Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Assistência Estudantil
Início do conteúdo da página

Assistência Estudantil

Publicado: Terça, 19 de Janeiro de 2016, 19h28 | Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 17h08 | Acessos: 52172

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFSP

 

O que é?

A Assistência Estudantil do IFSP é uma política institucional, pautada no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que visa democratizar as condições de permanência para o êxito dos nossos estudantes, durante o decorrer de seu curso, para que o direito e o acesso à educação, de fato, se realize. Na Política de Assistência Estudantil (PAE) do IFSP, existem dois tipos de programas: o “Programa de Auxílio Permanência” e o “Programa de Ações Universais”.

O Programa de Auxílio Permanência faz a concessão de auxílios financeiros com objetivo de diminuir o efeito das desigualdades sociais. Neste programa se encontram os auxílios transporte, alimentação, moradia, creche e apoio didático-pedagógico. É um direito social, que pretende promover a inclusão social, a formação plena e o bem-estar biopsicossocial.

O Programa de Ações Universais prevê ações de amplitude universal, visando a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, o acesso a materiais didáticos-pedagógicos específicos, ações de cultura, esporte e inclusão digital.

 

Quem pode participar?

Todos os alunos matriculados no IFSP Campus Birigui, em situação de Vulnerabilidade Social, prioritariamente os oriundos da Educação Básica da Rede Pública ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, conforme o decreto nº 7234/2010.

Entretanto, é necessário se atentar às exigências e critérios de cada Programa, que estarão descritas nos editais liberados pelo câmpus.

 

Como participar?

Fique atento aos editais e períodos de inscrições, sempre divulgados no site do câmpus.

Em caso de dúvidas ou maiores informações, procure a Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) que é o setor responsável pela execução da Política de Assistência Estudantil do IFSP; e realiza as ações de seleção e acompanhamento dos estudantes que participam do Programa de Auxílio e Permanência, assim como do Programa de Ações Universais.

  

DOCUMENTOS QUE AMPARAM O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

 

Pagamento do auxílio permanência referente ao mês de agosto/22.

COMUNICADO N.º 38/2022 :  https://drive.ifsp.edu.br/s/wJx6Cq7oc7HSJvI

 

Processo simplificado de recadastramento no auxílio permanência – 2º semestre de 2022 - Edital 023/22

Edital 023/22: https://drive.ifsp.edu.br/s/WbmuPdN8o8wmhc9

 

Pagamento do auxílio permanência para os estudantes contemplados pelos Editais 007/12 e 014/22

Comunicado: https://drive.ifsp.edu.br/s/L9qMAjmGVj343Oc

 

Inscrições para ingressantes em 2022 do ensino superior no programa de auxílio permanência (pap) 1º semestre de 2022

As inscrições são destinadas aos estudantes matriculados no 1º semestre de 2022 nos cursos superiores presenciais deste Câmpus. O período para as Novas Inscrições é de 06/04/2022 a 13/04/2022.

Os alunos podem solicitar os auxílios: Alimentação, Creche, Material didático, Moradia e Transporte. Para cada auxílio existe um anexo a ser preenchido, exceto Alimentação! Atenção:

Preencha corretamente todas as informações no ato da inscrição pelo SUAP, pois são fundamentais para análise socioeconômica.

Os documentos que devem ser anexados no SUAP estão todos indicados no Edital 014/22, de acordo com a realidade de cada estudante.

Está tudo bem explicado no Edital abaixo:

Edital 014-22 - Assistência Estudantil - Alunos matriculados em 2022 nos cursos superiores:  https://drive.ifsp.edu.br/s/JJMmRUiKom1O3iZ

Passo a passo novas inscrições: https://drive.ifsp.edu.br/s/Jsqfv0zxJQB3uTt

Passo a passo para anexar documentos no recadastramento   na Assistência Estudantil - 2º semestre de 2021: https://drive.ifsp.edu.br/s/lHIOSgPIbuOysH7

Formulários/Anexoshttps://drive.ifsp.edu.br/s/x2ECGAacjaQ8yai

Alteração no calendário dos resultados e recursos do processo de Assistência Estudantil – Edital 014/22https://drive.ifsp.edu.br/s/wYQAcHbE0OagoH1

PASSO A PASSO para anexar documentos -  Edital 014-22: https://drive.ifsp.edu.br/s/q2dnSVSem3kbAcc

Resultado das inscrições - assistência estudantil - Edital 014-22: https://drive.ifsp.edu.br/s/aHi205VaBFnOqI5

Resultado Preliminar – Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil – Estudantes dos Cursos Superiores, matriculados no 1º Semestre de 2022 – Edital 014/22 : https://drive.ifsp.edu.br/s/x2SNEG31Ao1ezTs

 

Errata do Resultado Preliminar – Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil – Novas Inscrições - 1º Semestre de 2022 – Edital 007/22

https://drive.ifsp.edu.br/s/8JhXjzjWTZDJI9W

 

Resultado Preliminar – Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil – Novas Inscrições - 1º Semestre de 2022 – Edital 007/22

https://drive.ifsp.edu.br/s/uZcFPUNsA0oaCGr

 

Prorrogação do resultado preliminar e do recurso e orientações para regularização de documentos – Novas Inscrições – Assistência Estudantil – Edital 007/22

https://drive.ifsp.edu.br/s/YAXdrtkdkhmeS1d

 

PASSO A PASSO PARA O ESTUDANTE ANEXAR DOCUMENTO NO RECURSO DO EDITAL 007/22

https://drive.ifsp.edu.br/s/RtpSgiWXEO5QH29

 

Resultado  das  Inscrições  no  Processo  Seletivo  do  Programa  de Assistência Estudantil –  Novas Inscrições   no  auxílio permanência -  1º Semestre de 2022 – Edital 007/2022

https://drive.ifsp.edu.br/s/4oKLxdZHB2xdTxX

 

 

Assunto: Regularização de documentos - Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil –
Recadastramento - 1º Semestre de 2022 – Edital 002/22
 
Regularização de documentos: https://drive.ifsp.edu.br/s/mpvUUv2iFBn9SuH
 
 
Abertura de conta bancária para recebimento de auxílios - Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil – Recadastramento - 1º Semestre de 2022 – Edital 002/22
 

 

Complementação do resultado do recurso - Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil – Recadastramento - 1º Semestre de 2022 – Edital 002/22
 
Complementação do resultado do recurso: https://drive.ifsp.edu.br/s/DEzKkryKXxlTQNf

 

Retificação do resultado do Recurso - Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil – Recadastramento - 1º Semestre de 2022 – Edital 002/22
 
 
 
Pagamento do Auxílio transporte de fevereiro e auxílios do mês de março/22
 
 
 
Resultado Preliminar – Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil – Recadastramento - 1º Semestre de 2022 – Edital 002/22
 
 
Resultado do Recurso - Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil – Recadastramento - 1º Semestre de 2022 – Edital 002/22
 
 
 
NOVAS INSCRIÇÔES PARA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - EDITAL 007/2022 - 1º SEMESTRE 2022
 
O período para as Novas Inscrições é de 04/03/2022 a 11/03/2022.
 
Os alunos podem solicitar os auxílios: Alimentação, Creche, Material didático, Moradia e Transporte. Para cada auxílio existe um anexo a ser preenchido, exceto Alimentação!
 
Atenção: Preencha corretamente todas as informações no ato da inscrição pelo SUAP, pois são fundamentais para análise socioeconômica. Os documentos que devem ser anexados no SUAP estão todos indicados no Edital 007/22, de acordo com a realidade de cada estudante. Está tudo bem explicado no Edital abaixo:
 
Resultado das Inscrições no Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil – Novas Inscrições no auxílio permanência - 1º Semestre de 2022 – Edital 007/2022 : https://bri.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article?id=2415
 
 
Passo-a-passo para Novas Inscrições: https://drive.ifsp.edu.br/s/g4hdsWI8YbOfMIv
  
Passo-a-passo para anexar os documentos no SUAP: https://drive.ifsp.edu.br/s/ETx2jUH6VezJjsi
 
 
A Coordenação Sociopedagógica fará uma reunião on-line de orientação em 09/03/2022 (quarta-feira) às 18h30m via link: https://meet.google.com/pvm-rbat-fyy
 
Fique atento aos prazos e aos documentos a ser entregues. A falta de documentos impede que o aluno participe do programa!

 

Alterações nas datas do Resultado Preliminar e do Recurso  do Processo de Assistência Estudantil – Recadastramento Edital 002/22

Comunicado: https://drive.ifsp.edu.br/s/EdT10DrUBVk2PYv

 

Resultado das Inscrições no Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil –  recadastramento no auxílio permanência - 1º Semestre de 2022  – Edital 002/2022

Comunicado: https://drive.ifsp.edu.br/s/FhgAlgkLowPkpFk

 

Alteração no calendário dos resultados e recursos do processo de Assistência Estudantil – Edital 002/22

Comunicado: https://drive.ifsp.edu.br/s/MkybusHd0xkbuwm

 

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - RECADASTRAMENTO 1º SEMESTRE DE 2022 - EDITAL 002/22


Preencha corretamente todas as informações no ato da inscrição pelo SUAP, pois são de fundamental importância para análise socioeconômica. Os documentos a serem anexados no SUAP são todos aqueles solicitados no Edital 002/22, de acordo com a realidade do estudante.

Edital: https://drive.ifsp.edu.br/s/bWYsr1HCE2phTD3

Passo a passo para anexar documentos no recadastramento na Assistência Estudantil - 1º semestre de 2022: https://drive.ifsp.edu.br/s/ETx2jUH6VezJjsi

Formulários/Anexos: https://drive.ifsp.edu.br/s/xtGzSoYg7Zw8QAZ

 

Pagamento do Auxílio Permanência e Proeja do mês de fevereiro/22

https://drive.ifsp.edu.br/s/vqBo6vX4xxqPxgr

 

Pagamento do auxílio permanência e Proeja de dezembro/21 e auxílio moradia de janeiro/22 

https://drive.ifsp.edu.br/s/XVeX2cFZ41cvTIP

 

Pagamento do auxílio permanência e Proeja - Novembro/21

https://drive.ifsp.edu.br/s/CByhhAui3m6mLbS

 

Resultado da regularização de documentos, conforme Comunicado 17/21 CNSP – Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil – Novas Inscrições - 2º Semestre de 2021 – Edital 019/2021

https://drive.ifsp.edu.br/s/qS0Ga7xBsl7OwG3

 

Assunto: Resultado Final – Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil – Recadastramento - 2º Semestre de 2021 – Edital 016/2021

Comunicado: https://drive.ifsp.edu.br/s/6ZoXoEFFgqu6ggm

 

Assunto: Resultado da regularização de documentos – Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil – Novas Inscrições - 2º Semestre de 2021 – Edital 019/2021

Comunicado: https://drive.ifsp.edu.br/s/1R1NxKmEPts3cjE

 

Assunto: Data prevista para publicação do resultado final – Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil – Recadastramento - 2º Semestre de 2021 – Edital 016/2021

Comunicado: https://drive.ifsp.edu.br/s/rRZp2HIIl9aKZO4

 

Assunto: Resultado Final  – Processo Seletivo do Programa  de Assistência Estudantil – Novas Inscrições  - 2º Semestre de 2021  – Edital 019/2021

Resultado Final: https://drive.ifsp.edu.br/s/2GYsn63Qt0lwhgm

 

Resultado  das Inscrições no Processo Seletivo do Programa  de Assistência Estudantil – Novas Inscrições  - 2º Semestre de 2021  – Edital 019/2021

https://drive.ifsp.edu.br/s/sE0YEHt2BtLAyih

 

Passo a passo para anexar documentos no Recurso - Edital 19/21

https://drive.ifsp.edu.br/s/IUKTLAOo5MNBGCS

 

 

Resultado da regularização de documentos, conforme Comunicado CNSP – 11/2021 -  Recadastramento Assistência Estudantil – 2º semestre de 2021 –Edital 016/21

Comunicado: https://drive.ifsp.edu.br/s/RBXAkI9QsiyZli0

 

Resultado Preliminar  – Processo Seletivo do Programa  de Assistência Estudantil – Recadastramento - 2º Semestre de 2021  – Edital 016/2021 

Resultado Preliminar: https://drive.ifsp.edu.br/s/oGz7CJp1s8kuJbB

Passo a passo para anexar documentos no recurso - Edital 016/21: https://drive.ifsp.edu.br/s/cbENH53jJMxrOkS

 

Novas inscrições no Programa de Assistência Estudantil - Edital 019/21 - 2º semestre de 2021

Preencha corretamente todas as informações no ato da inscrição pelo SUAP, pois são de fundamental importância para análise socioeconômica. A renda deve ser declarada conforme os documentos comprobatórios, verificar item 4.2 e 4.3 do Edital 019/21 Não deixe nenhuma informação incompleta, tanto nos formulários, quanto no SUAP. As dúvidas serão sanadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no horário das 8 às 17 horas.

Edital 019/21: https://drive.ifsp.edu.br/s/G7MYD0gcjRH7VYa

 

Reunião de Orientação sobre a Assistência Estudantil - dia 16/08/21 e 19/08/21 às 18h.

Link para participar das reuniões de orientação: https://meet.google.com/vye-odcu-zhh

 

Passo a Passo para inscrição na Assistência Estudantil - Edital 019/21-2º semestre de 2021

https://drive.ifsp.edu.br/s/CYY1CTz3valfHqJ

 

Passo a passo para anexar documentos na  inscrição - Edital 019/21

https://drive.ifsp.edu.br/s/837f1ZPgPF3W5Po 

 

Resultado das Inscrições no Processo Seletivo do Programa  de Assistência Estudantil –  recadastramento  no auxílio permanência  - 2º Semestre de 2021  – Edital 016/2021

Comunicado: https://drive.ifsp.edu.br/s/iZEc8Uq00qDiViz

Passo a passo anexar documentos: https://drive.ifsp.edu.br/s/GSoITR5bdaZjTAq

 

Edital 016-2021 - Recadastramento  na Assistência Estudantil - 2º semestre de 2021. Para estudantes que participaram da Assistência Estudantil no 1º semestre de 2021

Preencha corretamente todas as informações no ato da inscrição pelo SUAP, pois são de fundamental importância para análise socioeconômica. A renda deve ser declarada conforme os documentos comprobatórios, verificar item 4.2 e 4.3 do Edital 016/21 Não deixe nenhuma informação incompleta, tanto nos formulários, quanto no SUAP. As dúvidas serão sanadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no horário das 8 às 17horas.

Edital: Edital 016-21

 

Reunião de Orientação sobre a Assistência Estudantil - dia 28/07/21 e 04/08/21 às 18h.

Link para participar da reunião: https://meet.google.com/vmu-nnqn-uxd

 

Passo a Passo para inscrição no recadastramento  na Assistência Estudantil -2º semestre de 2021

https://drive.ifsp.edu.br/s/D5b1Egu1Ab0QDeu

 

Passo a passo para anexar documentos na  Inscrição do Recadastramento

https://drive.ifsp.edu.br/s/Zaa7sooMpdwlzaX

  

Edital 008-2021 - Inscrição na Assistência Estudantil - Estudantes matriculados no 1º semestre de 2021 nos cursos superiores:

https://drive.ifsp.edu.br/s/jBDj9wdGmqCxL8t

Preencha corretamente todas as informações no ato da inscrição pelo SUAP, pois são de fundamental importância para análise socioeconômica. A renda deve ser declarada conforme os documentos comprobatórios, verificar item 4.2 e 4.3 do Edital 008/21 Não deixe nenhuma informação incompleta, tanto nos formulários, quanto no SUAP As dúvidas serão sanadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no horário das 8 às 17horas

 

COMUNICADO DE ADENDO AO EDITAL 008/2021 DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

O Diretor Geral do IFSP - Câmpus Birigui, no uso de suas atribuições, torna público o Adendo ao Edital Nº 008/2021, referente ao Programa de Assistência Estudantil.

https://drive.ifsp.edu.br/s/OXvCLYzx2OrL7TR

 

Reunião de Orientação sobre a Assistência Estudantil - dia 06/05/2021 as 18:00hs

Meet: https://meet.google.com/kcm-wrui-qom

 

Passo a Passo Para Novas inscrições na Assistência Estudantil 2021:

https://drive.ifsp.edu.br/s/eSpyJsl9mW6qmXt

 

Passo a passo para anexar documentos na Nova Inscrição na Assistência Estudantil:

https://drive.ifsp.edu.br/s/oE6deSxBsSug5kr

 

COMUNICADO 012 - RESULTADO FINAL ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - EDITAL 008/2021

Comunicamos o Resultado Final do Edital 008/21 referente aos estudantes que participarão do Programa de Assistência Estudantil - 1º semestre de 2021. Os estudantes cujos pedidos foram negados/indeferidos, podem apresentar recurso até dia 28/05/2021. O resultado do recurso será disponibilizado em 01/06/2021. Encaminhar as dúvidas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

https://drive.ifsp.edu.br/s/QRmlMxNd03qH4n2

  

Pagamento Auxílio Permanência dos estudantes que realizaram a regularização de documentos, conforme Comunicado 006 e 007/21 CSP

 https://drive.ifsp.edu.br/s/HRaX0D6XtbHVw0O

 

Pagamento Auxílio Permanência – Estudantes das novas inscrições e remanescentes do recadastramento.

Pagamento Auxílio Permanência referente ao mês de março/21– Estudantes das novas inscrições e remanescentes do recadastramento.

Leia atentamente o Comunicado:

https://drive.ifsp.edu.br/s/1zUunQb8pJNNNo9

 

Resultado da regularização de documentos para inclusão no programa de Assistência Estudantil.

Leia atentamente o Comunicado:

https://drive.ifsp.edu.br/s/jQQTUOXDDVIPpq5

 

Regularização de documentos para análise de inclusão no programa de Assistência Estudantil.

Leia atentamente  o Comunicado: 

https://drive.ifsp.edu.br/s/zboovHfMLcOTNzm

 

Resultado Final – Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil –- 1º Semestre de 2021 – Edital 001 e 003/21

Leia atentamente  todas as informações.

https://drive.ifsp.edu.br/s/06FrnkRymV1Ho3l

 

Novas Inscrições:

Reunião online para orientação,  nos dias  10 e 12/03/2021 às 18h

Plantão de Dúvidas no dia 15/03/21 às 18

Para participar acesse o link:

https://meet.google.com/brn-qhtp-kxg

 

Resultado Preliminar  – Processo Seletivo do Programa  de Assistência Estudantil – Recadastramento - 1º Semestre de 2021  – Edital 01/2021

https://drive.ifsp.edu.br/s/Hpfobs5VDQgRg9I

  

Edital 001/21 – Recadastramento na Assistência Estudantil –Programa de Auxílio Permanência (PAP)

 

Edital 01/21: https://drive.ifsp.edu.br/s/hHBAFwlWKwuIX2E

 

Resultado das Inscrições no Processo Seletivo do Programa de Assistência Estudantil – recadastramento no auxílio permanência - 1º Semestre de 2021 – Edital 01/2021

https://drive.ifsp.edu.br/s/TdxwTII6bMNSqh7

 


Edital 003/2021 - NOVAS INSCRIÇÕES  NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL-PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA (PAP) –  1º SEMESTRE DE 2021

Novas inscrições  na Assistência Estudantil –Programa de Auxílio Permanência (PAP), no período de 11/03/2021 a  18/03/2021, para os estudantes que não participaram do PAP no ano letivo de 2020. Todas as etapas do processo serão via SUAP, inclusive a entrega de documentos através de upload.

Leia atentamente o Edital 003/21.

Preencha corretamente todas as informações no ato da inscrição pelo SUAP, pois são de fundamental importância para análise socioeconômica.

A renda deve ser declarada conforme os documentos comprobatórios, verificar item 4.4 e 4.5 do Edital 003/21

Não deixe nenhuma informação incompleta, tanto nos formulários, quanto no SUAP

As dúvidas serão  sanadas  pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no horário das 8 às 17horas

 

Edital 003-21 - Novas Inscrições na Assistência Estudantil - Auxílio Permanência -1º Semestre de 2021:

https://drive.ifsp.edu.br/s/bhGreYRFOLjvE7O

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página