Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Processos Seletivos - Técnicos e Integrado > Informativos > Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas ,divulga Ações Realizadas e Previstas
Início do conteúdo da página

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas ,divulga Ações Realizadas e Previstas

Publicado: Terça, 10 de Mai de 2016, 09h14 | Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2016, 21h34 | Acessos: 1619
Núcleo recebe sugestão de ações
imagem sem descrição.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFSP – NEABI, que existe, oficialmente, desde agosto de 2015, possui como objetivo desenvolver atividades educativas de ensino, pesquisa e extensão ligadas às questões étnico-raciais para que o racismo e a xenofobia não fiquem à margem e sejam tratadas com a devida seriedade no âmbito do IFSP. Dessa forma, promove o cumprimento da legislação e amplia as ações inclusivas e o debate acerca da discriminação étnica em nosso país.
Com o intuito de divulgar as ações que já foram implementadas até o momento, o NEABI criou um dossiê, o qual pode ser acessado no endereço:
https://drive.google.com/file/d/0B81yGKhIihI3QmZ1Zm9LVVI5OEk/view?usp=sharing
Em síntese, já foram implementadas algumas ações, como levantamento do acervo de todos os campi sobre a temática africana, afro-brasileira e indígena, além de demais encaminhamentos para suprir possíveis faltas de recursos bibliográficos; acompanhamento de aplicação da legislação no que concerne aos concursos públicos e à reserva de vagas para alunos negros e indígenas; levantamento e análise de dados do processo seletivo e matrícula do IFSP, tendo em vista o fortalecimento das políticas de promoção da diversidade no interior da instituição; fomento ao debate sobre questões étnico-raciais; divulgação, em mídias eletrônicas, de conteúdos acerca da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, bem como conteúdos sobre o enfrentamento do racismo.
Outras várias ações já estão previstas, como a elaboração de material informativo; acompanhamento de denúncias de racismo; subsídios a questionamentos jurídicos; ouvidoria; participação nos eventos; congresso de extensão e mostra de arte e cultura; congresso de educação profissional e tecnológica; congresso de iniciação científica e workshop de inovação; semanas de diversidade nos campi; formação docente; incentivo à iniciação científica na área em questão; cursos FIC; pesquisa temática com dados do IFSP que subsidiem a política de promoção da diversidade.

O NEABI no Câmpus Birigui

O IFSP – Birigui é representado no NEABI pelo Técnico em Assuntos Educacionais Renato Felix Lanza. No ano passado, no câmpus, durante a Semana da Consciência Negra, houve algumas ações, como a
afixação de cartazes alusivos aos direitos dos afrodescendentes e indígenas e um varal com histórias, músicas, imagens e outras matérias com a temática da discriminação e, principalmente, da cultura africana e afro-brasileira.
Além disso, ainda em 2015, foi realizado um levantamento sobre as obras existentes na biblioteca do câmpus sobre a temática étnico-racial.
Para Lanza, qualquer ação, por menor que seja, que combata o preconceito e a discriminação é sempre muito bem vinda. “Não se trata apenas do cumprimento de uma legislação sobre o assunto, mas da preservação do direito de muitos brasileiros negros e indígenas, que, infelizmente, ainda têm de lutar para conquistar seu espaço na sociedade”, afirmou.
Qualquer sugestão de ação que possa ser desenvolvida pelo NEABI pode ser encaminhada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo facebook https://www.facebook.com/neabiifsp/?fref=ts, ou, ainda, diretamente ao representante local pelo telefone (018)3643-1162.

registrado em:
Fim do conteúdo da página