Página inicial > O que é? > Informativos > I SEFISMAT tem ínicio com palestras, minicursos e mostra de experimentos.

I SEFISMAT tem ínicio com palestras, minicursos e mostra de experimentos.

Publicado: Terça, 17 de Mai de 2016, 17h39 | Última atualização em Terça, 17 de Mai de 2016, 17h41 | Acessos: 1875
imagem sem descrição.

Teve início, na noite de ontem, dia 15 de maio, a I SEFISMAT – Semana da Física e da Matemática do IFSP – Câmpus Birigui. A SEFISMAT é um evento científico promovido pelo Centro Acadêmico Pierre de Fermat em parceria com os cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática do IFSP - Câmpus Birigui, que visa a reunir palestrantes, professores, pesquisadores e alunos, objetivando realizar reflexões sobre o papel dos profissionais que atuam no ensino e na pesquisa, nas áreas de Física e Matemática.

Na Noite de abertura, o Prof. Dr. Paulo Noronha Lisboa Filho, Professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP – de Bauru, proferiu a palestra “Nanobiomateriais”. Na sequência, houve a Inauguração do Laboratório Didático de Física e o lançamento de um jogo educativo para a Educação em Astronomia.

Os presentes também puderam conferir a Mostra de experimentos no LIFENANO – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores em Nanociência e Nanotecnologia do IFSP – Câmpus Birigui.

Além disso, tiveram início os minicursos “Uma Introdução aos Sistemas Dinâmicos”, “Reconhecimento do céu: teoria e prática”, “Introdução ao LyX”, “Introdução à Mecânica Lagrangeana”.

Para o Prof. Dr. Régis Leandro Braguim Stábile, coordenador do Curso de Matemática e membro da Comissão Organizadora do evento, a SEFISMAT é uma oportunidade de alunos e professores entrarem em contato com pesquisas atuais na área das Ciências Exatas, além de constituir-se em estímulo para novos trabalhos acadêmicos. “Eventos dessa natureza possibilitam, dentre outras coisas, o contato mais direto do aluno com a divulgação científica. Esse formato permite a socialização das pesquisas e extensões que vêm sendo desenvolvidas nos cursos de licenciatura do IFSP – Câmpus Birigui e amplia a integração entre os cursos”, explicou.

Segundo o Prof. Me. Allan Victor Ribeiro, coordenador do Curso de Física e também membro da Comissão Organizadora, a união dos dois cursos de Licenciatura do IFSP – Câmpus Birigui fortalece as pesquisas aplicadas ao ensino e, consequentemente, a formação inicial ou continuada de professores. “A programação da Semana contempla temas muito interessantes da ciência contemporânea, articulando, perfeitamente, o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou.

A I SEFISMAT vai até o dia 19 de maio e conta com diversos minicursos, palestras e mostra de trabalhos nas áreas de Física, Matemática e Educação. A programação completa pode ser conferida no endereço: http://bri.ifsp.edu.br/sefismat/ .

Além da organização do Centro Acadêmico Pierre de Fernat, o evento conta com o apoio do IFSP – Câmpus Birigui, Produtos Vencetex, PRP – Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Extensão e do Projeto Life Nano.

10.jpg 11.jpg 12.jpg 15.jpg 16.jpg 2.jpg 3.jpg 4.jpg 5.jpg 6.jpg 8.jpg 9.jpg