Campus Birigui do IFSP assessora Representantes municipais e territoriais em preparação ao Fórum Territorial Central do Noroeste Paulista e da 3ª CNDRSS
Instituto Federal SP e Representantes municipais e territoriais se reúnem em preparação ao
Fórum Territorial Central do Noroeste Paulista de 2025 e da
3ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária (CNDRSS)
Na data de 9 de abril em Promissão/SP, reuniram-se representantes das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente de Guaiçara, Guaimbê, Promissão e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Birigui e Rede IF EcoSol, em preparação ao Fórum Territorial Central do Noroeste Paulista de 2025 e, também, da 3ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária (CNDRSS), cujo etapa nacional está marcada para ocorrer entre 15 e 17 de outubro de 2025, em Brasília.
Na oportunidade, além dos informes institucionais, foram abordados a organização do Fórum Territorial Central do Noroeste Paulista, bem como, a 3ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), cujo lema é “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver" e o tema, "Uma agenda política de transformação agroecológica para o Brasil Rural”.
A política de territórios, coordenada pela Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), tem sido estratégica nas decisões sobre as ações governamentais pelo país. Nesta direção, recursos orçamentários, produção e distribuição/comercialização de gêneros, cooperativismo, transferência de tecnologias, subsídios, são alguns dos temas que são observados nesta iniciativa.
O estado de São Paulo tem no presente momento, seis (6) territórios devidamente homologados oficialmente, sendo que o Território Central do Noroeste Paulista que conta com trinta e dois (32) municípios é um dos cento e treze (113) reconhecidos atualmente no Brasil pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – o CONDRAF.
Entre as deliberações iniciais, o acolhimento dos novos gestores (as) municipais e o fortalecimento do Território Central do Noroeste Paulista foi o foco nesta oportunidade, visando o crescimento e valorização da agricultura familiar, da produção de alimentos e do conjunto de trabalhadores (as) rurais na perspectiva da sustentabilidade socioambiental.
Outras informações sobre a 3ª CNDRSS, acesse o link: <https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/cndrss3/media>
Redes Sociais