Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

SNCT 2020 IFSP Câmpus teve forte interação com a comunidade externa e recorde de público

Publicado: Sexta, 06 de Novembro de 2020, 11h43 | Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2020, 11h50 | Acessos: 1299

Realizada por vários servidores e alunos, e parceiros, a SNCT 2020 virtual do Câmpus foi recorde de público, e também de parcerias com a comunidade externa.

A comissão que compôs a SNCT 2020 contou com os servidores - Andréia de Alcântara Cerizza (Presidente), Adriano de Souza Marques, Ana Claudia Bansi, Carlos Roberto Bernardo Pereira, Joyce Helena Ferreira dos Santos, Marcos Roberto Ruybal Bica e Marileide Andrade de Jesus Rocha, e da Biblioteca do Câmpus, Viviane Ventura Rissi , Edvan Ferreira dos Santos e Daniel Abraão Pando.

No Dia Nacional da Inovação, 19 de outubro, o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Birigui – CONSCIENTI, promoveu o evento - Vamos falar sobre Inteligência Artificial? conduzido pela Professora Drª Andréia de Alcântara Cerizza, atual presidente.

As entidades que participaram do evento foram a Etec Renato Cordeiro Birigui, o SENAI, o SENAC e o IFSP Câmpus Birigui. Os Diretores das unidades Etec RC Birigui – Alexandre Violin Garcia, SENAI – Tarso Tristão, SENAC – Luis Antonio de Lima e IFSP Câmpus Birigui – Edmar César Gomes da Silva, deram as boas-vindas a toda a comunidade.

As apresentações artísticas foram realizadas pelos alunos da Etec RC Birigui, Edilson Kennedy da Silva Marangon – Egresso do curso Ensino Médio, Niely Galindo de Almeida – 3 série ETIM - Ensino Médio Integrado em Administração, Kailainy Stefane Brito de Andrade – 3 série ETIM –

A abertura do foi realizado pelo Sr. Nelson Giardino – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Birigui, que parabenizou o Conselho e ressaltou a importância do tema inteligência artificial.  Já a mesa-redonda - Vamos falar sobre Inteligência Artificial? - contou com os palestrantes o Profº Esp. Samuel de Sousa Oliveira (SENAI), o Profº Drº Márcio Barros Souza (SENAC) e o Profº Drº Adriano de Souza Marques (IFSP Câmpus Birigui).

No dia 28, ocorreu o Bate-papo sobre Inteligência Artificial, IFSP Câmpus Birigui, e a Profª Andréia conduziu o debate, com o Prof.  Dr. Adriano de Souza Marques, que falou sobre Inteligência Artificial, Conceitos e Aplicações, o Prof. Dr. Rafael Stoffalette João, cujo tema abordado foi Processamento de texto com inteligência artificial, o Prof. Dr. Felipe Cavenaghi, que falou sobre Considerações sobre uma formação em Ciência de dados, o pesquisador da UFSCAR - Doutorando Gustavo Mendonça Ferratti, que abordou a Relação entre Inteligência Artificial e Psicologia: um exemplo de aplicação nos estudos literários utilizando mineração de texto e PLN. O aluno bolsista Carlos Henrique Gomes dos Santos, orientando do Prof. Adriano, bolsista de Iniciação Científica do Câmpus Birigui, graduando do Curso Engenharia de Computação, falou sobre o estudo do comportamento de painéis fotovoltaicos na medição de brilho solar.

No dia 29 de outubro, às 14 horas numa interação de servidores e alunos, foi realizado o Momento Cultural e o Show de Talentos conduzidos pelas professoras Joyce Helena Ferreira dos Santos e Marileide Andrade de Jesus Rocha. O aluno do 3º ano de Administração do Ensino Médio Integrado, Arthur Barboza Francisquini que cantou as músicas de Caetano Veloso: “Sozinho” e “Só vou gostar de quem gosta de mim”, a professora Me. Lidiane Aparecida Longo e Garcia Gonçalves que recitou duas poesias de sua autoria: “Paciência” e “Um simples grão de areia no Universo”, o técnico administrativo, professor Me. Edvan Ferrreira dos Santos apresentou uma Performance Matemática Musical e propôs reflexões sobre a interação entre Arte e Ciência no contexto da Inteligência Artificial. O servidor Carlos Pereira apresentou a  exposição fotográfica do aluno do curso de  Tecnologia  em Mecatrônica Diego Henrique Alves Fiume com narração de Marileide Andrade de  Jesus  Rocha, na sequência a  aluna do 1º ano de Informática do Ensino Médio Integrado Lana Akemi Ilara cantou a música: “Dan Dan Kokoro Hikareteku” do grupo musical chamado Zard, a aluna do 3º ano de  Administração do Ensino Médio Integrado Heloísa Pereira Barbosa recitou seus poemas: “Torta de morango” e  “Maria”, a  aluna do 2º ano de  Informática do Ensino Médio Integrado Monaíze dos Santos Dutra que  recitará  seu poema: “2020”. A servidora Heloísa Santa Rosa Stábile recitou os poemas: “Lembrar é reviver” e “Você sabe fazer poesia? E o professor Deidimar Alves Brissi declamou os poemas: “Falemos das nossas aves” e “Azulão” de Catullo da Paixão Cearense. Os alunos do 2º ano de Administração do Ensino Médio Integrado Janaína Manzali da Silva e Fábio Augusto da Trindade Marques apresentaram um tutorial sobre o Origami, já o aluno Patrick Gabriel Quintino declamou os poemas: “Caso do vestido” de Carlos Drummond de Andrade e  “Soneto de Fidelidade” de Vinicius de Moraes  e  a  professora de  português e  espanhol Joyce Helena Ferreira dos Santos recitou suas  poemas:“Kamambé” e “Birigui, cidade feliz”. Finalmente os bibliotecários documentalistas Dr. Daniel Abrão Pando e a mestranda Viviane Renata Ventura Rissi encerraram o evento com o web talk: “Dieta Informacional: desafios na era da informação”.

O evento - Mesa redonda sobre o processo de reconhecimento da IG do Calçado Infantil de Birigui , ocorreu no dia 29, a partir das 19h, e contou em sua composição com o Prof. Dr. Adalton Masalu Ozaki - Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica- Agência Inova, o Prof. Dr. Edmar César Gomes da Silva - Diretor Geral IFSP Câmpus Birigui  e a Profa. Dra Andréia de Alcântara Cerizza - Coordenadora do Projeto IG do Calçado Infantil de Birigui, e do SINBI, o Sr. Renato Ramires - Presidente do SINBI.

A mesa redonda sobre Indicação geográfica do Calçado Infantil de Birigui, foi uma união de entidades, pelos eventos Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020 IFSP Câmpus Birigui, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, e a 15ª Semana da Indústria, organizada pelo SINBI. O projeto IG do Calçado Infantil é fomentado pela Agência INOVA IFSP.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página