Projeto OLHANDO PARA O CÉU realiza ação na Escola Estadual Dr. Clóvis de Arruda Campos.

Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2022, 18h36 | Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2022, 18h36 | Acessos: 1206

No dia 18 de maio de 2022 os membros do PROJETO OLHANDO PARA O CÉU realizaram uma atividade extensionista na Escola Estadual Dr. Clóvis de Arruda Campos (conhecida como Paraizão), no município de Araçatuba.

Na ocasião foram realizadas atividades práticas e teóricas de ensino de Astronomia e Astrofísica. Dentre as atividades práticas foi apresentado um Sistema Solar em escala de tamanho e outro em escala de distância. Como atividade teórica foram feitas palestras sobre: a) Sistema Solar; b) O que vemos no céu a olho nu; c) e Evolução estelar.

Estas atividades foram realizadas para alunos do ensino fundamental e do ensino médio; e serviram como formação/motivação para a participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia 2022 (OBA).

A ação foi coordenada pelo professor Deidimar Alves Brissi e teve a participação dos estudantes: Camila Albieri Mattos (Engenharia da Computação), Allison Ferreira Martins (Licenciatura em Física), Davy Albert Dutra de Andrade (Técnico Integrado em Informática), Luiz Henrique de Paula Santos (Licenciatura em Física).

Aproveitando a ocasião, o professor Deidimar Alves Brissi, fez uma explanação/divulgação sobre o IFSP, câmpus Birigui, falando sobre os cursos e convidando a todos para estudarem no Instituto Federal. Durante sua fala explicou o que se deve fazer para estudar em cada modalidade de ensino (técnicos, técnicos integrados, tecnólogos, licenciaturas e engenharia).

Os alunos atendidos por esta atividade extensionista participaram intensamente fazendo muitas perguntas sobre os objetos do Sistema Solar, a formação e evolução das estrelas, galáxias e buracos negros. Além disto, fizeram muitas perguntas sobre o IFSP (principalmente os estudantes do terceiro ano do ensino médio).