Página inicial > O que é? > Informativos > ARANDU FESTIVAL INDÍGENA 2023 - 4ª edição

ARANDU FESTIVAL INDÍGENA 2023 - 4ª edição

Publicado: Terça, 30 de Mai de 2023, 12h59 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2023, 12h59 | Acessos: 489

Com o tema “O FUTURO É INDÍGENA: nossa esperança é nossa ancestralidade 15 de abril de 2023 aconteceu nas dependências do Instituto Federal de São Paulo campus Birigui, 4ª edição do evento ARANDU Festival Indígena. Na ocasião, o evento foi enriquecido pelos conhecimentos apresentado pelos indígenas palestrantes Annie Martins Afonso, da etnia Ticuna, Beatriz Vera e Elemir Martins Soare da etnia Guarani Nhandewa, Budga Deroby Nhambiquara, da etnia Nhambiquara, Kelly Cristina Bone Aire, da etnia Guajajara e Marcia Kambeba da etnia Kambeba engajados na luta por uma sociedade mais inclusiva e antirracista por meio do desenvolvimento de conhecimentos sobre os povos indígenas.

O futuro é indígena: nossa esperança é nossa ancestralidade nos remete a necessidade de que todos aprendam a valorizar, respeitar e colaborar na luta pela preservação das tradições indígenas e sua forma de viver e conviver com a natureza. Afinal, temos muito a aprender com os povos originários do Brasil. Assim como afirma o indígena Ailton Krenak (2022), a gente só existe porque a Terra nos deixa viver, pois é quem nos dá a vida, por isso se chama Mãe Terra.

O ARANDU trouxe conhecimentos sobre a história e cultura indígena por meio das palestras, da exposição artística indígena realizada por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSP campus Birigui, da Feira de Artesanato Indígena com a comunidade da Aldeia Icatu do município de Braúna, da presença de indígenas de Araçatuba, brincadeiras indígenas e da canção indígena de Márcia Kambeba.

A população de Birigui e região estiveram presentes, assim como os servidores do campus Birigui, docentes, administrativos, estudantes e seus familiares. O evento também contou com a presença de autoridades como a dos representantes da Reitoria do IFSP Pró-Reitor de Ensino do IFSP Carlos Eduardo Procópio Pinto e da Diretora de Ações Inclusivas Isabel Correia Cruz, do Diretor Geral do IFSP campus Avaré Sebastião Cruz, dos Coordenadores do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena –NEABI IFSP Cristiane Santana Silva, Huyrá Estevão Araujo e Tatiane Helena Borges de Salles, da Secretária de Cultura e Turismo Maria Eliza de Castilho Manfré, a Secretária de Educação de Araçatuba Silvana Souza e Souza, do Vereador de Birigui Vagner Mastelaro, do Coordenador de Comunicação da Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste –ARPIN Sudeste Samuel Nhandewa e do Coordenador da Associação Indigenista de Araçatuba e Região Ricardo Godoi.

A Comissão ETNO Birigui e a Direção Geral do IFSP campus Birigui agradecem pela presença enriquecedora de todos e os aguardamos no ARANDU 2024!

Siga-nos pelo www.facebook.com/ETNOBirigui e Instagram @etnobirigui