Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Docente do Campus participa de Seminário Internacional de Pesquisa em Democracia, Território e Participação Social na Finatec no DF.

Publicado: Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 09h52 | Última atualização em Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 09h56 | Acessos: 154

Entre os dias 29 e 30 de outubro, na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos – Finatec -, no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), na capital federal, realizou-se o Seminário Internacional de Pesquisa em Democracia, Território e Participação Social.

Com a presença de intelectuais, pesquisadores/as, gestores/as federais, militantes, lideranças, cientistas, educadores/as da Argentina, Brasil, Colômbia, México e Venezuela o evento se constitui marco no cenário das ciências e tecnologias sociais na América Latina, e no Brasil em especial.

Para tanto, as instâncias governamentais como a Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, Secretaria Nacional de Economia Solidária/MTE, Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional/MDS, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/MS, e ainda a Fundação Rosa Luxemburgo e Escola Nacional Paulo Freire debateram ideias e questões pertinentes a Pesquisa Políticas Públicas, Trabalho Sóciocomunitário e Educação Popular na América Latina com membros de movimentos sociais, redes de incubação, economia solidária, cultura, empreendimentos econômicos, instituições educacionais, entre outras.

Assim, o Prof. Dr. Wilson Roberto Batista, do Campus Birigui do IFSP pode participar das discussões e indicações quanto as ideias força no conjunto das políticas públicas federais, tendo participado também como representante da Rede IF de Economia Solidária (Rede IF EcoSol) assim como Elza Gabriela G. Miranda do IFG (Goiás), e Sérgio Mariani do IFB (Brasília), da UFPR (Curitiba), e de participantes da FURB (Blumenau) e da UFPR da Rede de ITCPs, UNAMA (Amazônia), entre outras.

Extensão tecnológica, inovação, economia solidária, educação popular, intercâmbios culturais, movimentos sociais, governança digital, mercado e mundo do trabalho, alianças acadêmicas, controle social e democrático, cidadania ativa, dinâmicas associativas territorializadas, entre outros assuntos foram abordados pelos presentes e convidados especiais, como Frei Betto na abertura do Seminário.

Ao fim da programação no primeiro dia do evento, os/as participantes participaram da Cerimônia de transmissão de cargo no Palácio do Planalto, em que o agora Secretário Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, foi empossado. No segundo dia, o Secretário (que goza de status de ministro de estado), participou do encerramento dos trabalhos e dialogou com a composição do prestigiado Seminário.

A participação neste evento possibilitou a comunicação e ciência das ações institucionais por parte do Estado brasileiro e, observar que algumas iniciativas do Campus Birigui caminha ao encontro de discussões na tônica do desenvolvimento territorial reforçando bases da participação social face a extensão, assim como, da pesquisa e ensino, em perspectiva.

registrado em:
Fim do conteúdo da página