Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Informativos > Prefeitura de Birigui anuncia apoio na busca do registro de Indicação Geográfica (IG)
Início do conteúdo da página

Prefeitura de Birigui anuncia apoio na busca do registro de Indicação Geográfica (IG)

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 12h52 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 12h52 | Acessos: 1540

A Prefeitura de Birigui anunciou nesta sexta-feira, dia 31 de maio, que irá apoiar o Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) na busca do registro de Indicação Geográfica (IG) dos calçados Infantis fabricados na cidade, já reconhecida como a Capital Nacional do Calçado Infantil.

Em reunião realizada no Paço Municipal, o prefeito Cristiano Salmeirão e o gestor do Núcleo de Gestão Estratégica da Prefeitura de Birigui, Carlos Farias, receberam o presidente do Sinbi, Samir Nakad, o vice-presidente do Sinbi, Renato Ramires (e demais membros do sindicado) e a Professora Doutora Andréia Alcântara Cerizza, do IFSP Câmpus Birigui.

Andréia é a coordenadora do Projeto Calçados de Birigui, que visa a obtenção de registro de IG. Ela fez uma apresentação do projeto aos representantes da Prefeitura Municipal.

O Sinbi representa o Arranjo Produtivo Local (APL) e conta com respaldo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Birigui, que orienta sobre a construção do documento e regulamento para conseguir a IG.

Segundo explicaram Sinbi e Instituto Federal, a Indicação Geográfica valoriza a procedência do produto e tem potencial para aumentar o seu valor agregado, preservar suas particularidades, estimular os investimentos na localidade, fortalecer o vínculo de confiança com o consumidor, alcançar maior competitividade no mercado nacional e internacional, promover o turismo da região e a interação entre os agentes.

“A IG é usada como sinal distintivo de origem ou procedência de produtos ou serviços. Essa indicação valoriza a história, a cultura, e todo o trabalho desenvolvido pelas pessoas no APL, nos seus 60 anos de existência”, disse a professora, lembrando que algumas indicações famosas são o presunto de Parma, o queijo Roquefort e o vinho do Porto.

“A IG leva o nome da cidade de Birigui, promovendo um maior reconhecimento do APL do calçado, impulsionando o aumento nas vendas e nos empregos gerados pela indústria e em outros setores econômicos em escala local”, disse o presidente do Sinbi, Samir Nakad.

O prefeito Cristiano Salmeirão agradeceu a apresentação e disse que o projeto é muito importante para Birigui. Ele disse que administração irá apoiar a iniciativa.

“A Prefeitura de Birigui irá ajudar nas ações necessárias para a obtenção da IG. Parabéns ao Sinbi e parabéns ao Instituto Federal. Nosso Núcleo de Gestão Estratégica da Prefeitura de Birigui e nossa Secretaria de Desenvolvimento estão de portas abertas para somar”, disse o prefeito municipal.

 

Fonte: Prefeitura de Birigui. Assessoria de Imprensa. Texto e fotos: Tiago Lotto

Disponível em http://www.birigui.sp.gov.br/birigui/noticias/noticias_detalhes.php?id_noticia=6502.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página