Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professor vence Concurso Nacional de Literatura Infantil e terá livro lançado em dez / 2017.

Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 14h39 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 14h43 | Acessos: 89

O professor Antonio Luceni, docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Birigui, foi vencedor do Concurso Nacional de Literatura Infantil "Nelly Novaes Coelho", promovido pela União Brasileira de Escritores - UBE, em 2015.

O concurso, que contou com a participação de escritores de alto nível, teve como premiação, além de medalhas, a publicação do livro vencedor pela editora Letra Selvagem. Luceni venceu o concurso com a obra “O menino e o vento”, que será lançada no próximo dia 19 (terça-feira) na sede da UBE, em São Paulo.

A obra

“O menino e o vento” é capaz de interessar, divertir, emocionar o pequeno leitor. A história da amizade entre o menino e o vento, escrita em prosa poética e com a delicadeza de quem sabe manejar bem as palavras, se impõe como texto importante. Chega para provar, mais uma vez, que os prêmios literários são fundamentais ao criarem possibilidade de se expandir o cenário restrito aos interesses das grandes editoras. Abrem, com vocação de garimpeiros de talentos, oportunidades. Sem eles, talvez, perdêssemos este contato tão profícuo com a excelência, com a novidade.

Vento-nada, vento-poeira, vento-cheiro, vento-canção, vento-tato, vento-passagem. Todos os ventos habitam a fantasia do menino pobre. Companheiros em um universo seco em tudo, principalmente em afetos, eles brincam. Na solidão daquele agreste onde a poeira em forma de miséria ocupa todos os espaços, entranhando nas coisas e na alma do protagonista, a criança segue o seu caminho desprovido de opções. Um conto belo e triste. Não tão próprio para o leitor mirim, diriam alguns. Discordo. Conhecer a verdade pode ser didático e libertador. Ou devemos esconder a realidade de nossos filhos? (Trecho do prefácio escrito por Ricardo Ramos Filho, presidente do júri).

 

O Lançamento

O lançamento acontecerá às 19 horas na Sede da UBE/SP – Rua Rego Freitas, 454 – 6º andar – República – São Paulo – SP / Brasil.

Entrada franca.

luceni-01.jpg luceni-02.jpg

registrado em:
Fim do conteúdo da página