Sobre a Engenharia de Computação
O engenheiro de computação projeta e constrói periféricos tais como computadores, teclados, monitores, projetos de automação e controle, na implantação de equipamentos de redes e telefonia celular, projetos e programação de robôs e nas áreas de inteligência artificial.
O estágio é obrigatório, e pode ser realizado em empresas do setor eletroeletrônico, de controle e automação, sistemas de informação e de telecomunicações.
No estágio as atividades desenvolvidas são: Projeto e teste de circuitos analógicos e digitais, projeto de sistemas de controle e automação, projeto de sistemas computacionais, dentre eles redes de computadores, projeto, desenvolvimento e teste de software.
O início da carreira do engenheiro de computação acontece nas áreas em que os conhecimentos de eletrônica e computação são fundamentais e se complementam, como sistemas microprocessados, eletrônica, redes de comunicação de dados e automação industrial.
Na evolução da carreira profissional o engenheiro de computação tem várias possibilidades, destacamos a carreira técnica, atuando na liderança de grandes projetos; na carreira gerencial, assumindo postos de gerência e direção. Podendo também trabalhar como um empreendedor autônomo, ou ainda na carreira acadêmica.
Para tanto é importantíssimo estar sempre atualizado, o mercado é muito dinâmico e as inovações tecnológicas e na área de computação evoluem com grande velocidade, e o domínio de língua estrangeira e pós-graduação (Mestrado e Doutorado) também são diferencias para o profissional que pretende se destacar no mercado.
Objetivo
O Curso Superior de Engenharia de Computação tem por objetivo geral propiciar ao estudante um processo formativo que o habilitará a ser um profissional apto a produzir e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos na área de Engenharia de Computação envolvendo a integração de áreas da Ciência da Computação e da Engenharia Elétrica como, por exemplo, no desenvolvimento de sistemas eletrônicos computacionais que unem equipamentos eletrônicos a softwares.
Objetivos Específicos.
Formar profissionais aptos para o exercício da Engenharia de Computação a fim de integrar um núcleo interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de hardware e software.
Utilizar a pesquisa científica nos processos formativos como instrumento de construção e reconstrução do conhecimento e de transferência de tecnologia, visando à formação de profissionais aptos a contribuir para o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas de interesse para os setores público e privado na área de Engenharia de Computação.
Oferecer práticas acadêmicas que contribuam para a formação de profissionais aptos a propor novas soluções a partir das dificuldades e necessidades de diversos setores da economia.
Trabalhar conteúdos que habilite o profissional de Engenharia de Computação a definir, executar e coordenar projetos de software e/ou hardware nas áreas de:
♦ Sistemas computacionais: Arquitetura de Computadores, Sistemas de Teleprocessamento, Redes de Computadores;
♦ Sistemas de controle e automação: Controle de Processos, Automação, Robótica;
♦ Sistemas de programação: Linguagens de Programação, Sistemas Operacionais, Software Básico;
♦ Sistemas digitais: Projeto de Hardware, Software de Tempo Real;
♦ Aplicações empresariais: Banco de Dados, Análise de Sistemas, Engenharia de Software;
♦ Outras aplicações: Processamento Digital de Imagens, Projeto Assistido por Computador, Inteligência Artificial;
♦ Habilitar o engenheiro de computação para atuar nos seguintes segmentos do mercado de trabalho:
♦ Indústria: Projetando e implementando sistemas de controle digital ou analógico, sistemas computacionais de apoio à manufatura, hardware e software específicos para instrumentação ou acionamento. O engenheiro de computação é hoje um profissional indispensável à indústria moderna;
♦ Instituições Financeiras: Projetando e implementando sistemas de hardware e software de controle e teleprocessamento de operações financeiras (automação bancária), sistemas de apoio ao investimento ou, ainda, gerenciando ou participando de equipes de profissionais de centros de processamento de dados;
♦ Comércio e Serviços: Atuando como consultor na área de análise e implementação de sistemas. Gerenciando ou participando de equipes de centros de processamento de dados. Projetando e implementando sistemas de automação de serviços;
♦ Universidade e Centros de Pesquisa: Participando, como professor, da formação de outros profissionais das áreas de engenharia e informática. Participando de equipes de pesquisa nas áreas de hardware e software.
NDE
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE – NDE.
Resolução Normativa IFSP n.º 01/2022, de 08 de março de 2022
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo e de assessoramento constituído por um grupo de docentes com atribuições acadêmicas de acompanhamento, que devem atuar no processo de concepção, consolidação e contínua avaliação e atualização do Projeto Pedagógico do Curso - PPC.
O NDE é responsável por:
- Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
- Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
- Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão;
- Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação;
- Encaminhar as propostas de curso e sua alteração à Direção Geral do câmpus, que as enviará para a Pró-reitora de Ensino.
Membros:
Francisco Sérgio dos Santos
Alexandre Alves de Lima Ribeiro
Cássio Agnaldo Onodera
Cássio Stersi dos Santos Neto
Danilo Pazian Paulo
Renato Correia de Barros
Colegiado
COLEGIAO DE CURSO
Instrução Normativa PRE IFSP nº 14, de 18 de março de 2022
O Colegiado de Curso é órgão consultivo e deliberativo de cada curso superior do IFSP, responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no projeto pedagógico do curso. É formado por professores, estudantes e técnicos-administrativos.
Atribuições:
O Colegiado de Curso é responsável por:
Conduzir e aprovar em primeira instância os trabalhos de reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso – PPC;
Emitir parecer, quando solicitado, sobre: aproveitamento de estudos, aceleração de estudos, transferências e adaptações;
Estabelecer critérios para preenchimento de vagas remanescentes ociosas;
Elaborar e aprovar o Regulamento de Atividades Complementares;
Analisar e dar parecer de solicitações referentes à avaliação de atividades executadas pelos alunos e não previstas no Regulamento de Atividades Complementares;
Estabelecer critérios e procedimentos de acompanhamento e avaliação do curso;
Colaborar no processo de reconhecimento e renovação de reconhecimento do curso;
Avaliar as propostas de projetos e convênios encaminhados pela coordenação do curso;
Apontar as necessidades de alocação de recursos materiais, humanos, bem como capacitação destinada ao aprimoramento do curso;
Avaliar a solicitação de dispensa de alunos-monitores, mediante proposta do seu Coordenador, a ser submetida ao órgão responsável;
Deliberar em primeira instancia sobre os pedidos de prorrogação de prazo para conclusão de curso.
Membros:
Francisco Sérgio dos Santos
Alexandre Alves de Lima Ribeiro
Anderson Duarte Betiol
Cássio Agnaldo Onodera
Luiz Fernando da Costa Zonetti
Murilo Varges da Silva
Renato Correia de Barros
Karina Mitiko Toma
Valtemir de Alencar e Silva
Cássio Stersi dos Santos Neto
Anderson Gustavo Lahr –
Nathalia Maria Urenha Machado
César Augusto Gomes dos Santos
CPA
Comissão Própria de Avaliação – CPA
A Comissão Própria de Avaliação - CPA-IFSP é o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.
A partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino Superior passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA.
A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A metodologia de trabalho está centrada resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios.
É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica.
Visa ao desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda a interesses da comunidade, já manifestados inúmeras vezes:
- Produzir conhecimento;
- Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
- Identificar as causas de problemas e deficiências;
- Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários;
- Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
- Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
- Prestar contas à sociedade;
- Efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade.
A implantação da CPA no IFSP atendeu ao Art. 11 da Lei 10.861/2004:
Corpo Docente
Professor
|
Titulação
|
E-mail
|
Adriano de Souza Marques
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Alexandre Alves de Lima Ribeiro
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Altemir Antônio Pereira Júnior
|
Especialista
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Anderson Duarte Betiol
|
Mestre
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
André Luiz Crevelaro Gracia
|
Mestre
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Andreia de Alcântara Cerizza
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Beranice Maria de Lima Torquato
|
Mestre
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Bruno Rafael Gamino
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Carlos Eduardo de Souza Zambom
|
Mestre
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Cássio Agnaldo Onodera
|
Mestre
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Cássio Stersi dos Santos Neto
|
Mestre
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Danilo Pazian Paulo
|
Mestre
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Eduardo Shigueo Hoji
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Francisco Sérgio dos Santos
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Gisele de Carvalho Apolinário Santos
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Graciliano Antônio Damazo
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Helen de Freitas Santos
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Heloísa Bressan Gonçalves
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
João Paulo Crivellaro de Menezes
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Jonny Max Catarino
|
Mestre
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Joyce Helena Ferreira dos Santos
|
Mestre
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Karina Mitiko Toma
|
Mestre
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Lidiane Aparecida Longo e Garcia Gonçalves
|
Mestre
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Luiz Fernando da Costa Zonetti
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Marco Akio Ikeshoji
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Marcos Roberto Ruybal Bica
|
Mestre
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Murilo Varges da Silva
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Natália Ellen Castilho de Almeida
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Paula Zitko Alves Ramos
|
Mestre
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Rafael Paiva Garcia
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Renato Correia de Barros
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Ricardo Conde Camilo
|
Mestre
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Rogério Pinto Alexandre
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Rubens Arantes Corrêa
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Valtemir Alencar e Silva
|
Doutor
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Redes Sociais