Sobre a licenciatura em matemática
O objetivo principal do curso de Licenciatura em Matemática é formar professores com amplo domínio teórico e prático do conteúdo específico da Matemática e da práxis pedagógica, além de criar profissionais reflexivos, competentes e críticos, capazes de promover o conhecimento científico e a disseminação da ciência. Para contribuir para a melhoria do ensino da Matemática, o curso visa formar grupos de professores-pesquisadores capazes de buscar novas alternativas para o ensino de Matemática, atuando como agentes multiplicadores das soluções encontradas. Assim, busca-se consolidar uma práxis educativa que contribua para a inserção social, à formação integradora e à produção do conhecimento.</li>
Mercado de Trabalho e perfil profissional
O mercado de trabalho para o Licenciado em Matemática é promissor devido à falta desse profissional na educação básica. Ademais, terá condições de ingressar em um curso de pós-graduação (mestrado, doutorado) podendo atuar na pesquisa e no ensino superior. O curso compromete-se com a formação do professor, capacitando-o para compreender a Matemática dentro da realidade educacional brasileira nos contextos social, ambiental, cultural, econômico e político.
Dados Gerais do Curso
Nome do curso: Licenciatura em Matemática.
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra: Matemática.
Forma de oferta: Presencial.
Duração: 8 semestres.
Carga horária: 3266,8h.
Diploma: Licenciado em Matemática.
Oferta anual: 40 vagas no 1º semestre.
Turno: Noturno.
Unidade: Campus de Birigui-SP.
Critério de Seleção: Sistema de Seleção Unificada (SISU) – MEC.
Pré-requisito: Ensino Médio completo.
O curso de Licenciatura em Matemática do IFSP – Campus Birigui, é reconhecido pelo MEC (Portaria N. 933 de 01/12/2015) com conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5.
Disciplinas Ofertadas
RELAÇÃO DE DISCIPLINAS OFERTADAS E A ATRIBUIÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
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# |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
PERÍODO |
DOCENTE |
CURRÍCULO LATTES |
TITULAÇÃO |
TEMPO VÍNCULO COM IFSP(ANOS) |
1º
Semestre
|
Álgebra I |
64 |
Noturno |
Régis Leandro Braguim Stábile |
Lattes |
Doutor |
6.4 |
Estatística Avançada |
32 |
Noturno |
Manuella Aparecida Felix de Lima |
Lattes |
Mestre |
7.8 |
Prática de Ensino de Matemática III |
64 |
Noturno |
Zionice Garbelini Martos Rodrigues |
Lattes |
Doutora |
8.7 |
Legislação e Política da Educação |
32 |
Noturno |
Aline Gracieli Mendonça |
Lattes |
Mestre |
7.8 |
Informática e Educação Matemática |
32 |
Noturno |
Luciana Leal da Silva Barbosa |
Lattes |
Mestre |
|
Matemática Discreta e Lógica |
32 |
Noturno |
Manuella Aparecida Felix de Lima |
Lattes |
Mestre |
7.8 |
Cálculo Diferencial e Integral IV |
64 |
Noturno |
Régis Leandro Braguim Stábile |
Lattes |
Doutor |
6.4 |
Prática de Ensino de Matemática I |
64 |
Noturno |
Tássia Ferreira Tártaro |
Lattes |
Doutora |
1.10 |
Álgebra Linear II |
64 |
Noturno |
Lívia Teresa Minami Borges |
Lattes |
Mestre |
3.9 |
História da Matemática |
32 |
Noturno |
Flávio Lima de Souza |
Lattes |
Mestre |
1.3 |
Desenho Geométrico |
64 |
Noturno |
Lívia Teresa Minami Borges |
Lattes |
Mestre |
3.9 |
História da Educação Brasileira |
64 |
Noturno |
Tássia Ferreira Tártaro |
Lattes |
Doutora |
1.10 |
Óptica |
32 |
Noturno |
Leandro Vinícius da Silva Lopes |
Lattes |
Mestre |
2.9 |
Cálculo Diferencial e Integral II |
64 |
Noturno |
Régis Leandro Braguim Stábile |
Lattes |
Doutor |
6.4 |
Psicologia da Educação |
32 |
Noturno |
Aline Gracieli Mendonça |
Lattes |
Mestre |
7.8 |
Estatística Básica |
32 |
Noturno |
Manuella Aparecida Felix de Lima |
Lattes |
Mestre |
7.8 |
Física Geral III |
64 |
Noturno |
Mascus Vinícius Gonçalves Vismara |
Lattes |
Doutor |
0.3 |
Prática Pedagógica |
32 |
Noturno |
Aline Gracieli Mendonça |
Lattes |
Mestre |
7.8 |
Filosofia da Educação |
33.3 |
Noturno |
Genivaldo de Souza Santos |
Lattes |
Doutor |
2.3 |
Sociologia da Educação |
33.3 |
Noturno |
Michele Rodrigues Bizzio |
Lattes |
Mestre |
|
Fundamentos de Matemática Elementar I |
100 |
Noturno |
Eduardo Gomes da Silva |
Lattes |
Mestre |
3.7 |
Fundamentos de Geometria Analítica |
66.7 |
Noturno |
João da Mata Santos Filho |
Lattes |
Mestre |
3.7 |
Leitura, Interpretação e Produção de Texto em Educação |
33.3 |
Noturno |
Roberto Rillo Bíscaro |
Lattes |
Doutor |
|
Geometria Plana |
66.7 |
Noturno |
Daniela Jardin Rossi Storti |
Lattes |
Mestre |
0.7 |
Prática de Ensino de Matemática IV |
64 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
|
|
Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) |
32 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
|
|
Álgebra II |
32 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
|
|
Introdução à Análise Real |
32 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
|
|
Matemática Financeira |
32 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
|
|
Equações Diferenciais Ordinárias |
32 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
|
|
Prática de Ensino de Matemática II |
64 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
|
|
Geometria Espacial |
64 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
|
|
Cálculo Numérico |
64 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
|
|
Inglês Instrumental |
32 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
|
|
Laboratório de Educação Matemática |
32 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
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|
Didática |
64 |
Noturno |
Não Ofertado |
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|
História da Ciência e Tecnologia |
32 |
Noturno |
Não Ofertado |
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|
Algoritmos e Programação de Computadores |
32 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
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|
Geometria Plana |
64 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
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|
Cálculo Diferencial e Integral III |
64 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
|
|
Física Geral IV |
32 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
|
|
Fenômeno Ondulatório e Movimento Harmônico |
32 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
|
|
História da Educação |
33.3 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
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|
Psicologia da Educação |
66.7 |
Noturno |
Não Ofertado |
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|
Fundamentos da Matemática Elementar II |
66.7 |
Noturno |
Não Ofertado |
|
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|
Lógica Matemática |
33.3 |
Noturno |
Não Ofertado |
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|
Vetores e Geometria Analítica |
66.7 |
Noturno |
Não Ofertado |
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|
Geometria Espacial |
66.7 |
Noturno |
Não Ofertado |
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NDE / Colegiado
Núcleo Docente Estruturante – NDE
Resolução normativa IFSP n 07_22 de 8 de março 22 - NDE
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão atuante no processo de concepção, consultivo e de assessoramento do curso de Licenciatura em Matemática. Ele é constituído por um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Os membros do NDE estão descritos na portaria abaixo:
Portaria nº 26.2023 - NDE Licenciatura Matemática - Retificada[13073]
Colegiado do Curso Licenciatura em Matemática
Instrução Normativa PRE_IFSP_14_2022
O colegiado de curso é um órgão de função propositiva, consultiva e deliberativa no âmbito de cada curso de graduação para assuntos de política de ensino, pesquisa e extensão, em conformidade com as políticas e diretrizes da instituição.
Os membros do Colegiado do estão descritos na portaria abaixo:
Portaria 34.2023
Documentos
Projeto Pedagógico do Curso (Turmas de 2011 e 2012):
Projeto Pedagógico do Curso (Turmas de 2013 a 2017): Projeto Pedagógico do Curso (Turmas a partir de 2018): Resolução de Aprovação da reformulação do Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática. :
Projeto Pedagógico do Curso (Turmas a partir de 2023):
Anexo V
Resolução de Aprovação da reformulação do Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática:
Anexo VI
Orientações para realização do TCC:
Template TCC
https://drive.ifsp.edu.br/s/bCD5xFwgrarR64b/download
- Orientações para realização das AACCs:
- AACC - (Turmas de 2013 a 2018)
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- AACC - (Turmas de 2011 a 2012)
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- ATPAs (Turmas a partir de 2018)
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Redes Sociais