Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática
Informações básicas Portadores de diploma dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática, Pedagogia, Química, áreas afins ou bacharéis que possuam diploma de Programas de Formação Pedagógica. Carga Horária Objetivos Gerais 3.2. Objetivos Específicos
Sobre o curso
Modalidade: Educação à Distância (EAD) com encontros presenciais quinzenais realizados ao longo do semestre.
Duração: 2 semestres
Periodicidade de ingresso: anual
Vagas: 20 por seleção
Coordenador: Prof. Dr. Allan Victor Ribeiro
E-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Público-alvo
O curso de pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática está configurado com 75% de sua carga horária total a ser realizada à distância, conforme previsto na estrutura curricular da seção 8. Totalizando onze componentes curriculares obrigatórios, o curso é composto por 360 horas distribuídas em dois semestres sendo 180 horas no primeiro e 180 horas no segundo semestre letivo.
Ao que compete aos momentos presenciais dos componentes curriculares, os encontros devem acontecer quinzenalmente aos sábados, com aulas de 50 minutos (cada), durante todo o curso, conforme cronograma em calendário semestral a ser divulgado no semestre antecessor. As atividades avaliativas deverão ser realizadas durante esses encontros presenciais.
Ofertar formação em nível de Pós-Graduação Lato Sensu aos professores (as) da educação básica das redes públicas e privadas, buscando formá-los (as) tanto do ponto de vista teórico e epistemológico quanto das práticas pedagógicas contemporâneas da área de Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática.
• Proporcionar aos professores um espaço de reflexão e aperfeiçoamento profissional, caracterizando a formação continuada;
• Compreender criticamente a ciência e a educação, como fenômeno cultural e histórico, bem como, suas inter-relações;
• Valorizar os princípios da educação continuada e da prática investigativa, buscando novas formas do saber e fazer científico e pedagógico;
• Propiciar a ampliação dos conhecimentos básicos nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, sugeridos através de temas presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionando e contextualizando de acordo com os conhecimentos dos estudantes;
• Ofertar formação aos professores (as) cursistas no que se refere à uma perspectiva investigativa, utilizando contextos locais e regionais;
• Propiciar a formação nos princípios gerais e fundamentais das Ciências da Natureza e Matemática, abrangendo a elaboração e resolução de problemas tanto de caráter teórico quanto experimental, visando a expansão do conhecimento científico;
• Refletir sobre as possibilidades de práticas pedagógicas em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, nos diferentes contextos, escolares ou não escolares, no que se refere principalmente à educação básica;
• Refletir sobre a interdisciplinaridade intrínseca aos temas comumente trabalhados nas práticas pedagógicas de Ensino de Ciências da Natureza e Matemática e sugeridos pela BNCC, buscando incluir nas discussões questões epistemológicas sobre a construção do conhecimento em nossa sociedade;
• Estudar e refletir sobre as questões ambientais, sociais, políticas, culturais e étnicas que permeiam o processo de construção do conhecimento no Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática;
• Propiciar uma reflexão contínua da sua prática pedagógica, no sentido de repensar suas estratégias de ensino e aprendizagem para promover as competências e habilidades propostas pela BNCC;
• Pesquisar, investigar, refletir, realizar análises críticas, usar a criatividade e buscar soluções tecnológicas para selecionar, organizar e planejar práticas pedagógicas desafiadoras, coerentes e significativas;
• Contribuir para a realização de projetos coletivos na escola de educação básica;
• Compreender e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para poder ensinar a realidade com engajamento na aprendizagem do estudante e na sua própria aprendizagem colaborando para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática e inclusiva;
• Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, considerando os direitos humanos nas diversas práticas docentes, como recurso pedagógico e como ferramenta de formação, para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e potencializar as aprendizagens;
Perfil do egresso
O profissional formado no curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática deverá: (a) ter formação sólida em conteúdos de sua área de origem e conhecimentos dos métodos e técnicas de ensino que lhe permitam atuar em projetos de ensino e aprendizagem nessas áreas, seja na educação básica ou ensino superior ou mesmo em ambientes não formais da educação; (b) Desenvolver habilidades e conhecimentos de pesquisa que lhe permitam propor abordagens para enfrentar os desafios educacionais no ensino de Ciências e Matemática em níveis regional e nacional, aprimorando a capacidade de articular saberes pedagógicos, compreender aspectos históricos e epistemológicos da ciência e utilizar novas tecnologias de ensino. A demanda regional por egressos com este perfil vai ao encontro da tendência nacional do mundo do trabalho para profissionais voltados ao Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, que é por professores para:
• Séries iniciais, como é o caso dos pedagogos;
• Ensino fundamental e médio, como é o caso de professores de Matemática e das áreas de Ciências da Natureza, dentre outros;
• Ensino tecnológico nas mais diversas áreas, como a ambiental e a engenharia.
Redes Sociais