25/04 Aldeia Icatu, NEABI e IF fazem evento no mês indígena
No dia 25/04/2017, o Campus Birigui receberá apresentação de dança, exposição e venda de artesanatos, roda de conversa, pintura corporal e outras atividades indígenas. Teremos dois momentos principais que se repetirão: um na parte da tarde, perto das 16h, e outro na parte da noite, perto das 19h30, possibilitando o contato tanto dos alunos do horário vespertino quanto os do noturno.
O evento será aberto para a comunidade e pede-se como entrada 1kg de alimento que será doado aos membros da aldeia Icatu (Braúna – SP). Tudo isso surgiu da ideia de se movimentar o campus no sentido da causa indígena. No dia 04/04/2017, a aldeia Indígena Icatu, de Braúna –SP, foi visitada pelos servidores Renato Felix Lanza e Genivaldo de Souza Santos. Nesse dia, conversou-se sobre as possibilidades de trocas culturais e aproveitou-se para divulgar o campus Birigui do IFSP e seus cursos. No dia 07/04/2017 recebemos a visita do cacique Ronaldo e de Ranufo, outra liderança. Segundo Ronaldo, a aldeia possui em torno de 50 famílias (por volta de 170 pessoas) que fazem parte das etnia Kaingang e Terena.
Esse evento também se insere no quadro de atividades propostas pelo NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), grupo formado por servidores do IFSP (de todo o estado de São Paulo) que aborda a temática e que em Birigui é representado pelos servidores Renato Felix Lanza (Técnico em Assuntos Educacionais) e Rubens Arantes Correa (Professor de História). Também fazem parte da proposta outros servidores que se empenham na causa.
Aproveitamos o momento e divulgamos a comemoração do dia do índio (19 de abril) que será realizada pela aldeia Icatu e convidamos a comunidade a conhecer mais sobre os povos originários do Brasil.
Em um momento extremamente grave da política brasileira, onde os direitos e conquistas indígenas estão seriamente ameaçados por inumeráveis motivos, vemos com grande pesar as reiteradas falas de políticos, inclusive deputados federais, acerca dos povos indígenas. Vemos os conflitos e tragédias que ocorrem no Mato Grosso do Sul, vemos lideranças surgirem para deturpar a cultura indígena e o pior, vemos muitas pessoas tomando partido negativamente...
Para não deixar se levar por falsas ideias preconceituosas, venha prestigiar e tentar compreender a luta indígena para preservação de uma cultura legitimamente nacional.
Redes Sociais