Página inicial > Informativos > IFSP - Câmpus Birigui está em 59º lugar no ranking das melhores escolas do país que ofertam ensino médio.

Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 18h27 | Última atualização em Quarta, 16 de Setembro de 2020, 18h28 | Acessos: 2894

O IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Birigui atingiu média nacional de 6,6 no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - de 2019. Os índices das escolas que participaram da avaliação foram publicados nesta terça-feira, 15.09.2020, pelo MEC - Ministério da Educação, através do Inep - Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

O Inep - Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira publicou nesta terça-feira (15), o resultado do Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. A participação no Saeb é obrigatória para as escolas públicas. Para avaliar melhor sua realidade, as instituições de ensino precisam, além de dez alunos matriculados na terceira ou quarta série do ensino médio, ter preenchido o Censo Escolar.

Em 2019, os alunos do IFSP - Câmpus Birigui participaram pela primeira vez da edição do Saeb, isto porque a instituição iniciou a oferta do ensino médio integrado aos cursos técnicos em administração e informática no ano de 2016. Em 2017 não pôde participar da edição, pois sua primeira turma ainda estava no segundo ano do ensino médio. Por se tratar de uma avaliação que é aplicada a cada dois anos, os alunos que ingressaram na instituição em 2017 participaram do Saeb em 2019, ano em que concluíram o terceiro ano do ensino médio.

O IFSP - Câmpus Birigui obteve 6,6 pontos no Ideb - 2019, 0,6 pontos acima da meta estabelecida para as escolas públicas alcançarem até 2022. No ranking nacional das escolas que ofertam ensino médio no país, o IFSP - Câmpus Birigui ocupa a 59ª colocação. Fazendo um ranking somente entre as escolas no estado de São Paulo que ofertam o ensino médio, o IFSP - Câmpus Birigui sobe para a 28ª colocação.

“Receber a notícia de que obtivemos um excelente índice no Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb - nos enche de muito orgulho. Este índice retrata que há, em Birigui, no bairro Portal da Pérola II, uma escola que oferta uma educação pública, gratuita e de qualidade. Analisando os dados publicados pelo MEC/Inep, entre as escolas que ofertam o ensino médio na cidade de Birigui, que participaram do Saeb 2019, o IFSP - Câmpus Birigui ocupa o 1º lugar no ranking. Este resultado é fruto de um trabalho sério, de um corpo docente qualificado e comprometido, de servidores administrativos dando o suporte necessário, e o compromisso do corpo discente com a educação que recebem. Este é um resultado que toda a comunidade do IFSP - Câmpus Birigui comemora, juntamente com a comunidade local e regional, uma vez que recebemos alunos de Birigui e região, que se deslocavam diariamente, antes da pandemia, e agora de forma remota, para cursar o ensino médio integrado em administração, comércio ou informática na nossa instituição”, ressalta o professor Caio Cesar Pinto Santana, coordenador do ensino médio integrado em informática do IFSP - Câmpus Birigui.

Para o professor Edmar Cesar Gomes da Silva, diretor-geral do IFSP - Câmpus Birigui “Este resultado é um presente para Birigui e região e serve para selar o nosso compromisso com a comunidade pelo ensino gratuito e de qualidade. Mais um excelente motivo para comemorarmos os 10 anos de funcionamento do Instituto Federal Câmpus Birigui, e mostra o fruto de um trabalho de muita dedicação dos professores, técnicos administrativos, e sem dúvida, do protagonismo dos nosso queridos alunos.”

IFSP - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo possui 36 câmpus instalados em todo o estado. Destes, 4 câmpus aparecem no ranking das 100 melhores escolas com os índices do Ideb no país: O câmpus Caraguatatuba ocupa o 6º lugar no ranking; o câmpus Birigui, em 59º lugar, o câmpus Votuporanga, em 69º lugar, e o câmpus Itapetininga, em 84º lugar. No comparativo somente entre as escolas que ofertam ensino médio no estado de São Paulo, o IFSP ocupa o 2º lugar com o câmpus Caraguatatuba, 28º lugar com o câmpus Birigui, 38º lugar com o câmpus Votuporanga e 48º com o câmpus Itapetininga.