reitoria de Ensino - PRE

Profª Esp. Elisandra Pereira – Comissão Local do NEABI - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – Pró Reitoria de Extensão - PRX

Profª Drª Andréia de Alcântara Cerizza – Comissão Local do Projeto do Programa Paul Singer de Economia Solidária – Pró Reitoria de Extensão PRX

Momento Artístico – 9h30 - Várias apresentações artísticas