Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto Leia! agora em formato digital

Publicado: Sexta, 30 de Outubro de 2020, 17h16 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2020, 08h13 | Acessos: 253
imagem sem descrição.

Iniciado em 2018, pelos banheiros do IFSP, câmpus Birigui, o Projeto Leia! tem como principal objetivo propiciar momentos de leitura, especialmente de poemas, de forma inusitada, daí a escolha dos “banheiros” como locus dos textos. “O uso dos sanitários é, talvez, um dos poucos momentos em que nos desligamos dos afazeres mais mecânicos e cotidianos. Obrigatoriamente temos que parar por alguns instantes e cumprir com nossas necessidades fisiológicas. Por que não aproveitar esse momento para ler um poema?”, pondera o idealizador e executor do projeto, professor Antonio Luceni, docente de Arte do câmpus.

Estrategicamente os poemas eram colocados em portas e paredes dos banheiros, de modo a facilitar a leitura por parte dos usuários. Também poemas curtos, para que a leitura fosse feita de modo completo e rápido. Tanto textos de autores nacionais quanto estrangeiros eram fixados, bem como de servidores do câmpus que se arriscam na arte de produzir poesia.

Nesse momento de isolamento social, em razão da pandemia gerada pela COVID 19, optou-se por fazer a versão virtual do projeto. “Claro que não é a mesma coisa. Agora só irá ler os poemas quem de fato tiver interesse e acessar o espaço criado no sítio do câmpus para isso. Mas ao menos temos mais essa opção para aliviar parte dos problemas gerados pelo isolamento”, destaca Luceni.

A cada semana um novo texto, poema ou fragmento de prosa poética. Fique atento e boa leitura!

Semana 87 https://spark.adobe.com/page/iuwcU21Mwg9Dc/
Semana 86 https://spark.adobe.com/page/2LAvZzZvIx4Zk/
Semana 85 https://spark.adobe.com/page/ZPmdXRYuENJez/
Semana 84 https://spark.adobe.com/page/FEmkl2RCSwegE/
Semana 83 https://spark.adobe.com/page/CSw97dMrDngXY/
registrado em:
Fim do conteúdo da página