Avaliar para Planejar: A Importância da CPA – Comissão Própria de Avaliação nas Decisões Estratégicas do Campus e a Participação no I FORCPA - Fórum das CPAs do IFSP.

Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2024, 10h47 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2024, 10h48 | Acessos: 23

Nos dias 18 a 20 de setembro de 2024, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de São Paulo, Campus Birigui, esteve representada no I FORCPA (Fórum das CPAs do IFSP), realizado em Serra Negra/SP, pelos/as servidores/as Aline Borges, Genivaldo de Souza Santos e Rafael Straiotto Mindin. O evento foi uma oportunidade para debater a importância da avaliação institucional no planejamento estratégico dos campi do IFSP e compartilhar boas práticas entre as diferentes unidades.

No fórum, enfatizou-se a importância de uma CPA equilibrada em sua composição, representando todos os segmentos da comunidade acadêmica, incluindo a representação da sociedade civil. Esta diversidade de olhares é fundamental para garantir que o processo de autoavaliação seja justo, transparente e capaz de contribuir com melhorias reais para o campus.

Além disso, foi destacada a relevância da participação ativa de discentes dos cursos superiores e dos servidores/as do campus no processo de avaliação. A colaboração de todos/as é essencial para que a CPA possa captar uma visão ampla e plural da realidade acadêmica, promovendo melhorias significativas no ensino, pesquisa e extensão.

Vale lembrar que a avaliação institucional de 2024 será aplicada em outubro deste ano, e a participação da comunidade acadêmica será fundamental para garantir que o processo reflita as necessidades e expectativas de todos.

A avaliação institucional não só ajuda a identificar áreas de melhoria, mas também é uma ferramenta essencial para o planejamento estratégico do campus, orientando as tomadas de decisão e a implementação de ações que beneficiam toda a comunidade acadêmica. A participação da CPA do Campus Birigui no I FORCPA reforçou a importância desse processo e trouxe novas perspectivas para fortalecer a cultura de avaliação.

A CPA do Campus Birigui reafirma seu compromisso com a transparência e a melhoria contínua, convidando toda a comunidade a se envolver ativamente nas atividades de avaliação, fundamentais para o crescimento e desenvolvimento institucional.