Página inicial > Informativos > Equipes de robótica do campus birigui se destacam em torneio do instituto federal

Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 19h25 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 08h54 | Acessos: 107221

No dia 08 de novembro, alunos do Segundo Ano do Ensino Médio Integrado em Informática e da Engenharia da Computação, acompanhados pelos professores Ricardo Conde Camillo da Silva e Cássio Agnaldo Onodera, participaram na cidade de São Paulo do 4º TRIF (Torneio de Robótica do Instituto Federal), uma competição restrita apenas a alunos do IFSP, sejam eles do Ensino Médio, Técnico ou Superior, onde Birigui participa desde a primeira edição.

O Campus Birigui participou das 4 modalidades disponíveis no evento, sendo elas Sumô Controlável, Sumô Autônomo, Busca e Resgate e Corrida de Robôs.

As equipes participantes foram:

MARIA ROBÔ PÃO – Busca e Resgate –  Integrantes: Kamilly Victória Pedi Fontanetti, Lívia Pinatti Silva, Pedro Henrique Freitas Balducci e Vinícius Rocha Caetano, todos do Integrado em Informática;

ROBÔ ED – Sumô Autônomo – Integrantes: Eder Lopes de Souza Filho, Gabriel Henrique Dos Santos Silva, Leandro Mello Domingues Pinheiro e Vinícius Henrique do Nascimento, todos da Engenharia da Computação

DALE – Sumô Controlável – Integrantes: Abner Henrique dos Santos Simas, Gabriel Augusto Consalter, Guilherme Cerqueira Serra Almeida e Gustavo Shoji Nishimura, todos da Engenharia da Computação.

MARQUINHOS – Corrida de Robôs – Integrantes: Carlos Henrique Zilioli Braga, Cesar Augusto Gomes Dos Santos, Lucas Finistao Arzani do Nascimento e Pedro Henrique Ton Pauletti, também da Engenharia da Computação.

Equipes de Robótica

Maria Robô Pão                                                                                                                                                      Robô Dale

Como resultado obteve destaque em 3 modalidades, segundo lugar no Sumô Autônomo e terceiro lugar nas modalidades Busca/Resgate e Corrida de robôs.

“Gostei muito de ter a oportunidade de participar do TRIF, foi uma experiência muito enriquecedora e importante, aprendemos muito durante a elaboração do robô”, afirma Vinícius Caetano.

“Aprendi um pouco mais sobre programação, mas principalmente sobre a importância do trabalho em equipe”, disse Kamilly, membro da equipe Maria Robô Pão.

Além disso, Carlos Henrique da equipe Marquinhos completou: “A competição é muito legal em si, a torcida mais legal ainda. Eu aprendi muito sobre técnicas de programação e sobre como mexer melhor em Arduino, além de aprender a competir.”

Devido ao aumento de integrantes e as expressivas conquistas alcançadas pelas equipes de robótica do Campus ao longo dos anos, surgiu a ideia de criação de um Grupo permanente de Robótica. Tal grupo terá a característica multi área e multi categoria, ou seja, poderá participar de várias modalidades de competições de robótica e será gerida por seus próprios integrantes com a supervisão de orientadores.

O nome para o grupo de robótica permanente do Campus ainda não foi definido. Dessa forma, até o dia 10 de dezembro de 2019 estaremos aceitando sugestões de nomes. Contamos com  sua criatividade!

Para sugerir um nome é só acessar o link: https://forms.gle/erTvkESc6rixWh4j8