Festival Moyamu celebra a força das mulheres indígenas e fortalece vínculos com a Aldeia Icatu
Apesar do início chuvoso, o Festival Moyamu, realizado no IFSP Campus Birigui, foi um grande sucesso. Com o decorrer do dia, o tempo se abriu e o auditório ficou lotado de estudantes, servidores, servidoras, pais, mães, responsáveis e membros da comunidade externa, que se reuniram para celebrar a força das mulheres indígenas.
O evento contou com atividades diversas, como apresentações culturais, roda de conversa com lideranças indígenas femininas, exposições de artesanato e momentos de confraternização e partilha de saberes tradicionais. Cada ação reafirmou o compromisso da instituição com a valorização das culturas indígenas e o fortalecimento da educação intercultural.
O Festival Moyamu consolidou os vínculos entre a Aldeia Icatu e o Campus Birigui, ampliando a luta antirracista e sensibilizando a comunidade para a importância de uma formação pautada no respeito e na celebração da diversidade étnico-racial.
A Comissão ETNO-Birigui agradece de forma especial às mulheres indígenas da Aldeia Icatu, às lideranças indígenas em contexto urbano, lideranças comunitárias, às estudantes e aos estudantes voluntários, aos servidores e servidoras do campus que apoiaram a organização, bem como à Direção-Geral, à Direção de Ensino, à Coordenação de Extensão (CEX), ao Grêmio Estudantil e a todos e todas que, com entusiasmo e dedicação, tornaram o evento possível.
Seguimos firmes na construção de uma educação pública, inclusiva e intercultural.
Redes Sociais