Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Informativos > Docente do Campus Birigui participa de Conferência Livre em CT&I na Escola Politécnica da USP
Início do conteúdo da página

Docente do Campus Birigui participa de Conferência Livre em CT&I na Escola Politécnica da USP

Publicado: Quinta, 02 de Mai de 2024, 13h02 | Última atualização em Quinta, 02 de Mai de 2024, 13h02 | Acessos: 247

Na sexta dia 19 de abril, em auditório das instalações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), transcorreu a Conferência Livre Ciências & Tecnologia e Meios Digitais como etapa da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) – Para Um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido, que ocorrerá em Brasília entre 4 e 6 de junho.

Nesta oportunidade o docente do Campus Birigui, o Prof. Dr. Wilson Roberto Batista, compôs o Painel de alinhamento: Visão do Governo, dos Professores e dos Representantes de Empresas. O docente defendeu o tema “Educação Científica e Midiática: Despertar Vocacional e Democracia”.

Em sua exposição, o docente procurou assinalar três aspectos/pontos que considerou importantes no contexto da Conferência e do papel das instituições de CT&I, como no caso do IFSP, a saber:

  • A escola como território da ciência, da inclusão e da democracia;
  • O despertar vocacional em ciências e a articulação entre Academia e Mundo do Trabalho;
  • A educação científica como política de estado/currículo escolar – política estratégica.

Intelectuais, pesquisadores/as e especialistas oriundos da Academia, vinculados a instituições de ensino e pesquisa do País, de norte a sul (UFPE, UFRN, UFSM, UFRGS, UFSCar, UFF, UFRJ, IFRJ, USP, entre outras), assim como, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Finep (gestora de recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e de empresas como Itaú, Bradesco e Porto Seguro e outros, puderam debater, analisar e refletir sobre os rumos nacionais com relação ao futuro do País em se tratando do complexo ciência, tecnologia e sociedade (CTS).

Os outros painéis apresentados além do que teve como participante o Prof. Dr. Wilson Batista, trouxeram como temáticas: Ciência e Tratamento de Dados/Inteligência Artificial, Protocolos de Comunicação/Estratégias de Automação e Digitalização de jornadas e, ainda, foi discutido sobre Sistema de Comunicação em Nuvem e Arquiteturas Avançadas Segurança e Prevenção à Fraude.

O Centro Latino Americano Para Inovação, Excelência e Qualidade (CLAEQ), organizador do evento, teve seu presidente Eng. Nelson Carneiro, como participante da da mesa de abertura e destacou a relevância de uma comunicação qualificada no atual contexto da sociedade digital.

Por fim, o convite aos presentes para conhecer o Campus Birigui do IFSP e o trabalho desenvolvido pelos/as servidores/as de inúmeras áreas, foi feito em nome da direção. Enfatizamos que dos assuntos discutidos e que circularam nas quatro mesas/painéis apresentados, percebeu-se uma sintonia com a tônica da pesquisa e desenvolvimento no Campus. Contudo destaco a demanda por maior interdisciplinaridade quanto aos projetos em formulação, bem como, a adoção do trabalho colaborativo como princípio.

foto11.jpg foto22.jpg foto33.jpg foto_1.jpg foto2.jpg

registrado em:
Fim do conteúdo da página