Inclusão Educacional: Vivências e Desafios de Mulheres com Deficiência
Na data de 22 de novembro, os estudantes dos 4º semestres dos cursos das Licenciatura em física e matemática do Campus Birigui, promoveram um Encontro intercursos em que abordaram a Inclusão Educacional. Na oportunidade duas convidadas, a estudante do ensino médio integrado em administração (ADM) do 2º ano, Vitória Heloize de Paula Alves e a professora Andréia Zinetti Pedroso (rede particular), ambas mulheres com deficiência, se apresentaram e compartilharam com os estudantes suas vivências, desafios e sonhos e, em particular, puderam assinalar aspectos de suas trajetórias acadêmicas/escolares, onde reafirmaram a autoconfiança, o amor, os direitos e a superação frente aos obstáculos ainda impostos pela sociedade como o preconceito, a discriminação, o bullying, o coitadismo e a invisibilidade, para com as pessoas com deficiência.
O evento, também contou com a presença e organização dos docentes João da Matta Santos Filho e Wilson Roberto Batista, este último responsável pela disciplina de Educação Especial, que pela primeira vez é ofertada nos cursos de formação de professores/as, cumprindo normativa legal com relação a configuração curricular.
Um dos objetivos da atividade foi aproximar/sensibilizar os licenciandos/as diante de relatos que possam materializar dimensões da inclusão por meio da educação, como por exemplo, a mediação docente nos contextos que violam os direitos humanos das pessoas com deficiência, entre outras práticas que promovam uma didática solidária, democrática e, sobretudo, humanista frente à realidade social brasileira em que as diferenças devem ser reconhecidas e incentivas ao mesmo tempo em que devem ser combatidas a conversão destas em desigualdades.
A primeira avaliação sobre o evento em tela realizada pelos participantes/as, reafirmou a pertinência do tema, a relevância desta abordagem na formação docente inicial e continuada e, de sobremaneira, possibilitou a todos/as participantes o entendimento acerca de uma formação crítica-reflexiva diante da atual conjuntura da inclusão educacional.
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