Coordenação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
- Qual a finalidade do NAPNE?
O NAPNE tem por finalidade desenvolver ações, programas, projetos que contribuam para a promoção da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais específicas, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência e êxito, e na sua qualidade de vida com ética, respeito, cidadania e social.
- Qual os objetivos do NAPNE?
O NAPNE tem como objetivos:
I - Contribuir para criação de espaços que viabilizem a discussão para a implementação da cultura da educação para a convivência, para o respeito à diversidade, para a promoção da acessibilidade arquitetônica, bem como para a eliminação das barreiras educacionais e atitudinais, incluindo socialmente a todos por meio da educação;
II - Prestar apoio educacional aos estudantes;
III - Difundir e programar as diretrizes de inclusão dos estudantes;
IV - Envolver os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar no sentido de estabelecer políticas e diretrizes para inclusão no IFSP enquanto um compromisso coletivo (de todos);
V - Instigar a prática democrática e as ações inclusivas para os estudantes.
- Então, quem são as pessoas atendidas pelo NAPNE?
São os estudantes com deficiência (visual, auditiva, física, intelectual, múltipla), transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação.
DEFICIÊNCIA: Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos permanentes, de longo prazo, temporários ou intermitentes de natureza física, intelectual/cognitiva ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem impedir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. (Decretos nº 186/08 e nº 6.949/09)*
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Transtorno do Espectro Autista é definido como deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social e falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento. (Lei nº 12.764/12)*
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO Estudantes com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. (Fonte: site do MEC)*
- O que é inclusão?
INCLUSÃO é a garantia de acessibilidade, de acolhimento e de permanência dos estudantes na instituição de ensino, respeitando as diferenças de cada um. É com essa compreensão que a Coordenadoria Napne busca promover a educação inclusiva nos câmpus do Instituto.
- E quando eu devo procurar o NAPNE?
Imprescindivelmente logo depois de efetivada a matrícula. Mas se você ainda não fez isso, faça já.
- Afinal, quem eu devo procurar no câmpus?
Você pode procurar a coordenadora Michele Oliviera da Silva, no bloco E, na sala 114 ou enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O NAPNE é composto pelos seguintes membros de acordo com a PORTARIA Nº BRI.0032/2022, DE 26 DE ABRIL DE 2022:
MICHELE OLIVEIRA DA SILVA - COORDENADORA
MAIRA PINCERATO ANDÓZIA - SECRETÁRIA
ADELINE MARIA BORGES BRANCO GOMES
ADRIANO DE SOUZA MARQUES
ANDERSON GUSTAVO LAHR
CAIO CÉSAR PINTO SANTANA
CARMEN IZAURA MOLINA CORREA
DANIELA GALERA CASTILHO
FLÁVIA CAMPELLO
JOÃO PAULO CRIVELLARO DE MENEZES
JEISON JOCIMAR ZAURIZIO DE SOUZA
MARILEIDE ANDRADE DE JESUS ROCHA
PAULA ZITKO ALVES RAMOS
ROBERTO RILLO BISCARO
TATIANE APARECIDA DA SILVA
VALTEMIR DE ALENCAR E SILVA
Acesse o site exclusivo do NAPNE de Birigui: http://napne.bri.ifsp.edu.br/
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