Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação participa da SNCT 2020

Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 11h07 | Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 13h35 | Acessos: 965

No Dia Nacional da Inovação, 19 de outubro, o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Birigui – CONSCIENTI, promoveu o evento - Vamos falar sobre Inteligência Artificial? conduzido pela Professora Drª Andréia de Alcântara Cerizza, atual presidente.

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – CONSCIENTI, de caráter consultivo, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SDE, tem por finalidade o incentivo ao desenvolvimento científico, tecnológico e à inovação, com vistas ao desenvolvimento sustentável do Município, em apoio ao planejamento e à gestão da Administração Pública Municipal.

No mês de outubro, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação – MCTIC, promove a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, desde 2004. Nesse ano, o Ministério está promovendo o Mês da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações.

No Dia Nacional da Inovação, em homenagem a Santos Dumont, quando circundou a Torre Eiffel pela prova do voo dirigido, ocorrida em 19 de outubro de 1901, o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – CONSCIENTI, organizou o evento em conjunto com entidades que o compõe, valorizando o tema proposto pelo MCTIC para a SNCT 2020 - Inteligência Artificial – a nova fronteira da ciência brasileira.

Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.

Existente há décadas, esta área da ciência é grandemente impulsionada com o rápido desenvolvimento da informática e da computação, permitindo que novos elementos sejam rapidamente agregados à IA.

Hoje em dia, são várias as aplicações na vida real da Inteligência Artificial: jogos, programas de computador, aplicativos de segurança para sistemas informacionais, robótica (robôs auxiliares), dispositivos para reconhecimentos de escrita à mão e reconhecimento de voz, programas de diagnósticos médicos e muito mais, compondo um dos temas da Indústria 4.0.

As entidades que participaram do evento foram a Etec Renato Cordeiro Birigui, o SENAI, o SENAC e o IFSP Câmpus Birigui.

Os Diretores das unidades Etec RC Birigui – Alexandre Violin Garcia, SENAI – Tarso Tristão, SENAC – Luis Antonio de Lima e IFSP Câmpus Birigui – Edmar César Gomes da Silva, deram as boas-vindas a toda a comunidade.

As apresentações artísticas foram realizadas pelos alunos da Etec RC Birigui, Edilson Kennedy da Silva Marangon – Egresso do curso Ensino Médio, Niely Galindo de Almeida – 3 série ETIM - Ensino Médio Integrado em Administração, Kailainy Stefane Brito de Andrade – 3 série ETIM –

A abertura do foi realizado pelo Sr. Nelson Giardino – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Birigui, que parabenizou o Conselho e ressaltou a importância do tema inteligência artificial.  

A mesa-redonda - Vamos falar sobre Inteligência Artificial? - contou com os palestrantes o Profº Esp. Samuel de Sousa Oliveira, o Profº Drº Márcio Barros Souza e o Profº Drº Adriano de Souza Marques.

O representante do SENAI, Profº Esp. Samuel de Sousa Oliveira, falou sobre a aplicação de realidade aumentada na formação profissional de mantenedores.  O Profº Esp. Samuel de Sousa Oliveira é Especialista em Engenharia e Gerenciamento de Manutenção (2016) pela universidade Cândido Mendes. Tecnólogo em Processos de Produção (2006) pela Faculdade de tecnologia do Estado de São Paulo. Atualmente é instrutor no SENAI - Departamento Regional de São Paulo, ministrando cursos de nível médio e formação inicial e continuada. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Manutenção, atuando principalmente no seguinte tema: manutenção mecânica industrial.

Já o representante do SENAC, Profº Drº Márcio Barros Souza, falou sobre tecnologia e inovação na gestão financeira. O Profº Drº Márcio Barros Souza é Doutor em Administração pelo Mackenzie. Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela Unifecap. Mestre em Administração pela Universidade de Ohio. Com MBA Executivo Internacional em Gestão Empresarial pela FGV e Especialização em Gestão Educacional pela PUC de Campinas. Administrador e Contador. Participou de vários cursos de aperfeiçoamento em Gestão Empresarial no Brasil e no Exterior. Atualmente é Gerente de Finanças do Senac SP e Professor Universitário em cursos de MBA do Mackenzie e FGV Management.

O representante do IFSP Câmpus Birigui, Profº Drº Adriano de Souza Marques, falou sobre os projetos de pesquisa sobre inteligência artificial que desenvolve. Profº Drº Adriano de Souza Marques – Possui graduação em Engenharia da Computação pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS - Escola de Engenharia de Lins) em 2004. Mestrado em Engenharia Mecânica (Projetos Mecânicos) pela UNESP-Bauru em 2008. Doutorado em Engenharia Agronômica (Programa: Energia na Agricultura - Linha de Pesquisa: Fontes Convencionais e Alternativas de Energia, Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Energéticas) pela UNESP-Botucatu, onde desenvolveu pesquisas na área de Estimativas da Radiação Solar. Professor e Coordenador de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Birigui.

Com um número expressivo de alunos assistindo ao evento, houve uma interação significativa pelo canal do YouTube do Câmpus, e foram feitas várias perguntas sobre o tema aos palestrantes, o que demonstrou o interesse pelo tema.  

 SNCT 2020! Evento virtual e colaborativo! 

registrado em:
Fim do conteúdo da página