Campus Birigui participa de celebração em agradecimento pela colaboração no enfrentamento das queimadas no território indígena da aldeia Icatu (Braúna/SP)

Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2024, 15h53 | Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2024, 15h56 | Acessos: 12

No dia 03 de outubro, o Instituto Federal de São Paulo, Campus Birigui, participou de uma celebração especial em agradecimento pela colaboração nos esforços para enfrentar os efeitos das queimadas que atingiram o território indígena da Aldeia Icatu (Braúna/SP) que reúne as etnias Kaingang, Terena e Guarani Nhandeva. O evento teve início às 8h e foi marcado por uma série de atividades culturais e ambientais, reforçando a parceria entre o campus e a Aldeia Icatu.

A comitiva do IFSP Birigui foi composta pelos professores Genivaldo de Souza Santos e Rubens Arantes, além dos alunos Cauã Gimenez (1. Adm) e Israel césar Dias da Silva (2. Adm). Durante a celebração, os participantes realizaram uma trilha ecológica pelo território indígena, participaram do plantio de árvores nativas e frutíferas e prestigiaram uma dança ritual conduzida pelas crianças da aldeia, simbolizando a força cultural e a resiliência das comunidades indígenas frente aos desafios ambientais.

O evento também contou com a venda de artesanatos indígenas produzidos pelos membros da aldeia, promovendo o fortalecimento econômico da comunidade e a valorização da cultura local.

Na véspera do evento, o IFSP Campus Birigui culminou uma ação solidária que arrecadou em torno de 150 kg de alimentos e produtos de higiene, incluindo arroz, feijão, macarrão, açúcar, leite e itens de higiene pessoal, entreoutros. As doações foram entregues à comunidade indígena pela liderança Ranulfo de Camilo Pedro, consolidando a aliança e o compromisso do campus com a Aldeia Icatu.

Esse encontro só foi possível graças ao trabalho coletivo dos servidores do campus e ao apoio fundamental de diversos setores e parceiros, como a Coordenadoria de Extensão (CEX), o Grêmio Estudantil "Revolução Tereza de Benguela", a equipe de coordenação "Manifesto dos Estudantes Secundaristas" e toda a comunidade do entorno do campus.

Essa ação reafirma o compromisso do IFSP Birigui com a sustentabilidade, o respeito às culturas Indígenas e a promoção da diversidade étnico-racial, fortalecendo os laços com a Aldeia Icatu neste momentos de crise climática.

IFSP Campus Birigui: Construindo alianças por um futuro sustentável e inclusivo.