Equipes de robótica do campus birigui se destacam em torneio do instituto federal
No dia 08 de novembro, alunos do Segundo Ano do Ensino Médio Integrado em Informática e da Engenharia da Computação, acompanhados pelos professores Ricardo Conde Camillo da Silva e Cássio Agnaldo Onodera, participaram na cidade de São Paulo do 4º TRIF (Torneio de Robótica do Instituto Federal), uma competição restrita apenas a alunos do IFSP, sejam eles do Ensino Médio, Técnico ou Superior, onde Birigui participa desde a primeira edição.
O Campus Birigui participou das 4 modalidades disponíveis no evento, sendo elas Sumô Controlável, Sumô Autônomo, Busca e Resgate e Corrida de Robôs.
As equipes participantes foram:
MARIA ROBÔ PÃO – Busca e Resgate – Integrantes: Kamilly Victória Pedi Fontanetti, Lívia Pinatti Silva, Pedro Henrique Freitas Balducci e Vinícius Rocha Caetano, todos do Integrado em Informática;
ROBÔ ED – Sumô Autônomo – Integrantes: Eder Lopes de Souza Filho, Gabriel Henrique Dos Santos Silva, Leandro Mello Domingues Pinheiro e Vinícius Henrique do Nascimento, todos da Engenharia da Computação
DALE – Sumô Controlável – Integrantes: Abner Henrique dos Santos Simas, Gabriel Augusto Consalter, Guilherme Cerqueira Serra Almeida e Gustavo Shoji Nishimura, todos da Engenharia da Computação.
MARQUINHOS – Corrida de Robôs – Integrantes: Carlos Henrique Zilioli Braga, Cesar Augusto Gomes Dos Santos, Lucas Finistao Arzani do Nascimento e Pedro Henrique Ton Pauletti, também da Engenharia da Computação.
Equipes de Robótica
Maria Robô Pão Robô Dale
Como resultado obteve destaque em 3 modalidades, segundo lugar no Sumô Autônomo e terceiro lugar nas modalidades Busca/Resgate e Corrida de robôs.
“Gostei muito de ter a oportunidade de participar do TRIF, foi uma experiência muito enriquecedora e importante, aprendemos muito durante a elaboração do robô”, afirma Vinícius Caetano.
“Aprendi um pouco mais sobre programação, mas principalmente sobre a importância do trabalho em equipe”, disse Kamilly, membro da equipe Maria Robô Pão.
Além disso, Carlos Henrique da equipe Marquinhos completou: “A competição é muito legal em si, a torcida mais legal ainda. Eu aprendi muito sobre técnicas de programação e sobre como mexer melhor em Arduino, além de aprender a competir.”
Devido ao aumento de integrantes e as expressivas conquistas alcançadas pelas equipes de robótica do Campus ao longo dos anos, surgiu a ideia de criação de um Grupo permanente de Robótica. Tal grupo terá a característica multi área e multi categoria, ou seja, poderá participar de várias modalidades de competições de robótica e será gerida por seus próprios integrantes com a supervisão de orientadores.
O nome para o grupo de robótica permanente do Campus ainda não foi definido. Dessa forma, até o dia 10 de dezembro de 2019 estaremos aceitando sugestões de nomes. Contamos com sua criatividade!
Para sugerir um nome é só acessar o link: https://forms.gle/erTvkESc6rixWh4j8
Redes Sociais