Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Informativos > Lançamento do livro Práticas de formação em contextos de colaboração com professores que ensinam Matemática
Início do conteúdo da página

Lançamento do livro Práticas de formação em contextos de colaboração com professores que ensinam Matemática

Publicado: Terça, 02 de Mai de 2017, 07h58 | Última atualização em Terça, 02 de Mai de 2017, 08h01 | Acessos: 855
imagem sem descrição.

Aconteceu nesta quinta –feira o lançamento do livro Práticas de formação em contextos de colaboração na Biblioteca Municipal de Birigui. O livro traz em parceria, com demais colegas da comunidade brasileira, de Educação Matemática, o exercício de ousar um redesenho da produção acadêmica com o livro “Práticas de formação em contextos de colaboração com professores que ensinam Matemática”., organizado pela Profa Dra Zionice Garbelini Martos (IFSP- Birigui/SP) e Prof. Dr. Klinger Teodoro Ciriaco (UFMS-Naviraí/MT ).
Nessa obra serão apresentados trabalhos investigativos que procuram, em seus objetivos e ações compartilhadas, medidas de superação dos estigmas e estereótipos predeterminados pela cultura profissional docente e de formação inicial/contínua do professorado brasileiro em relação à Matemática, especificamente, é a grande contribuição dos estudos reunidos neste livro.
Acreditamos, enquanto professores-pesquisadores, atuantes em cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática, que podemos caminhar e avançar, de forma mais efetiva e abrangente, nas discussões acadêmicas sobre o potencial formativo das práticas colaborativas com professores em exercício profissional se o fizermos coletivamente, questão esta que estrutura-se como sendo a base/raíz central dos capítulos que serão narrados ao longo da leitura presente.
Em especial neste pré-lançamento foi apresentado a comunidade biriguiense o estudo desenvolvido por um grupo em contexto colaborativo que teve uma das ações realizada em um sexto ano do Ensino Fundamental com o uso de tecnologias para implementação de Situações de Aprendizagem do Currículo do Estado de São Paulo contemplando “Estatística: Leitura e construção de gráficos e tabelas e Média aritmética”, desenvolvido pelo Grupo de pesquisa registrado no CNPq, cujo nome é Grupo Colaborativo de Educação Matemática e Científica do IFSP-Birigui.
Os principais resultados observados permitem relatar que as ações desenvolvidas por um grupo em contexto colaborativo proporcionaram aos alunos a possibilidade de expandir seus domínios estatísticos e tecnológicos. Embora ainda existam outras ações necessárias para criar mecanismos de estímulos com a intenção de aliar a tecnologia e o ensino da Matemática, este primeiro passo nos encorajou para novos projetos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página