Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Servidores do Campus participam do V Seminário sobre Mundo do Trabalho, promovido pela Pró Reitoria de Extensão e Cultura do IFSP

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2024, 14h00 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2024, 14h00 | Acessos: 236

Entre os dias 27 e 29 de maio passado, servidores do Campus Birigui participaram do V Seminário sobre Mundo do Trabalho na sede da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho -  Fundacentro – esta vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O evento aconteceu na capital paulista e foi promovida pela Pró Reitoria de Extensão e Cultura que tem à frente como Pró-reitor o Prof. Rafael Alves Scarazzati. A programação trouxe um amplo leque de discussões fundamentais à institucionalidade e papel social do IFSP no âmbito do cenário regional e nacional.

Para além de acordos de cooperação firmados, foram debatidos temas relevantes como a criação de Observatórios no âmbito do IFSP, assédio e precarização no ambiente do trabalho, entre outros assuntos em mesas no período da manhã e tarde. Entre os temas, destacamos a abordagem sobre economia solidária. Este tema contou com a mesa apresentada pelo secretário nacional de economia solidária, o Sr. Gilberto Carvalho, do MTE.

Os servidores Jeandro José B. Moreira (técnico) e, Wilson Roberto Batista (docente e membro da Rede IF EcoSol), puderam interagir com os apresentadores das mesas, trocar experiências com servidores/as de outros campi, tomar conhecimento de boas práticas empreendidas em IFs de outras regiões do país e se apropriarem de novas informações para que possam executar ações colaborativas no âmbito local, articulando amplamente no estado e Brasil afora.

Uma das linhas de atuação definida ao longo do Seminário, foi a demanda pela consolidação de uma política institucional onde a criação de Observatórios do Mundo do Trabalho nos diversos campi do IFSP, possam promover ensino, pesquisa e extensão elevando os resultados e formação por parte da rede federal no território paulista.

registrado em:
Fim do conteúdo da página