Abertura dos Cursos de Economia Solidária no campus Birigui

Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2024, 08h53 | Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 08h53 | Acessos: 151

No dia 19 de julho, ocorreu a abertura dos cursos de Economia Solidária, fomentados pelo Programa Manuel Querino, da SENAES/TEM. Os cursos são executados pelo Programa Ipê de Economia Solidária do IFSP, Rede IF Ecosol, e no âmbito local, pelo Labsol- Laboratório de Empreendimentos Econômicos, do IFSP campus Birigui.

Alunos e alunas, juntamente com seus filhos, participaram da abertura. O evento contou com as melodias ao som da sanfona do músico e Secretário de Cultura e Turismo Srº Mário Bonfim, exposição de artesanatos realizados pela Profa Varlea Marangoni e alunas do Projeto LabSol Mulheres Empreendedoras.

As alunas Káthia Costa, Luciana Malu, Alessandra Cleverson Sodre e Michelle De Fatima Bruno, representando as 4 turmas, falaram sobre suas experiências de vida, de violência e desproteções vividas e superações, a importância do estudo e o acolhimento de todos no campus.

O acolhimento foi realizado pelo Diretor Geral Edmar César Gomes da Silva, e a abertura dos cursos foi realizada pelo Pró-reitor de Extensão e Cultura do IFSP, Prof Rafael Alves Scarazzati, e os parceiros dos projetos do LabSol: Secretaria de Assistência Social Silvana Caetano Leal Milani, Secretaria de Cultura e Turismo Mário Bonfim, Sra Thais Marchetti - Coordenadora UNISINBI - Representando o SINBI, e o Sr. Eliel Robson, representando a ITB.

A equipe de administrativos e professores é composta pelos servidores e professores externos: Ana Carolina Garcia Broiz, Adeline Branco Gomes, Michele Eduardo, Jhony Borges, Rafael Straiotto Mindin, Zanata, Helen De Freitas Santos, Edileide Bodenhausen, Willian Borelli, Jandira Pinheiro, Jefferson Rabal, Marcos da Cruz Alves Siqueira, Wellington Da Silva Borazzo , Edilaine, Maira Pincerato Andózia, Mirella Soares, Edilaine Batista e Letícia Ribeiro.

De acordo com a Profa Andréia de Alcântara Cerizza, Coordenadora-adjunta do Programa Ipê do IFSP, “a perspectiva é promover a abertura e o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários, o associativismo e o cooperativismo, de modo que a comunidade possa vivenciar uma economia baseada na cooperação, autogestão e solidariedade”.

Dos Cursos: Os cursos de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário e de Gestão de Empreendimentos Solidários são oferecidos nos períodos manhã e tarde, com 60 vagas cada.

Do espaço de acolhimento às crianças: Há duas educadoras infantis que cuidam das crianças para as mães estudarem.

Da Pré-incubação: A partir das escolhas das alunas, há a possibilidade de pré-incubação de um empreendimento econômico solidário no LabSol.

Contato:

capa.jpg 2700218_18319692622149113_576590278225545138_n.jpg coord__e_prx.jpg