Página inicial > Informativos > Alunos da Licenciatura em Física participam do I Encontro de Física do PIBID-IFSP

Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 13h27 | Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 13h27 | Acessos: 1014

No dia 02 de agosto de 2019, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Licenciatura em Física do IFSP Câmpus Birigui, participaram do I Encontro de Física do PIBID-IFSP que ocorreu no câmpus de Itapetininga do IFSP.

Foto: Bolsistas do Pibid do curso de Licenciatura em Física do IFSP Câmpus Birigui durante o I Encontro de Física do PIBID-IFSP

No evento ocorreram diversas atividades, tais como uma mesa-redonda e a apresentação de banners e comunicações orais acerca dos trabalhos de investigação realizados pelos estudantes vinculados ao PIBID de cursos de Física de diferentes câmpus do IFSP.

Foto: Participantes do I Encontro de Física do PIBID-IFSP

Durante a manhã do dia do evento (02/08/2019), ocorreu uma mesa-redonda com o tema “PIBID e o IFSP: passado, presente e perspectivas futuras” que contou com a participação de três professores: o Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Bonetti (coordenador institucional do PIBID-IFSP entre 2013 e 2017) cuja apresentação foi intitulada “Panorama geral do PIBID: da Portaria ao IFSP”, a Profa. Dra. Zionice Garbelini Martos Rodrigues (atual coordenadora institucional do PIBID do IFSP) cuja apresentação foi intitulada “O PIBID hoje no IFSP e suas perspectivas” e o Prof. Dr. Jonny Nelson Teixeira cuja apresentação foi intitulada “O PIBID na visão do professor supervisor” (atual coordenador institucional da Residência Pedagógica do IFSP).

Foto: Apresentação da professora Zionice Rodrigues durante o I Encontro de Física do PIBID-IFSP

Foto: Apresentação do professor Marcelo Bonetti durante o I Encontro de Física do PIBID-IFSP

Trabalhos apresentados basearam-se em atividades e intervenções realizadas pelos alunos bolsistas na escola parceira. Abaixo segue a relação de trabalhos apresentados.

O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS DO PIBID

Autores: HONDA, Fabiana Esgalha Vieira; DOI, Erick Kenji; MOURA, Aguinaldo Capeletti; RIBEIRO, Allan Victor; SILVA NETO, Pedro Ricardo.

O CONCEITO DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM PRÁTICAS EXPERIMENTAIS VOLTADAS AO ENSINO MÉDIO

Autores: HARA, Lucca Naoki; KOGA, Matheus Kenji; MOURA, Aguinaldo Capeletti; RIBEIRO, Allan Victor.

INCLUSÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DA FÍSICA COM APLICAÇÕES DE DINAMICÂS LÚDICAS

Autores: MARCUZ, Gabriela Freitas; REIS, Sabrina Almeida; MOURA, Aguinaldo Capeletti; RIBEIRO, Allan Victor.

ANÁLISE DA METODOLOGIA DE AGRUPAMENTO PRODUTIVO E EXPERIMENTAÇÃO EM SALAS DO ENSINO MÉDIO

Autores: DOI, Erick Kenji; LEITE, Marina Grazielle Francisco; MOURA, Aguinaldo Capeletti; RIBEIRO, Allan Victor.

O CONCEITO TEÓRICO E PRÁTICO DA ENERGIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS DO PIBID

Autores: BARBOSA, Matheus Pinheiro; SOUZA, Lucas H. T. LACERDA; RIBEIRO, Allan Victor; MOURA, Aguinaldo Capeletti.

Abaixo segue os registro da apresentação dos bolsistas do PIBID da Licenciatura em Física do IFSP Câmpus Birigui.

Sob a coordenação do Prof. Dr. Allan Victor Ribeiro, o PIBID do curso de Licenciatura em Física do IFSP Câmpus Birigui iniciou suas atividades em 2014 com ações articuladas com as escolas estaduais da cidade de Birigui. Atualmente o programa atua na escola estadual  Lydia Helena Frandsen Stuhr.

Ao final do evento o professor Ribeiro fez uma breve apresentação destacando as principais ações do PIBID da Licenciatura em Física Câmpus Birigui ao longo deste últimos 5 anos, bem como as perspectivas futuras do projeto.

Foto: Apresentação do professor Allan Victor Ribeiro durante o I Encontro de Física do PIBID-IFSP

Equipe Pibid do curso de Licenciatura em Física do IFSP Câmpus Birigui

Prof. Dr. Allan Victor Ribeiro

Supervisor

Aguinaldo Capeletti Moura

Alunos Bolsistas

Matheus Pinheiro Barbosa

Lucas Henrique Tavares Lacerda Souza

Erick Kenji Doi

Gabriela Freitas Marcuz

Sabrina Almeida Reis

Lucca Naoki Hara

Matheus Kenji Koga

Marina Grazielle Francisco Leite

Colaboradores Voluntários

Fabiana Esgalha Vieira Honda

Pedro Ricardo da Silva Neto

Sobre o PIBID

O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.