Sobre o NAPNE
- Qual a finalidade do NAPNE?
O NAPNE tem por finalidade desenvolver ações, programas, projetos que contribuam para a promoção da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais específicas, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência e êxito, e na sua qualidade de vida com ética, respeito, cidadania e social.
- Qual os objetivos do NAPNE?
O NAPNE tem como objetivos:
I - Contribuir para criação de espaços que viabilizem a discussão para a implementação da cultura da educação para a convivência, para o respeito à diversidade, para a promoção da acessibilidade arquitetônica, bem como para a eliminação das barreiras educacionais e atitudinais, incluindo socialmente a todos por meio da educação;
II - Prestar apoio educacional aos estudantes;
III - Difundir e programar as diretrizes de inclusão dos estudantes;
IV - Envolver os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar no sentido de estabelecer políticas e diretrizes para inclusão no IFSP enquanto um compromisso coletivo (de todos);
V - Instigar a prática democrática e as ações inclusivas para os estudantes.
- Então, quem são as pessoas atendidas pelo NAPNE?
São os estudantes com deficiência (visual, auditiva, física, intelectual, múltipla), transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação.
DEFICIÊNCIA: Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos permanentes, de longo prazo, temporários ou intermitentes de natureza física, intelectual/cognitiva ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem impedir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. (Decretos nº 186/08 e nº 6.949/09)*
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Transtorno do Espectro Autista é definido como deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social e falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento. (Lei nº 12.764/12)*
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO Estudantes com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. (Fonte: site do MEC)*
INCLUSÃO é a garantia de acessibilidade, de acolhimento e de permanência dos estudantes na instituição de ensino, respeitando as diferenças de cada um. É com essa compreensão que a Coordenadoria Napne busca promover a educação inclusiva nos câmpus do Instituto.
- E quando eu devo procurar o NAPNE?
Imprescindivelmente logo depois de efetivada a matrícula. Mas se você ainda não fez isso, faça já.
- Afinal, quem eu devo procurar no câmpus?
Você pode procurar a coordenadora Michele Oliviera da Silva, no bloco E, na sala 114 ou enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O NAPNE é composto pelos seguintes membros de acordo com a PORTARIA Nº BRI.0032/2022, DE 26 DE ABRIL DE 2022:
MICHELE OLIVEIRA DA SILVA - COORDENADORA
MAIRA PINCERATO ANDÓZIA - SECRETÁRIA
ADELINE MARIA BORGES BRANCO GOMES
ADRIANO DE SOUZA MARQUES
ANDERSON GUSTAVO LAHR
CAIO CÉSAR PINTO SANTANA
CARMEN IZAURA MOLINA CORREA
DANIELA GALERA CASTILHO
FLÁVIA CAMPELLO
JOÃO PAULO CRIVELLARO DE MENEZES
JEISON JOCIMAR ZAURIZIO DE SOUZA
MARILEIDE ANDRADE DE JESUS ROCHA
PAULA ZITKO ALVES RAMOS
ROBERTO RILLO BISCARO
TATIANE APARECIDA DA SILVA
VALTEMIR DE ALENCAR E SILVA
Contato
Você pode procurar a coordenadora Michele Oliviera da Silva, no bloco E, na sala 114 ou enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O NAPNE é composto pelos seguintes membros de acordo com a PORTARIA Nº BRI.0032/2022, DE 26 DE ABRIL DE 2022:
MICHELE OLIVEIRA DA SILVA - COORDENADORA
MAIRA PINCERATO ANDÓZIA - SECRETÁRIA
ADELINE MARIA BORGES BRANCO GOMES
ADRIANO DE SOUZA MARQUES
ANDERSON GUSTAVO LAHR
CAIO CÉSAR PINTO SANTANA
CARMEN IZAURA MOLINA CORREA
DANIELA GALERA CASTILHO
FLÁVIA CAMPELLO
JOÃO PAULO CRIVELLARO DE MENEZES
JEISON JOCIMAR ZAURIZIO DE SOUZA
MARILEIDE ANDRADE DE JESUS ROCHA
PAULA ZITKO ALVES RAMOS
ROBERTO RILLO BISCARO
TATIANE APARECIDA DA SILVA
VALTEMIR DE ALENCAR E SILVA
Materiais Adaptados
O NAPNE possui uma sala de atendimento no Bloco E, equipada com computador, materiais pedagógicos, cadeira de rodas, etc. Neste ano de 2023, recebemos materiais adaptados confeccionados pelo Instituto Benjamin Constant na área da Física e Matemática para a deficiência visual para ser utilizados para eventuais alunos com deficiência visual, por docentes das licenciaturas nas aulas sobre inclusão e por alunos das licenciaturas em seus estágios.
Eixos Cartesianos (1 prancha 28x29cm);
Figuras Geométricas (1 prancha 28x29cm);
Relação Circunferência e Diâmetro (1 prancha 28x29cm);
Reta Numerada (1 prancha 36x10cm);
Noções Básicas de Conjunto (1 caderno 28x29cm).
Representações Matemática em Relevo vol I -
Numerais (1 caderno 28x29cm);
Representações Matemática em Relevo vol II -
Teoria dos Conjuntos (1 caderno 28x29cm);
Representações Matemática em Relevo vol III - Sinais de Operação,
Relação e Associação (1 caderno 28x29cm);
Caderno de Geometria 8ºAno / 7ª Série: Parte I (1 caderno 28x29cm);
Caderno de Geometria 8ºAno / 7ª Série: Parte II (1 caderno 28x29cm);
Caderno de Geometria 8ºAno / 7ª Série: Parte III (1 caderno 28x29cm);
Simbolização Matemática em Relevo – do 1º ao 5º Ano (1 caderno 28x29cm);
Simbolização Matemática em Relevo – do 6º ao 9º Ano (1 caderno 28x29cm);
Função 1º Grau ou Função afim (1 caderno 28x29cm);
Caderno de Trigonometria (1 caderno 28x29cm);
A Lua e a Terra – órbita (1 prancha 28x29cm);
O Sol e a Terra – órbita (1 prancha 28x29cm);
.Principais Fases da Lua (1 prancha 28x29cm);
Vetores (1 caderno 28x29cm);
Cinemática – Volume I (1 caderno 28x29cm);
Cinemática – Volume II (1 caderno 28x29cm);
Forças e Leis de Newton (1 caderno 28x29cm);
Eletricidade (1 caderno 28x29cm);
Caderno de Óptica (1 caderno 28x29cm);
Calor e Temperatura (1 caderno 28x29cm);
Caderno de Ondas (1 caderno 28x29cm);
Força Centrípeta (1 Prancha 28x29cm);
Força de Atrito (1 prancha 28x29cm);
Plano Inclinado (1 prancha 28x29cm);
Energia (1 caderno 28x29cm);
Magnetismo (1 caderno 28x29cm);
Fluidos (1 caderno 28x29cm);
Gases (1 caderno 28x29cm);
Cor do Espectro Visível (1 prancha 36x47,5cm);
Espectro Eletromagnético (1 prancha 36x47,5cm);
Onda Eletromagnética (1 prancha 36x47,5cm).
https://drive.ifsp.edu.br/s/sbVTpjSrapeUF80
Leitura Obrigatória
ATUAÇÃO DO NAPNE NO CONTEXTO ESCOLAR
As demandas que geram as ações de apoio discente surgem a partir de um programa sistemático de atendimento envolvendo a coordenadorias de ensino, direção, coordenação e docentes, apresentado na Figura 1.
FIGURA 1: Ações de atendimento ao aluno
No Câmpus Birigui, pela atuação da coordenadoria do Núcleo de Apoio às Pessoas com necessidades específicas (INSTRUÇÃO NORMATIVA PRE IFSP nº 13, de 17 de fevereiro de 2022) em conjunto com equipe da Coordenadoria Sociopedagógia (CSP- Resolução nº138/2014) e dos docentes, buscar-se-á o desenvolvimento de ações inclusivas, incluindo a construção de currículos, objetivos, conteúdos e metodologias que sejam adequados às condições de aprendizagem do(a) estudante inclusive o uso de tecnologias assistivas, acessibilidade digital nos materiais disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem.
Ações Inclusivas são realizadas pela coordenadoria do NAPNE aos alunos que fazem parte do público alvo da Educação Especial e os assegura:
- Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos que atendam suas necessidades específicas de ensino e aprendizagem;
- Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelaram capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual e psicomotora;
- Acesso Igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível de ensino.
Todos os alunos que fazem parte do público alvo da Educação Especial são atendidos pela Coordenadoria do NAPNE. São realizados os planejamentos educacionais individualizados, prevendo acompanhamento ao aluno e orientações à comunidade escolar de acordo com cada caso.
São realizados estudos para avaliar a acessibilidade do campus e propor, quando necessário, modificações para tornar o espaço acessível.
Aos alunos atendidos pelo NAPNE, foram disponibilizadas Lupas Eletrônicas Portáteis para uso exclusivo de alunos com baixa visão. Foi disponibilizado um computador com leitor de tela para uso exclusivo na biblioteca, assim como computadores com softwares acessíveis nos laboratórios.
SUGESTÕES DE LEITURA:
Inclusão escolar e atuação dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais
Específicas no Instituto Federal de São Paulo - https://drive.ifsp.edu.br/s/dHeyvtHixBzKccX
Diretrizes legais para o atendimento do estudante com altas habilidades/superdotação https://drive.ifsp.edu.br/s/x6UzACaRknpW6CA
ABNT NBR 9050 - https://drive.ifsp.edu.br/s/MiaQYYLcoILtS2Y
PARALIMPÍADA RIO 2016: QUE EVENTO FOI ESSE? https://drive.ifsp.edu.br/s/08z2KGiKAw4LtSk
Documentos Institucionais
Relatório de Ações Anuais
Projeto ASAH
PROJETO ASAH - ATENDIMENTO SUPLEMENTAR A ALUNOS COM TRAÇOS DE ALTAS HABILIDADES
O aluno com altas habilidades faz parte do público-alvo da Educação Especial e portanto, deve ter garantido o acesso a uma escola inclusiva. A coordenação do núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas dos Institutos Federais tem o objetivo de acompanhar essa população no âmbito escolar. No entanto, há dificuldade em identificar o aluno, pela dificuldade de acesso ao diagnóstico na rede pública (ainda voltado para a área da saúde) e também pelo mito do aluno perfeito, que não precisaria de nenhum acompanhamento. Dessa maneira, questiona-se como organizar um atendimento suplementar para enriquecimento curricular de alunos com traços de altas habilidades matriculados no Ensino Médio, iniciando por aqueles matriculados no Ensino Médio integrado do campus de Birigui?
OBJETIVO DO PROJETO
Implantar uma proposta de atendimento suplementar para enriquecimento curricular de alunos com traços de altas habilidades.
CONFIRA MAIS DETALHES DO PROJETO: drive.ifsp.edu.br/s/Y4JXfsGwwnOS9kC
Redes Sociais