Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informativos > Pesquisa se faz no plural: Docente do campus Birigui organiza livro sobre o pensamento latino-americano e caribenho e a educação.
Início do conteúdo da página

Pesquisa se faz no plural: Docente do campus Birigui organiza livro sobre o pensamento latino-americano e caribenho e a educação.

Publicado: Terça, 28 de Julho de 2020, 14h48 | Última atualização em Terça, 28 de Julho de 2020, 14h50 | Acessos: 1343

O docente e pesquisador Genivaldo de Souza Santos, professor de Filosofia do campus Birigui, em conjunto com dois pesquisadores da Unesp/Marília (Dr. Alonso Bezerra de Carvalho e Dr. Cláudio Roberto Brocanelli), organizou o livro Pensamento latino-americano e educação: Por uma ética situada. Com o selo da editora Cultura acadêmica, conta com a contribuição de pesquisadores de diversos países latino-americanos e Caribe, dentre eles, Chile, Argentina e Cuba. Além de organizar, o docente também colaborou com suas reflexões na coletânea, junto às de Antônio Joaquim Severino (USP/UNINOVE), José Alejandro Tasat (UNTREF/Argentina) e Nancy Lucía Chacón Arteaga (Cuba).

Entrevistado remotamente, o professor Genivaldo destacou a importância dos grupos de pesquisas na produção do conhecimento científico, pois na sua visão a pesquisa não é um ato solitário, ela se faz no plural, no meio da diversidade de ideias e de concepções. Segundo ele, uma característica muito importante nos grupos de pesquisa engajados e comprometidos com a realidade.

O livro questiona a possibilidade de um pensar próprio da América e sua relação com a educação por meio de uma ética situada, que é enraizado em solo propriamente americano, e diferente radicalmente das concepções de mundo e de homem impostas no processo de colonização eurocentrada.

A versão digital do livro está disponível para ser baixado gratuitamente: https://bit.ly/3fz8ycK

registrado em:
Fim do conteúdo da página