Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Especial LabSol Artesanato no Ano Internacional da Economia Criativa

Publicado: Quinta, 18 de Março de 2021, 15h59 | Última atualização em Quinta, 18 de Março de 2021, 16h01 | Acessos: 3294

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia Nacional do Artesanato e do Artesão

“Entre o tempo do museu e o tempo acelerado da técnica, o artesanato é a palpitação do tempo humano” Octávio Paz

 

No dia 19 de março, teremos o Estudo de Caso sobre a AARTEB – Associação dos Artesãos de Buritama, parceira do LabSol – Laboratório de Empreendimentos Econômicos. O artesanato é uma atividade econômica importante para a maioria dos municípios brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 67% dos municípios no país têm o artesanato presente na economia. Como um segmento da economia criativa, o mercado de artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano e sustenta 10 milhões de pessoas. Outro dado relevante é que 90% do artesanato brasileiro é produzido por mulheres.

Essa ação contempla os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS/ONU: ODS 5 – Igualdade de gênero; ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 12 – Consumo e produção responsáveis e o ODS 15 – Vida terrestre.

Sobre a AARTEB – Associação dos Artesãos de Buritama

A Associação dos Artesãos de Buritama (AARTEB) iniciou suas atividades em outubro de 2018, na cidade de Buritama e a primeira exposição de seus produtos se deu na Festa das Nações. Em 2019, já possuía mais de 30 associadas, e o grupo começou a frequentar cursos, inclusive visitou o Câmpus, pois na época tinha a intenção de desenvolver um trabalho com couro de peixe. Também começou a oferecer o curso de path aplique para a Pastoral da Solidariedade, ligada à Igreja Católica.

O grupo foi conquistando espaço em outros eventos, para expor seus produtos: quermesse promovida pela igreja, eventos promovidos pelo Departamento de Cultura do município, Festa Junina entre outros. As reuniões, como o grupo não possui sede própria, eram realizadas nas casas de suas associadas, mas logo conseguiram espaço no Centro Cultural.

O grupo lançou a campanha Pé Quentinho, para promover e resgatar a interação das mulheres na praça, tricotando e tecendo vínculos de amizade, e as peças são doadas aos idosos. Em outra parceria com o Centro Cultural, o grupo ofertou a população uma oficina de brinquedos feitos à mão, a partir de resíduos sólidos. Participa também da Feira Livre, realizada todas às terças-feiras na Praça Central. O grupo conseguia vender também, antes da pandemia, seus produtos em um barco turístico. Possui atualmente 15 integrantes mulheres e 1 homem. O grupo irá integrar o movimento dos artesãos da Rota do Sol, que é um programa de valorização do turismo envolvendo Araçatuba, Birigui e região.

As associadas já participaram ativamente de muitos eventos, oficinas entre outros, realizados no Câmpus. A AARTEB é parceira do LabSol, nesse ano especificamente, numa experiência de pré incubação, que se iniciará na segunda quinzena de abril, na perspectiva da economia solidária.

É possível ver alguns trabalhos realizados e conhecer algumas artesãs pelos vídeos que estarão na playlist do YouTube do IFSP Câmpus Birigui, a partir do dia 19 de Março – Dia Nacional do Artesanato e do Artesão – Acesse: http://bit.ly/LabSol-Youtube !

LabSol/Artesanato! Economia Criativa! Economia Solidária! Negócios de Impacto! 17 ODS ONU!

2021 – Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável!

 

Outros Links para estudo e pesquisa:

Artesanato – DataSebrae  https://datasebrae.com.br/artesanato/

Programa do Artesanato Brasileiro – PAB  http://www.artesanatobrasileiro.gov.br/

Rede ARTESOL https://www.artesol.org.br/

90% do artesanato brasileiro é produzido por mulheres http://raiz.art.br/2020/03/06/90-do-artesanato-brasileiro-e-produzido-por-mulheres/

Sobre o Artesanato Brasileiro https://pontosolidario.org.br/artesanato-brasileiro/

Artesanato na Economia Solidária e Inclusão Social Através da Assessoria Técnica de

Design e Moda na ITCP/FURB http://www.itcp.uneb.br/wp-content/uploads/GT4-Artesanato-na-Economia-Solid%C3%A1ria-e-Inclus%C3%A3o-_SEM-REVISAO.pdf

UNESCO financia iniciativas da indústria criativa e pede inclusão da cultura nos planos de recuperação https://brasil.un.org/pt-br/111352-unesco-financia-iniciativas-da-industria-criativa-e-pede-inclusao-da-cultura-nos-planos-de

Cultura e desenvolvimento no Brasil

https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/culture-development-brazil

registrado em:
Fim do conteúdo da página