LabSol Semana da Mulher 2024 – veja como foi

Publicado: Terça, 19 de Março de 2024, 13h13 | Última atualização em Terça, 19 de Março de 2024, 13h14 | Acessos: 242

evento LabSol Semana da Mulher 2024 ocorreu de quatro a oito de março, promovido pelo LabSol – Laboratório de Empreendimentos Econômicos, com ações desenvolvidas por servidores, alunos e comunidade externa. Em 2024, a semana valorizou o projeto LabSol Mulheres Empreendedoras: Artesanato Sustentável, fomentado pelo Programa Mulheres Mil/Programa Mulheres IFSP, da PRX – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com capacidade para atender 70 alunas no campus Birigui, contando com 18 parcerias e sob a Coordenação da Profª Drª Andréia de Alcantara Cerizza.

A Semana enfatizou o tema da ONU, para o Dia Internacional da Mulher 2024:
"Invista nas mulheres: acelere o progresso". Segundo a ONU (2023), garantir os direitos das mulheres e meninas em todos os aspectos da vida é a única maneira de garantir economias prósperas e justas e um planeta saudável para as gerações futuras. Outro destaque da Semana foi a IWD – International Women's Day, cujo tema foi “Inspire a inclusão”, como movimento global de inclusão das mulheres em todos os campos de atuação.

Em 04 de março, na segunda-feira, ocorreu a abertura da Semana, com a Mesa redonda: Mulheres Mil: Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável, e participação de Mariana Bertolotti - Diretora de Equidade e Ações Comunitárias – DEAC – PRX IFSP e Priscilla Najara Dagel Souza - Coordenadora Geral do Mulheres Mil no IFSP. O auditório estava lotado, com muitos servidores e alunos, bem como parceiros dos projetos.

Na sequência, ocorreu a Palestra:  Mulheres e a Gastronomia Sustentável, ministrada pelo Profº Rodrigo Delphino - Diretor de Cooperação e Sustentabilidade no IFSP. No período da tarde, ocorreu a Roda de Conversa sobre os serviços municipais voltados às mulheres, com as participações da Srª Silvana Caetano Leal Milani - Secretária de Assistência Social, Profª Andréia de Alcantara Cerizza – Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Srª Cássia Rita Santana Celestino – Secretária de Saúde e Antônio Carlos André Júnior – Comandante da Guarda Municipal de Birigui.

No dia 05 de março, terça-feira, ocorreu a Mostra - O protagonismo da Mulher na ciência e tecnologia, organizada pela Turma do primeiro ano do Curso Engenharia da Computação.  O evento faz parte do Projeto Curricularização da Extensão e congrega as disciplinas – Língua Portuguesa e Atividades de Extensão I, ministradas pelas Profªs Joyce Helena Ferreira dos Santos e Andréia de Alcantara Cerizza.

No dia 06 de março, quarta-feira, ocorreu a palestra intitulada Desafios e conquistas das mulheres como sujeitos de direitos, com as ministrantes Srª Nelise Christino de Castro Santos Ogawa -Defensora Pública e Lidiane Aparecida Longo e Garcia Gonçalves, Professora do IFSP campus Birigui. O evento em parceria com a Comissão de Direitos Humanos e Cultura da Paz do IFSP campus Birigui.

Na quinta-feira, dia 07 de março, foi demonstrado o Projeto de Ensino - O protagonismo da Mulher na ciência, tecnologia e literatura, realizado pela turma do 1º ano do Curso Técnico em Administração integrado, pela disciplina ministrada pelas Profªs Joyce Helena Ferreira dos Santos e Luciana Leal.

Na sexta-feira, dia 08 de março, no Dia Internacional da Mulher, foram promovidos dois encontros. Pela manhã, ocorreu o Lab Sol Café da Mulher, com destaque para o Professor Wellington da Silva Borazzo, Coordenador do Projeto extensão IFTOCA e seus extensionistas, os alunos Ellen Fernanda de Souza, Sophia Passos de Oliveira, Natália Cristina Wang e Luiz Eduardo Garcia e a Profa Joyce Helena Ferreira dos Santos, que recitou poesias. Já no período vespertino, ocorreu o Café com prosa: 8 de março – Reflexões sobre o Dia Internacional da Mulher, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM, pela Secretaria de Assistência Social e pelo Fundo Social de Solidariedade.

Para mais informações sobre o Dia Internacional da Mulher 2024, acesse:

ONU Mulheres - International Women’s Day 2024: ‘Invest in women: Accelerate progress’   | UN Women – Headquarters

#InvestInWomen

IWD: Tema da campanha do Dia Internacional da Mulher 2024 - https://www.internationalwomensday.com/

#InspireInclusion

429761859_10224658207263980_7414822714403006643_n.jpg Andria.jpg Caf_Wellington.jpg Caf_da_Mulher.jpg Fundo_social.jpg Lidi.jpg Mari_Pri_e_1_Dama.jpg ndria_Eng.jpg oda.jpg