Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Informativos > Licenciatura em Matemática recebe a Professora Kenia Gallo Especialista em Currículo (PEC)
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Matemática recebe a Professora Kenia Gallo Especialista em Currículo (PEC)

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2024, 11h27 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2024, 11h51 | Acessos: 198

Como você está se organizando para planejar as suas aulas?

Esse foi o ponto de partida do bate-papo com a professora Kenia,  Professora  Especialista em  Currículo (PEC), que aconteceu no dia 13/10. Com cinco anos de experiência na Diretoria de Ensino, Kenia trouxe aos alunos de licenciatura em Matemática do IFSP – Câmpus Birigui, dos 6º e 8º semestres, uma discussão rica sobre os fundamentos e práticas pedagógicas do currículo de Matemática, com foco nos materiais digitais e nos novos desafios trazidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Kenia compartilhou o percurso até a criação dos materiais digitais, destacando que a organização e  planejamento são fundamentais para garantir um ensino eficaz. Ela enfatizou a importância de seguir um caminho claro e bem estruturado, com início, desenvolvimento, avaliação e conclusão. Embora tenha reconhecido os benefícios da padronização dos conteúdos, Kenia apontou que ainda há muito a ser melhorado na aplicação prática desses materiais.

Outro ponto abordado foi a aprendizagem em espiral, uma característica do currículo paulista que permite aos alunos revisitar e aprofundar os temas de forma contínua. Além disso, Kenia discutiu a importância das competências socioemocionais, ressaltando que um dos grandes desafios atuais é ensinar os alunos a organizar sua rotina de estudos. O currículo foi pensado para contemplar 17 competências socioemocionais, ajustadas para cada faixa etária.

Kenia também destacou o conceito de letramento matemático, que envolve a capacidade dos alunos de representar, raciocinar e argumentar criticamente, conectando o conhecimento matemático ao seu contexto de vida. Ela citou diversas estratégias metodológicas que podem tornar os alunos mais participativos no processo de aprendizagem, além de mencionar que, no 4º bimestre de 2024, o material será atualizado com aulas 100% práticas e novas dicas de gestão de sala de aula, baseadas nas técnicas de Doug Lemov e Barak Rosenshine, como "vire e converse" e "pause e responda". 

Após a apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e compartilhar experiências vividas nas salas de aula das escolas públicas. A discussão trouxe à tona os desafios práticos enfrentados no cotidiano escolar, complementando as reflexões teóricas apresentadas por Kenia.

Ao longo do bate-papo, ficou claro que o material digital foi apresentado como um recurso valioso para apoiar os professores, mas não como uma solução definitiva. Ele deve ser visto como uma ferramenta facilitadora, ajudando a organizar as aulas e a padronizar o conteúdo, mas sem deixar de lado o papel crucial do educador no processo de ensino reforça a coordenadora da Licenciatura em Matemática Profa Dra Zionice Garbelini Martos Rodrigues. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página