Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aluna da Licenciatura em Matemática publica capítulo no livro práticas colaborativas no contexto educacional.

Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 10h55 | Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 10h55 | Acessos: 164

 Para Angélica Tyemi Yamasaki …por meio de tamanha riqueza de experiências, surgiu a proposta de registrar as memórias de cada um quanto aos caminhos trilhados ao longo das experiências docentes vividas. E que tal convidar para esta empreitada alguém que ainda está cursando a graduação? Foi assim que recebi esse convite. Sou estudante do penúltimo semestre do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Birigui e fui desafiada a compartilhar meus anseios como futura professora.

Imagine só, uma graduanda em meio a profissionais, pesquisadores, educadores e pós-graduandos. Como alguém que está prestes a iniciar os primeiros passos como educadora teria algo para contribuir com o trabalho destes professores? Apesar do receio e das dúvidas se conseguiria manter o padrão de escrita, tendo como bagagem um relato de experiência, não poderia perder a oportunidade que me foi dada. E que desafio foi esse! O de aprender não apenas a pesquisar e escrever, mas também de acreditar que tinha potencial para fazê-lo, compartilhando minhas dúvidas e anseios com estes educadores experientes, ter alguns spoilers de como que a prática pedagógica colaborativa pode ser oportuna, foram essenciais para a construção do meu trabalho.

O livro versa sobre as práticas colaborativas no contexto educacional e a sua elaboração não poderia ser diferente, todos os capítulos foram revisados em conjunto, construindo a várias mãos, relatos incríveis sobre suas trajetórias para se tornarem os grandes profissionais que são hoje. Foi a primeira vez que o papel de mestre e aprendiz se misturou, ali entre especialistas me senti acolhida, ouvida e minhas opiniões também levadas em consideração. Durante todo esse processo descobri o meu papel, me senti pertencente a algum lugar, parte do universo que eu escolhi como futura profissão. Um espaço apropriado para ter certeza de não estou apenas no caminho, mas sim na direção correta.

                                  

 

 

Mas afinal, o que torna um profissional qualificado para estar dentro de uma sala de aula? Há uma cartilha a ser seguida? Para saber sobre as possíveis respostas destas e outras perguntas, convidamos a ler o livro lançado no dia 13 de setembro de 2022 pela Editora Gradus.

Para ter acesso ao e-book gratuito basta acessar o link:

https://www.graduseditora.com/teorias-e-praticas

O livro foi composto por artigos de um grupo de alunos do programa de Pós Graduação em Docência para a Educação Básica - Mestrado profissional da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) de Bauru, em parceria com a Prof.ª Dr.ª Zionice Garbelini Martos Rodrigues, docente da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Birigui.                    

Ser professor depende da vocação? Existe uma fórmula pronta para se tornar professor? Quais caminhos um profissional da educação precisa percorrer para se tornar um bom professor? Estas e outras perguntas foram levantadas por um grupo de alunos do programa de Pós Graduação em Docência para a Educação Básica -

registrado em:
Fim do conteúdo da página