Sobre a licenciatura em física
Dados Gerais do Curso
Nome do curso: Licenciatura em Física
Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra: Física
Forma de oferta: Presencial
Duração: 8 semestres
Carga horária: 3266,4 h
Diploma: Licenciado em Física
Oferta anual: 40 vagas no 1º semestre
Turno: Noturno
Unidade: Campus de Birigui-SP
Critério de Seleção: Sistema de Seleção Unificada (SISU) – MEC
Pré-requisito: Ensino Médio completo
O curso de Licenciatura em Física visa promover a formação inicial de profissionais da educação para o trabalho, o ensino, a pesquisa e a divulgação da ciência, enfatizando a formação de um professor de Física para atuar no ensino médio como profissional crítico, reflexivo e capacitado à tomada de decisões e iniciativas próprias, de modo a favorecer e aprimorar os processos de ensino aprendizagem.
O curso encontra-se organizado em espaços curriculares que contemplam diversas metodologias, visando à formação do profissional em Educação, desenvolvido por trabalhos experimentais, atividades em grupo, seminários, aulas expositivas, elaboração de materiais didáticos, trabalhos teóricos e de pesquisa, e visitas a instituições culturais e de divulgação científica. O currículo foi concebido de modo a coordenar e articular, ao longo de todo o curso, a formação cultural, teórica e prática do professor nas áreas de conhecimento específico, de ensino e de educação.
O Licenciado em Física estará capacitado a difundir e produzir o conhecimento nas áreas da Física e do Ensino de Física, desenvolvendo estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento científico, articulando as atividades de ensino na organização, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas. O Egresso deste curso será capaz de desenvolver metodologias e materiais didáticos de diferentes naturezas, na área da Física, atuando na formação de cidadãos críticos quanto às implicações do desenvolvimento da ciência e tecnologia na sociedade e no meio ambiente. Estará apto a atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais, com base nos princípios da gestão democrática. O profissional dominará em profundidade os conteúdos da Física, garantindo a integração entre teoria e prática, por meio de uma metodologia interdisciplinar, multidisciplinar e contextualizada, sendo capaz de articular todos os conhecimentos adquiridos para atender necessidades locais e regionais.
Objetivo
Espera-se que ao final do curso, os estudantes sejam capazes de:
- Alcançar uma formação ampla nos princípios gerais e fundamentos da física clássica e moderna para resolução e elaboração de situações problemas, sejam elas de caráter teórico ou experimental, buscando novas formas do saber e fazer científico;
- Compreender criticamente a ciência e a educação, como fenômeno cultural e histórico;
- Valorizar os princípios da educação continuada e da prática investigativa, buscando novas formas do saber e fazer científico e pedagógico;
- Oferecer condições para que ocorra a aprendizagem na Educação Básica, preferencialmente no Ensino Médio, pautando-se pelos princípios da inclusão em suas diversas modalidades de ensino e incorporando na prática docente os conhecimentos da Física;
- Atuar de forma ética e com responsabilidade social no ambiente profissional, respeitando direitos individuais e coletivos, diferenças culturais, sociais, políticas e religiosas, comprometendo-se com a preservação da biodiversidade;
- Relacionar conhecimentos e práticas da Física com outras áreas do conhecimento, promovendo a interdisciplinaridade no saber e no fazer científico e pedagógico;
- Planejar e desenvolver diferentes atividades pedagógicas e educacionais que utilizem metodologias associadas a tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), assim como ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e recursos de educação a distância (EaD), de modo a ampliar as possibilidades de ação e ferramentas educacionais no ensino de Física;
- Compreender e fazer uso dos potenciais da educação em espaços não formais, seja para enriquecer experiências educacionais, seja para ampliar o acesso à educação e aos conhecimentos científicos fora de ambientes escolares;
- Participar da gestão escolar, analisando e implementando políticas, projetos e programas educacionais.
Objetivos Específicos
Como objetivos específicos do curso de Licenciatura em Física, destacam-se:
- Propiciar uma formação profissional inicial sólida de professores de Física para a Educação Básica.
- Possibilitar uma visão ampla do conhecimento físico e pedagógico, de modo que o futuro professor possa especializar-se posteriormente em áreas afins, seja na pesquisa em ensino de Física, na pesquisa em Física ou em áreas correlatas.
- Desenvolver valores éticos no futuro docente capazes de orientar pedagogicamente sua prática educativa, contribuindo para a consolidação de uma educação emancipatória e de modo que ele possa lidar com as demandas sociais emergentes na área da Educação.
- Propiciar ao licenciando uma formação teórica e prática na área de ensino de Física que lhe permita o desenvolvimento de uma visão crítica e uma intervenção adequada em distintos campos de atividade profissional.
Projetos Pedagógicos do Curso – PPC:
PPC Licenciatura em Física: 2013 - 2017
PPC Licenciatura em Física: 2018 - 2022
PPC Licenciatura em Física: 2023 - atual
Resolução
Estágio supervisionado
Informações sobre estágio, procurar a coordenação de curso pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
NDE / Colegiado
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo e de assessoramento constituído por um grupo de docentes com atribuições acadêmicas de acompanhamento, que devem atuar no processo de concepção, consolidação e contínua avaliação e atualização do Projeto Pedagógico do Curso - PPC. O NDE é responsável por:
- Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
- Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
- Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão;
- Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação;
- Encaminhar as propostas de curso e sua alteração à Direção Geral do câmpus, que as enviará para a Pró-reitora de Ensino.
Membros:
Altemir Antonio Pereira Junior - docente (Presidente)
Allan Victor Ribeiro - docente
Deidimar Alves Brissi - docente
Eduardo Gomes da Silva - docente
Evandro Tortora - docente
Igor Lebedenco Kitagawa - docente
Leandro Vinicius da Silva Lopes - docente
Luiz Fernando da Costa Zonetti - docente
Regis Leandro Braguim Stabile - docente
O Colegiado de Curso é órgão consultivo e deliberativo de cada curso superior do IFSP, responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no projeto pedagógico do curso. É formado por professores, estudantes e técnicos-administrativos. O Colegiado de Curso é responsável por:
- Conduzir e aprovar em primeira instância os trabalhos de reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso – PPC;
- Emitir parecer, quando solicitado, sobre: aproveitamento de estudos, aceleração de estudos, transferências e adaptações;
- Estabelecer critérios para preenchimento de vagas remanescentes ociosas;
- Elaborar e aprovar o Regulamento de Atividades Complementares;
- Analisar e dar parecer de solicitações referentes à avaliação de atividades executadas pelos alunos e não previstas no Regulamento de Atividades Complementares;
- Estabelecer critérios e procedimentos de acompanhamento e avaliação do curso;
- Colaborar no processo de reconhecimento e renovação de reconhecimento do curso;
- Avaliar as propostas de projetos e convênios encaminhados pela coordenação do curso;
- Apontar as necessidades de alocação de recursos materiais, humanos, bem como capacitação destinada ao aprimoramento do curso;
- Avaliar a solicitação de dispensa de alunos-monitores, mediante proposta do seu Coordenador, a ser submetida ao órgão responsável;
- Deliberar em primeira instancia sobre os pedidos de prorrogação de prazo para conclusão de curso.
Representantes docentes:
Altemir Antonio Pereira Junior – Titular (Presidente)
Igor Lebedenco Kitagawa - Suplente
Allan Victor Ribeiro - Titular
Regis Leandro Braguim Stabile - Suplente
Deidimar Alves Brissi - Titular
Lidiane Aparecida Longo e Garcia Gonçalves - Suplente
Leandro Vinicius da Silva Lopes - Titular
Eduardo Gomes da Silva - Suplente
Luiz Fernando da Costa Zonetti - Titular
João da Mata Santos Filho - Suplente
Representantes técnicos administrativos:
Anderson Gustavo Lahr - Titular
Adeline Maria Borges Branco Gomes - Suplente
Representantes discentes:
Júlia Copetti Leopassi - Titular
Alexia Sampaio - Suplente
Arthur Barboza Francisquini - Titular
Pedro Augusto da Silva Brissi – Suplente
CPA
A Comissão Própria de Avaliação - CPA é o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP. A partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino Superior passou a ter que constituir uma CPA.
A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A metodologia de trabalho está centrada resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios.
É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica. Visa ao desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda a interesses da comunidade, já manifestados inúmeras vezes:
- Produzir conhecimento;
- Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
- Identificar as causas de problemas e deficiências;
- Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários;
- Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
- Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
- Prestar contas à sociedade;
- Efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade.
A implantação da CPA no IFSP atendeu ao Art. 11 da Lei 10.861/2004
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