"Reflorestar a mente para curar a Terra" é tema de palestra do Festival Indígena Moyâmu do Campus Birigui/IFSP

Publicado: Quinta, 02 de Mai de 2024, 13h10 | Última atualização em Quinta, 02 de Mai de 2024, 13h11 | Acessos: 191

No dia 20 de abril, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), Campus Birigui,  num esforço coletivo da Comissão Etno e dos servidores/as do campus,  celebrou o Dia dos Povos Indígenas com o festival Moyãmu, que significa "conhecimento" na língua da etnia indígena Yanomami. O evento foi marcado por atividades culturais e educativas, destacando-se a palestra de Luana Guarani, militante indígena, que falou sobre "Reflorestando Mentes para Curar a Terra". Essa palestra abordou a importância da conexão com as raízes ancestrais e a luta contínua dos povos indígenas para serem reconhecidos em seus direitos e reivindicações.

O festival também incluiu o plantio simbólico de mudas de árvore frutífera, reforçando a mensagem de renovação e respeito ao meio ambiente. Além disso, foram recitados poemas e trechos de obras de Ailton Krenak, personalidade indígena homenageada durante o festival, que recentemente foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras (2024), evidenciando a riqueza e o alcance da sabedoria indígena.

A presença de um público diversificado, incluindo estudantes, moradores locais, professoras/es, coordenadoras/es, diretoras/es e visitantes de Birigui e região, confirmou  o apoio da comunidade ao evento e à causa indígena, promovendo uma maior conscientização sobre as questões indígenas e a importância de preservar a cultura e os direitos desses povos, que nos constituem como autenticamente Brasileiras/os.

Plantando_rvores_-_Festival_Moymu2.jpg