Página inicial > O que é? > Informativos > Docentes e alunos do Curso de Licenciatura em Física expõem trabalhos no SInTE

Docentes e alunos do Curso de Licenciatura em Física expõem trabalhos no SInTE

Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2016, 08h22 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2016, 08h29 | Acessos: 1439
imagem sem descrição.

O Prof. Ms. Allan Victor Ribeiro, professor e coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP – Câmpus Birigui, o Prof. Ms. Igor Lebedenco Kitagawa e os alunos Dante Ghirardello, Felipe Alexandre Souza e Matheus Borges Tereza apresentaram, no II Simpósio Interdisciplinar de Tecnologias e Educação (SInTE) do IFSP Câmpus – Boituva, os resultados de suas pesquisas voltadas à Tecnologia Educacional e uso das TICs no ensino de Física.

O evento, realizado de 1º a 03 de junho, recebeu trabalhos em formato de artigos completos, resumos, pôsteres e trabalhos de conclusão de curso, proporcionando um ambiente interdisciplinar para discussão e apresentação de pesquisas concluídas e em andamento nas mais diversas áreas.

Para o Prof. Allan Victor Ribeiro, "a participação no SInTE soma-se aos esforços de se estabelecer e consolidar, no curso de Licenciatura em Física, uma cultura acadêmica, incentivando os docentes e discentes a se envolverem em projetos voltados à pesquisa, ensino e extensão". O professor ainda destaca que "a proposta de inserir os estudantes em ambientes voltados ao debate acadêmico propicia reflexos diretos no caráter formativo dos alunos. Nesse sentido, a participação em eventos acadêmicos fortalece a proposta de formar educadores capacitados à aplicação de novas metodologias de ensino e que possuam uma visão interdisciplinar do ensino de Física e das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade", contou.

Segundo o professor Igor Lebedenco Kitagawa, "participar do Sinte e poder proporcionar a um futuro professor sua participação é de grande relevância para a carreira docente, visto que urge a necessidade de uma otimização nas metodologias de ensino, e as TICs atuam nesse sentido”. Acrescentou: “É importante compartilhar nossas experiências com docentes e discentes do IFSP para o fortalecimento da educação".

De autoria de Allan Victor Ribeiro, Matheus Borges Tereza, Felipe Alexandre Souza, Moacir Pereira de Souza Filho, foi apresentado o trabalho “Modelagem e simulação computacional e as potencialidades da realidade virtual associadas ao ensino da nanociência e nanotecnologia”.

Já Igor Lebedenco Kitagawa e Dante Ghirardello apresentaram o trabalho “Elaboração de Material Didático-Tecnológico por meio de um programa computacional editor de apresentações: uma ferramenta para a Alfabetização Científica no Ensino de Física”.

O evento contou com a participação de representantes de diversos câmpi do IFSP. Ainda de acordo com os participantes, as pesquisas apresentadas foram muito bem aceitas pela comunidade presente e, com a interação, surgiram novas possibilidades de colaboração e intercâmbio de ações referentes às pesquisas desenvolvidas no curso de Licenciatura em Física do IFSP - Câmpus Birigui.

Foto-SInTE-2.jpg Foto-SInTE-3.jpg Foto-SInTE-4.jpg Foto-SInTE-5.jpg Foto-SInTE-6.jpg Foto-SInTE-7.jpg Foto-SInTE-8.jpg