Residência Pedagógica e Pibid discutem racismo com a escritora Daiane Katiuscia Dantas Rocha

Publicado: Segunda, 22 de Março de 2021, 18h02 | Última atualização em Segunda, 22 de Março de 2021, 18h02 | Acessos: 1455

No último dia 19 de março de 2021, foi realizado um encontro virtual para discutir sobre o racismo entre os alunos (bolsistas e voluntários) e professores (coordenadores e supervisores) dos programas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP), dos cursos Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. Neste evento foi apresentado o projeto Contos e Minicontos Africanos da professora Daiane Katiuscia Dantas Rocha. Este projeto gerou um livro de mesmo nome, que teve como editor o professor Deidimar Alves Brissi e publicação da Editora Pindorama.

Alguns participantes do encontro.

Mais alguns participantes do encontro.

Daiane apresenta o livro da seguinte forma: "Neste livro de estreia, eu Daiane, artista, ativista e professora, criadora do projeto CONTOS E MINICONTOS AFRICANOS, na voz dos meus alunos, chocada com um mundo que tanto oprime, ofende, seleciona e descarta, lanço mãos das palavras como arma de combate ao preconceito. Toda voz ecoada na dor silenciada é transformada em reconto. Nestes el@s falam sobre amor, amizade, luta, desafio, escravidão, superação, sonhos, respeito e conquista. Com os pés no chão minhas palavras voam longe em busca de uma educação sem racismo."

A professora Daiane já residiu e lecionou em Birigui e atualmente mora e leciona em Marília. Enquanto atuava em Birigui sempre participou das atividades oferecidas pelo IFSP (campus Birigui), como por exemplo: participando do curso de formação continuada (FIC) Ensino da História e Cultura Africana e Afrobrasileira ministrado pela professora Elisandra Pereira; no vídeo LabSol - Especial Mulheres, organizado pela professora Andréia de Alcântara Cerizza e realizando exposição na Sala NEABI na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019.

Este encontro dá sequência às contínuas atividades sobre o tema desenvolvidas pelas duas licenciaturas do campus Birigui, que têm atuado nesta temática desde 2011. Neste sentido o professor Deidimar (coordenador do Pibid no curso de Licenciatura em Física do Câmpus Birigui) declara: “O racismo sempre foi escandalosamente brutal no Brasil, mas, por séculos tentou-se normaliza-lo, minimizá-lo e até escondê-lo, mas, com a polarização política da última década e a pandemia atual, muitas máscaras têm caído e muitas formas de violência têm ficado ainda mais em evidência. Por isto, é importante neste momento histórico, que o racismo seja evidenciado para que o mundo possa encontrar formas de enfrenta-lo. Desta forma, é fundamental que os cursos de formação de professores possam atuar no enfrentamento e mudança de paradigma desta realidade. Assim, encontros como estes são essenciais neste processo de formação.”

Na mesma linha, o Prof. Dr. Luiz Fernando da Costa Zonetti (coordenador do curso de Licenciatura em Física e da Residência Pedagógica no câmpus Birigui) afirma: “Para a educação desconstruir o racismo é necessário que prática da escola esteja em consonância com o discurso, para que a formação do aluno seja algo vivo e autêntico, permeando as estratégicas, metodologias, e principalmente, a convivência diária. Somente com respeito e diálogo conseguiremos enfrentá-lo e construir uma sociedade igualitária. O caminho é difícil e árduo, mas o IFSP câmpus Birigui tem atuado por meio das suas coordenações, cursos e o NEABI.”

Para o Prof. Régis Leandro Braguim Stábile (coordenador do Pibid no curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Birigui): “O racismo tem raízes históricas e durante séculos a população negra tem sido estigmatizada sob diversos aspectos na sociedade. Diante deste contexto, que não deve ser negligenciado e tampouco minimizado, o docente crê que é dever da escola desempenhar um papel preponderante na desconstrução do racismo, do preconceito e da discriminação. Neste sentido, acredita que programas de formação de professores como o Pibid e Residência Pedagógica exerçam importância estratégica neste processo, através de ações afirmativas como a discussão promovida neste encontro”.

Professora Daiane Katiuscia Dantas Rocha                         Capa do livro Contos e Minicontos Africanos

Saiba mais sobre o livro:

O livro foi publicado pela Editora Pindorama e pode ser adquirido na loja virtual Girafa Amarela (entre outras): https://www.girafaamarela.com.br/produto/526442/contos-minicontos-africanos.

Saiba mais sobre o Pibid:

Saiba mais sobre a Residência Pedagógica:

Acesse página do Pibid do curso de Licenciatura em Física: