Docentes do Campus Birigui do IFSP participam de Plenária Territorial para Fortalecimento do Acesso ao Pronaf
No Anfiteatro municipal de Promissão/SP, na data de 23 de setembro, ocorreu a Plenária Territorial da Central da Noroeste Paulista para Fortalecimento do Acesso ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), convocada no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Os docentes do Campus Birigui, Profª Drª Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o Prof. Dr. Wilson Roberto Batista, apoiaram na condução dialogaram e refletiram junto aos 60 participantes da plenária de vários municípios da região (São José do Rio Preo, Novo Horizonte, Penápolis, Guaiçara, entre outros).
Participou também o superintendente federal do MDA no estado de São Paulo, Sr. Élvio Motta que motivou as fala dos presentes, assim como, os representantes do Banco do Brasil, ITESP, Apoio Rural (ATER), junto a agricultores/as familiares do MST, CPT, Conab, COOPLENOR, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Promissão.
Fomento, crédito, sucessão rural, organização dos produtores/as e agricultores/as rurais, política territorial, história da luta pela reforma agrária, extensão tecnológica foram assuntos abordados nesta “escutatória pública” das dificuldades do acesso a recursos e às informações sobre os trâmites e encaminhamentos sobre finanças, regularização de cadastro de produtor/a rural e direito de propriedade.
A iniciativa governamental de reestruturação das instâncias do ministério pelo governo federal desde 2023 foi saudada pelos presentes, assim como a retomada da política de territórios no âmbito nacional, em particular no estado de São Paulo, igualmente foi objeto das discussões que transcorreram em um clima democrático, de entendimentos, reivindicações e postura comprometida com o bem comum e à qualidade de vida que tem na produção de alimentos pela agricultura familiar, como hortifrutis e leite por exemplo, um de seus pilares.
O Território de Cidadania (Território de Desenvolvimento Sustentável) Central da Noroeste Paulista reune 35 municípios e uma população de mil habitantes, sendo 50 mil pessoas a população rural, tendo 12.507 pessoas ocupadas na agricultura familiar, segundo dados do Sistema de Informações Territoriais (SIT), do Ministério de Desenvolvimento Agrário de Agricultura Familiar (MDA).
Acesso ao SIT: https://territoriosdobrasil.mda.gov.br/
Redes Sociais