Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grupos de Pesquisa > Nossos Grupos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Nossos Grupos de Pesquisa

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2016, 08h28 | Última atualização em Terça, 23 de Maio de 2017, 11h47 | Acessos: 542
Grupo Colaborativo de Educação Matemática e Educação Científica
Área Matemática
Ano de Criação 2014
Líder do Grupo Zionice Garbelini Martos Rodrigues (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Repercussão Produção coletiva de artigos científicos; contribuição para a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem dos alunos na disciplina Matemática das unidades escolares envolvidas na pesquisa, promovendo ações inovadoras na prática docente para o ensino dos conceitos matemáticos do currículo escolar buscando atuar tanto na formação inicial quanto na formação continuada de professores de Matemática; Coletar através de diferentes registros (observações, filmagens, relatos, fotos, etc.) informações para a reflexão da prática docente com tematizações entre os professores envolvidos, analisando as condições didáticas oferecidas, as intervenções necessárias, as variações possíveis de uma mesma atividade a fim de atender diferentes saberes.
Link CNPq http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9413347046415270 
   
  Grupo de Pesquisa em Inovação
Área Economia
Ano de Criação 2015
Líder do Grupo Andréia de Alcântara Cerizza (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Repercussão Em 2013, foi desenvolvido um grupo de estudos multidisciplinar intitulado Grupo de Estudos sobre Inovação Tecnológica e Territorial GEITT, visando a geração de conhecimento pela valorização de estudos sobre inovação (perspectiva sistêmica). Em 2015, torna-se Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica e Territorial GPITT, com viés em estudos sobre Desenvolvimento Local, Arranjos e Sistemas Produtivos Locais, Sustentabilidade, Economia Solidária, Análise Setorial e Políticas Públicas de Inovação. O objetivo do GPITT é potencializar o conhecimento sobre inovação e temáticas relacionadas; e o processo inovativo (tanto na perspectiva tecnológica, quanto territorial) privilegiando a atuação do Instituto Federal campus Birigui no fortalecimento do sistema local e regional de inovação e a interação com o Sistema Nacional de Inovação (SNI).
Link CNPq  http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6502545967142080 
   
Grupo de Síntese, Caracterização e  Modelagem de Materiais
Área  Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Ano de Criação 2014
Líder do Grupo  Allan Victor Ribeiro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Repercussão O grupo recentemente criado, vem trabalhando para divulgação de suas pesquisas e implementação de laboratórios próprios no IFSP campus Birigui. Conta com a participação de diversos pesquisadores. As atividades de pesquisa do grupo as linhas de pesquisa de Nanomateriais e Biomateriais, Caracterização estrutural/microestrutural e espectroscópica, Modelagem e Simulação Computacional. O SCaM conta com colaboração internacional com a Universidade de Sambalpur (Ìndia) através do Prof Dr. Banarji Behera e mantem colaborações Nacionais com diversas Universidades (UNESP, UFSCar e UFT).
Link CNPq  http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2604072233819425 
   

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIEDADE E CULTURA O grupo de pesquisa e estudos “Ciências Humanas, Sociedade e Cultura” integrado por pesquisadores das áreas de Ciências Humanas, de forma interdisciplinar, tem por objetivo central contribuir, através de pesquisas de natureza científica, para o conhecimento dos processos de ocupação, povoamento e desenvolvimento, social, econômico e cultural da região Noroeste do Estado de São Paulo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página