Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Especial CPI - 8 de julho - Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico

Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 16h56 | Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 16h58 | Acessos: 925

No dia 8 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948. Desde então, esta entidade se tornou um dos pilares para professores, alunos e pesquisadores de todo o país. A data tem como objetivo chamar a atenção para a produção científica do país, estimular o gosto dos jovens pela ciência e divulgar o saber científico para a sociedade.

Para comemorarmos essa data, recebemos um recado especial do nosso Pró-reitor de Pesquisa – Prof. Dr. Adalton Massalu Ozaki, no vídeo. https://drive.google.com/drive/folders/1jzco7dF6PniRHbBCfdMCShrOuXjXJE_9?usp=sharing

 

Sobre a estrutura de Pesquisa no IFSP:

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação IFSP -  https://www.ifsp.edu.br/pro-reitoria-de-pesquisa-inovacao-e-pos-graduacao.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação é responsável por planejar, dirigir, supervisionar e coordenar todas as atividades de pesquisa, de apoio à inovação e de pós-graduação mantidas pelo IFSP.

Em âmbito local: CPI – Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação Câmpus Birigui: tem como objetivos planejar e acompanhar as atividades relacionadas à pesquisa, buscando seu fortalecimento em todos os níveis de ensino do Câmpus. Quem responde pela pasta é a Coordenadora Profª Drª Andréia de Alcântara Cerizza.

 

Pesquise também nos seguintes sites:

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)  -https://www.gov.br/mcti/pt-br.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) é um órgão da administração federal direta, com a Medida Provisória 980 em 10 de junho de 2020 que alterou a  Lei nº 13.844, de 18 de junho de 2019, prevendo a consolidação do leque de contribuições do órgão na entrega de serviços públicos relevantes para o desenvolvimento do país do MCTI.

Constituem áreas de competência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações:

I - políticas nacionais de pesquisa científica e tecnológica e de incentivo à inovação;

II - planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades de ciência, tecnologia e inovação;

III - política de desenvolvimento de informática e automação;

IV - política nacional de biossegurança;

V - política espacial;

VI - política nuclear;

VII - controle da exportação de bens e serviços sensíveis; e

VIII - articulação com os governos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com a sociedade e com órgãos do Governo federal com vistas ao estabelecimento de diretrizes para as políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação.”

 

SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (sbpcnet.org.br) –

é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

 

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq https://www.gov.br/cnpq/pt-br

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, fundação pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação e promover a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento.

Dia_08_de_julho_2.png

registrado em:
Fim do conteúdo da página