Sobre Tecnologia em Mecatrônica Industrial
O Tecnólogo em Mecatrônica Industrial automatiza e otimiza os processos industriais discretos, atua na execução de projetos, métodos e processos, instalação, manutenção e integração destes, analisa, especifica e avalia a qualidade dos componentes e equipamentos que compõem sistemas automatizados, planeja, qualifica e coordena equipes de trabalho. Para isso, possui e aplica conhecimentos de robótica, comando numérico computadorizado (CNC), controladores lógicos programáveis (CLP), sistemas flexíveis de manufatura (FMS), desenho auxiliado por computador (CAD), manufatura auxiliada por computador (CAM), planejamento de processos assistido por computador, interfaces homem-máquina(IHM) e centros integrados de manufatura (CIM), entre outras tecnologias, além disso, inova com tecnologias a procura de soluções criativas e sustentáveis para os desafios encontrados, sempre pautado pela formação integral do cidadão, com consciência ética dos seus direitos e deveres. Especifica, instala e interliga equipamentos de manufatura em sistemas automatizados industriais. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação, a partir da aquisição das competências e conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso.
Objetivo
O curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial pretende desenvolver profissionais com formação tecnológica completa, para atuar na análise e elaboração de projetos mecatrônicos e de automação industrial, na automatização de processos, envolvendo equipamentos eletromecânicos industriais e na gestão da instalação e manutenção destes equipamentos. Também é objetivo do curso estimular o senso de pesquisa, comprometida com a inovação tecnológica e desenvolvimento socioeconômico regional e nacional, sendo capaz de aliar as habilidades técnicas e científicas ao pensamento crítico, consciência ambiental e direitos e deveres dos cidadãos.
Objetivos Específicos
A proposta do curso é formar um profissional capaz de analisar especificações de componentes e equipamentos que compõem sistemas automatizados, coordenar equipes de trabalho e avaliar a qualidade dos dispositivos e sistemas automatizados. O curso também se propõe a capacitar o educando a realizar medições, testes, operação e manutenção em equipamentos utilizados em automação de processos industriais, respeitando normas técnicas e de segurança.
Além disso, o curso pretende fornecer os conhecimentos mínimos necessários para que seu egresso seja capaz de atuar na área de formação por meio de empresa ou negócio próprio, conhecendo os princípios do empreendedorismo e sendo capaz de avaliar a capacidade e planejar a qualificação da equipe de trabalho; conhecer diferentes formas de empreendimentos (negócios) e gestão aplicada; conhecer técnicas de gestão; e conhecer as funções de planejamento, controle e organização.
NDE
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE – NDE.
Resolução Normativa IFSP n.º 01/2022, de 08 de março de 2022
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo e de assessoramento constituído por um grupo de docentes com atribuições acadêmicas de acompanhamento, que devem atuar no processo de concepção, consolidação e contínua avaliação e atualização do Projeto Pedagógico do Curso - PPC.
O NDE é responsável por:
- Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
- Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
- Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão;
- Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação;
- Encaminhar as propostas de curso e sua alteração à Direção Geral do câmpus, que as enviará para a Pró-reitora de Ensino.
Para informações e dúvidas enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Link das atas do NDE: drive.ifsp.edu.br/s/OsP28QfxKYPzfJb
Link Portaria NDE: drive.ifsp.edu.br/s/pm9kilCNpHYVSII
Colegiado
COLEGIAO DE CURSO
Instrução Normativa PRE IFSP nº 14, de 18 de março de 2022
O Colegiado de Curso é órgão consultivo e deliberativo de cada curso superior do IFSP, responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no projeto pedagógico do curso. É formado por professores, estudantes e técnicos-administrativos.
Atribuições:
O Colegiado de Curso é responsável por:
Conduzir e aprovar em primeira instância os trabalhos de reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso – PPC;
Emitir parecer, quando solicitado, sobre: aproveitamento de estudos, aceleração de estudos, transferências e adaptações;
Estabelecer critérios para preenchimento de vagas remanescentes ociosas;
Elaborar e aprovar o Regulamento de Atividades Complementares;
Analisar e dar parecer de solicitações referentes à avaliação de atividades executadas pelos alunos e não previstas no Regulamento de Atividades Complementares;
Estabelecer critérios e procedimentos de acompanhamento e avaliação do curso;
Colaborar no processo de reconhecimento e renovação de reconhecimento do curso;
Avaliar as propostas de projetos e convênios encaminhados pela coordenação do curso;
Apontar as necessidades de alocação de recursos materiais, humanos, bem como capacitação destinada ao aprimoramento do curso;
Avaliar a solicitação de dispensa de alunos-monitores, mediante proposta do seu Coordenador, a ser submetida ao órgão responsável;
Deliberar em primeira instancia sobre os pedidos de prorrogação de prazo para conclusão de curso.
Para informações e dúvidas enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Link das atas do colegiado: drive.ifsp.edu.br/s/6EdE0u5Ez7CeBlB
Link Portaria Colegiado: drive.ifsp.edu.br/s/HtnOhj4D1JFg9Fo
CPA
Comissão Própria de Avaliação – CPA
A Comissão Própria de Avaliação - CPA-IFSP é o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.
A partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino Superior passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA.
A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A metodologia de trabalho está centrada resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios.
É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica.
Visa ao desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda a interesses da comunidade, já manifestados inúmeras vezes:
- Produzir conhecimento;
- Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
- Identificar as causas de problemas e deficiências;
- Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários;
- Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
- Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
- Prestar contas à sociedade;
- Efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade.
A implantação da CPA no IFSP atendeu ao Art. 11 da Lei 10.861/2004:
Redes Sociais